TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tipagem Sanguínea

Por:   •  26/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

        SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Técnico em Biotecnologia

Andressa Idelfonso, Guilherme de Medeiros, Leidiane Mayara Marques.

Disciplina: Imunologia

Professora: Laíse Sala

Relatório

“Tipagem sanguínea”

[pic 1]

Introdução

     Saber o tipo sanguíneo é fundamental para quando você precisa de sangue ou quer fazer uma boa ação ajudando o próximo. No presente trabalho será abordado como proceder em um teste de tipagem sanguínea utilizando-se de uma reação denominada aglutinação. Saber se o sangue analisado é positivo ou negativo também é de suma importância, o mesmo é por causa do fator Rh que também será comentado.

     O sangue é um tecido conjuntivo especializado que contém várias substâncias importantes para o organismo, como proteínas por exemplo. Ele é dividido em partes, sendo-as: a humoral, parte liquida que é constituída por plasma, proteínas de coagulação, sais e compostos orgânicos. E a figurada composta por diversos tipos de células, como por exemplo, as hemácias, plaquetas e glóbulos brancos. Sua principal função é de transportar células, moléculas e gases como o O2 e CO2.

     As hemácias, glóbulos vermelhos ou até mesmo eritrócitos como denominadas, são células presentes no sangue cuja função é carregar oxigênio para todo o organismo devido uma proteína chamada hemoglobina que contém ferro em sua composição, assim fixando o oxigênio. As plaquetas são fragmentos de células, sua função é a coagulação sanguínea e reconstitui as paredes lesados dos vasos sanguíneos. Os glóbulos brancos ou leucócitos são células que nos defendem de agentes estranhos ao organismo, como vírus, bactérias e substâncias tóxicas, há glóbulos brancos de vários tipos que se diferem em forma, tamanho e função:

  • Leucócitos Mononucleares; são os linfócitos – T e B – e os monócitos, o primeiro é responsável pela produção de células T e anticorpos que operam reconhecendo, neutralizando e fagocitando microrganismo patogênicos. Os macrófagos quando estão na corrente sanguínea são chamados de monócitos que tem a função de reconhecer e fagocitar microrganismos.
  • Leucócitos Polimorfonucleares; são os basófilos – não circulam pelo sangue e são encontrados no fígado, baço, tonsilas palatinas e linfonodos, estão envolvidos em reações alérgicas e inflamações –, neutrófilos são os primeiros a chegar no local da infecção atravessando as paredes dos capilares e destruindo os microrganismos através da fagocitose, eosinófilos estão envolvidos com reações alérgicas e doenças provocadas por vermes e protozoários parasitas.  

     O plasma, parte líquida do sangue contém proteínas plasmáticas, como as albuminas e globulinas e proteínas que participam da coagulação sanguínea, como a protombina e fibrinogênio. A formação do coágulo de fibrina envolve interações entre enzimas que clivam proteínas resultando em trombina que por proteólise converte o fibrinogênio (JUNQUEIRA L . C; CARNEIRO 2004).

      O sistema sanguíneo de grupo ABO – A,B,AB,O –, foi descoberto no início do século XX por Karl Landsteiner. Os epitopos do sistema ABO são proteínas encontradas na superfície das hemácias, essas proteínas são sintetizadas pelos genes do lócus ABO que está localizado no braço longo do cromossomo 9. Esse sistema também é caracterizado pela ausência ou presença de antígenos nas superfícies das hemácias e anticorpos no plasma. Outro sistema importante é o do RH – POSITIVO ou NEGATIVO –, que se caracteriza pela presença ou ausência do antígeno D na superfície das hemácias.

     Esses sistemas são de suma importância nas transfusões sanguíneas, pois sabendo a compatibilidade (tipo e rh), é possível saber quem pode receber e quem pode doar o sangue. A aglutinação é uma consequência de incompatibilidade sanguínea, sendo uma reação entre antígeno-anticorpo, é caracterizada pela união das hemácias formando um aglomerado visível a olho nu em um teste de tipagem sanguínea (BATISSOCO, NOVARETTI, 2003).

Procedimentos

     Primeiramente deve-se tomar os devidos cuidados quando for trabalhar com sangue, pois se ele penetrar em nós e ser diferente vai ocorrer a reação de aglutinação e não queremos isso. Foi feito a antissepsia para garantir a descontaminação da bancada utilizando álcool 70% e hipoclorito de sódio.

     Em nossa bancada foi feito o teste com três pessoas, cada uma delas teve que passar pelos seguintes procedimentos: uma assepsia com álcool 70% na polpa do dedo, prender com uma luva para concentrar o sangue e foi introduzida levemente uma lanceta até sair gotas de sangue para ser colocadas em uma lâmina de vidro (atenção: em momento algum foi utilizada a mesma lâmina ou lanceta para pessoas diferentes), foram adicionadas 3 gotas em cada lâmina, claro uma afastada da outra para que funcione.

     No primeiro poço de sangue foi introduzida uma gota de soro anti-A (azul), no segundo uma gota de soro anti-B (amarelo) e no terceiro uma gota de soro anti-Rh (incolor), este é o ponto principal do teste onde teremos a reação ou não de aglutinação, que possibilitará a análise para determinar os tipos sanguíneos presentes.

     A reação de aglutinação é uma interação entre antígenos (presentes na superfície da hemácia) e anticorpos que irão se ligar a esses antígenos. Esse tipo de antígeno que temos naturalmente em nossos glóbulos vermelhos não nos prejudicam e obviamente não são capazes de se unir com os anticorpos que temos, tudo depende do tipo sanguíneo.

     Misturamos o soro juntamente com o sangue utilizando um palito de madeira diferente para cada poço, a amostra foi analisada, e com isso anotado os resultados do teste.  

Resultado

Tabela 1: Resultados obtidos através da tipagem sanguínea “in vitro”.

Alunos

Tipo Sanguíneo

Fator Rh

Amostra 1

O

+

Amostra 2

O

+

Amostra 3

A

+

Amostra 4

A

+

Amostra 5

A

+

Amostra 6

B

+

     Nas amostras 1 e 2, apresenta-se a reação de aglutinação no Fator Rh e não reage às aglutininas A e B, sendo, portanto, o tipo sanguíneo O+.

[pic 2]

     Já nas amostras 3,4 e 5, há a presença do aglutinógeno A e da aglutinina B, portanto, ocorre a aglutinação após a aplicação do soro anti-A e do Fator Rh, indicando o tipo sanguíneo A+.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (354.8 Kb)   docx (123.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com