TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA ATÔMICA DE THONSON

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho, ira abordar as diferentes teorias sobre a descoberta e o formato em que o átomo parece, além disse relatara brevemente como os cientistas fizeram para construí-lo e como cada teoria foi “derrubada” ou incrementada pela outra. Relatara também como é o modelo atômico atual e suas divisões de partículas.

TEORIA ATOMICA DE THONSON

O físico inglês Joseph John Thomson, realizou em 1898, um experimento físico ao qual com descargas elétricas em tubos de raios catódicos, que possuíam em seu interior gases rarefeitos. Segundo ele, o numero de cargas positivas teria que ser igual ao numero de cargas negativas, visto que a matéria possui a tendência de ficar neutra.

Depois de ter feito o teste, Thomson propôs que os elétrons estariam mergulhados em uma massa homogênea, como se o átomo fosse parecido com ameixas em um pudim. Tal comparação fez com que o modelo atômico ficasse conhe8cido como “modelo do pudim de passas”.

O modelo atômico consiste em uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nessa, gerando assim a hipótese que um átomo poderia ser estável. Seu experimento, juntamente com outras descobertas do século XIX, possibilitou a descoberta do próton e do elétron.

Contudo, segundo a clássica teoria eletromagnética, torna-se impossível existir qualquer configuração que seja estável em um sistema onde as partículas são carregadas e a interação entre elas possui caráter eletromagnético.

Além disso, o modelo possuía como outro embasamento que os modos normais de oscilações das cargas negativas teriam a mesma frequência que aquela em que se observavam associadas às raias dos espectros atômicos.

De um modo geral, o modelo criado por Thomson foi abandonado, devido principalmente aos resultados do experimento que Rutherford realizou.

[pic 1]

TEORIA ATÔMICA DE DALTON

Em 1803, o químico John Dalton, desenvolveu uma teoria a qual abordava as leias da conservação de massas e da composição definida. Essa tese ficou conhecida como Teoria Atômica de Dalton, fora baseada em diversos experimentos e apontou as seguintes conclusões:

  1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.
  2. Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.
  3. Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.
  4. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos.
  5. Quando os átomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química.

Dalton acreditava em que o átomo era uma esfera maciça, impermeável, indestrutível, homogênea, que não era divisível e possuía carga elétrica neutra. Segundo ele todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos.

Seu modelo atômico ficou conhecido como “modelo atômico da bola de bilhar”.

[pic 2]

TEORIA ATÔMICA DE RUTHERFORD

Ernest Rutherford, em 1911 bombardeou uma fina lamina de ouro com o elemento radioativo Polônio (Po) e estudou a trajetória de partículas positivas (α), notando as seguintes observações:

  1. A grande maioria das partículas α passou a lamina de ouro sem sofrer desvio de sua trajetória.
  2. Algumas partículas sofriam desvios, ou seja, havia certa repulsão das cargas positivas com uma região pequena também positiva (núcleo).
  3. Um numero muito pequeno de partículas batiam na lamina e voltavam, logo à região central é pequena e densa, tendo a composição de prótons.

Notando isso, Rutherford concluiu que a lamina de ouro seria composta por átomos formados com um núcleo muito pequeno carregado positivamente e muito denso, delimitado por uma região relativamente grande onde ficariam os elétrons.

Surge ainda nesse contexto a ideologia de que os elétrons estariam em movimentos circulares em torno do núcleo, uma vez que se ficassem parados, se chocariam com o núcleo que possui carga positiva.

[pic 3]

TEORIA ATÔMICA RUTHERFORD-BOHR

Em 1913, o cientista Niels Bohr propôs um modelo que era baseado no modelo ao qual Rutherford havia proposto, ele apenas aprimorou e com isso passou a ser reconhecido como modelo atômico de Rutherford-Bohr.

Segundo Niels, os átomos negativos pertencem somente em determinadas orbitas que possuem estados de energia fixos constantes, pois eles emitem e recebem o que o cientista Max Planck chamou de quanta, ou seja, pacotes moderados de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (134.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com