TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese do Sistema Reprodutor Masculino

Por:   •  8/5/2022  •  Resenha  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

O sistema reprodutor masculino é formado por dois principais órgãos externos, o pênis

e suas estruturas, e o escroto. Possuindo três funções principais, que são elas: produção de espermatozoides, produção do hormônio sexual masculino que é denominado de testosterona e a cópula, que é o ato sexual propriamente dito. É este sistema que é responsável e produz as células sexuais masculinos e o mesmo faz a introdução dos gametas no sistema reprodutor feminino, o órgão responsável por produzir estes gametas(espermatozoides) são os testículos, que são órgãos pares, de formato arredondado que ficam localizados dentro de uma bolsa, denominada de escroto, para que se exista a funcionalidade do mesmo e consiga realizar a produção destes gametas eles precisam está em uma temperatura abaixo da temperatura corporal, por isso se situam na parte externa do corpo, ou seja, além da função de regulação da temperatura ele tem também função de proteção.

Tendo em vista que na região dos testículos têm-se duas regiões mais relevantes e que

 realizam funções importantes, uma destas regiões é a dos túbulos seminíferos, os mesmos produzem espermatozoides, realizando ainda o processo de gametogênese masculina (espermatogênese), e a outra é a região entre os túbulos, que são espaços cheios de células, estás regiões são chamadas de intersticiais, que realizam a produção de testosterona, que são chamadas também de células de Leyding.

Os espermatozoides que estão sendo produzidos começam a ser destinados a região

do epidídimo, que é a localidade de armazenamento e também se realiza o alongamento do seu flagelo, que é a maturação dos mesmos, após está maturação eles estão prontos para saírem pelo canal deferente no momento exato da ejaculação. O canal deferente vem do final do epidídimo e confirma a bexiga, chegando na vesícula seminal o canal deferente muda de nome, se chamando de uretra. A vesícula seminal vai produzir carca de 60% do liquido seminal, está glândula vai liberar grandes quantidades de substâncias coagulantes e frutose (frutose é um carboidrato que pode ser convertido em glicose, que pode virar fonte de energia para os espermatozoides), ou seja, a vesícula seminal possui o liquido que vai nutrir estes espermatozoides, nutrindo no sentido de carboidratos e frutose, as substâncias coagulantes vão da viscosidade ao liquido seminal.

Neste sistema a próstata terá funções importantes, onde se tem liberação de líquido

prostático, onde uma das principais funções deste líquido é a neutralização da acidez vaginal, sendo menos viscoso, por ser menos viscoso ele permite um melhor nado, outra função importante é que ela inibe a saída do canal urinário.

Por meio da próstata a uretra vai caminhar e passar pela glândula bulbouretral, que tem funcionalidade de liberar uma pequena quantidade de liquido bactericida, lubrificando a uretra e matando possíveis bactérias que possam existir nesta localidade, tem função proteica, que pouco antes da ejaculação ela libera o liquido viscoso que vai escorrer por toda uretra, fazendo com que haja a lubrificação deste espaço e mate as bactérias.

Voltando ao órgão sexual deste sistema, o pênis, ele possui duas regiões nítidas

 e visíveis a olho nu: o corpo peniano e a porção da glande (ápice do pênis). A região da glande tem uma pele muito fina, muito sensível e abaixo dela possui milhares de ramificações nervosas, sendo uma região muito importante no ato sexual que será como um estimulo para com a ejaculação, esta região é protegida por uma pele que é denominada de prepúcio. O pênis possui o corpo cavernoso que se localizam na parte dorsal e o corpo esponjoso, que envolve a uretra e se localiza na parte ventral do pênis, estes corpos são cheios de canais que se preenchem com sangue, capilares sanguíneos, que podem se dilatar durante a relação sexual.

A regulação hormonal deste sistema se tem três estruturas que atuam diretamente,

 que são elas: hipotálamo (que faz parte do sistema nervoso central), hipófise (pertence ao sistema hormonal, também chamado de glândula mestre) e os testículos. Existem três outros hormônios além da testosterona que serão liberados, que é o GNRH (Hormônio estimulante), FSH (É o hormônio folículo estimulante) e o LH (Hormônio luteinizante).

O seu funcionamento se dá quando o hipotálamo faz a regulação do funcionamento da hipófise, através do GnRH , que vai exercer um feedback positivo, ou seja, ele produz o estimulo fazendo que dessa forma a hipófise comece a realizar o seu trabalho, onde a hipófise trabalha associando-se ao sistema reprodutor, que produzirá LH e conseguinte o FSH, onde o LH liberará um feedback positivo nas células de Leydig (células intersticiais , que ficam entre os túbulos seminíferos, onde produzem a testosterona, estimulando as células de Sertoli, que é por meio dela que se desencadeia o processo de espermatogênese).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com