TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIGILÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  4/3/2020  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA

VIGILÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA

GRAZIELE SILVA TACANA

ATIVIDADE 5 Síntese do Documentário: História das coisas

A história das coisas é um documentário que aborda sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto agressivo que esse padrão de consumo acaba exercendo sobre o meio ambiente. Mostra as causas e consequências desde o processo da extração da matéria, confecção do produto venda e como age o campo publicitário. Falsa ideia de necessidade, até o momento em que o produto comprado torna-se resíduo e é destinado aos aterros de lixo ou incineradores.

Além da geração de resíduos em larga escala, o documentário cita também o mal que alguns compostos tóxicos empregados ou liberados na confecção ou incineração do produto causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral uma vez que além da poluição atmosférica, do solo ou hídrica, eleva-se também o número de doenças como câncer.

Ainda em relação à degradação ambiental, atenta-se quanto à disponibilidade de matéria prima na natureza.  Ainda que   encontrada com bastante frequência em grandes quantidades, a maneira como ela é empregada reflete o pensamento consumista que não leva em conta a saúde humana, nem a ambiental, mas sempre prioriza a produção, e consequentemente o interesse industrial. Como exemplo de consequência desta exploração irresponsável acerca das condições climáticas e ambientais, pode ser citada a possibilidade de um   recurso antes abundante, se tornar escasso em um curto prazo de tempo em função desta política de produção, que além de gerar produtos de curta duração e uso limitado estimula a aquisição constante de produtos mais desenvolvidos para a satisfação do desejo do consumidor.

Não podemos naturalizar o que está acontecendo com o meio ambiente, muito menos o que a sua degradação nos dias de hoje traz para o aumento de diversas doenças. Em compensação a saúde ambiental a cada dia, vem ganhando mais importância se tornando valorizado pelas ferramentas que ela proporciona e traz consigo benefícios a população. Por ter o conhecimento dos problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar do indivíduo, criou-se um conjunto de ações interligadas e de responsabilidade da Vigilância em Saúde.

 Vigilância Ambiental em saúde trabalha com a exposição a riscos ambientais, como a poluição da água e do solo por uma indústria. Em todos os casos, existe a preocupação de que possa acontecer um fato inesperado. Por isto, as ações devem ser preventivas, eliminando ou reduzindo os riscos.
Parte dos fatores que podem trazer riscos de agravo à saúde individual ou coletiva podem ser controlados pelo Estado. Os riscos devem ser avaliados, e a decisão tomada deve integrar aspectos sociais, políticos e econômicos

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com