TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visita Domiciliar É Um Conjunto De Ações De Saúde Voltadas Para O Atendimento

Por:   •  11/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

DEFINIÇÃO

A visita domiciliar é um conjunto de ações de saúde voltadas para o atendimento, seja ele ASSISTENCIAL ou EDUCATIVO.

A visita domiciliar é considerada a atividade externa à unidade de saúde mais desenvolvida pelas equipes de saúde. Ela se caracteriza por utilizar uma tecnologia leve, permitindo o cuidado à saúde de forma mais humana, acolhedora, estabelecendo laços de confiança entre os profissionais e os usuários, a família e a comunidade, ampliando o acesso da população às ações da Saúde em um dos pontos de sua rede de atenção: o domicílio, a unidade residencial de determinada família.

FINALIDADE

A visita domiciliar pode ter várias finalidades dependendo do contexto em que é realizada. Aqui estão algumas das principais finalidades de visitas domiciliares:

Avaliação de saúde: Profissionais de saúde, como enfermeiros e médicos, podem fazer visitas domiciliares para avaliar a saúde de um paciente em seu ambiente doméstico, a fim de fornecer tratamento ou monitoramento contínuo.

Assistência social: Trabalhadores sociais frequentemente realizam visitas domiciliares para avaliar as necessidades de indivíduos ou famílias, oferecer suporte social, encaminhar para recursos relevantes e fornecer aconselhamento ou intervenção em situações de crise.

Educação: Professores ou educadores podem fazer visitas domiciliares para entender melhor o ambiente e as condições de vida dos alunos, bem como para envolver os pais na educação de seus filhos.

Avaliação de segurança: Autoridades de segurança pública, como policiais ou bombeiros, podem realizar visitas domiciliares para avaliar possíveis riscos ou garantir a conformidade com regulamentos de segurança.

Pesquisa: Pesquisadores podem fazer visitas domiciliares para coletar dados sobre determinadas populações ou para realizar estudos específicos sobre diferentes aspectos da vida familiar e comunitária.

Acompanhamento e monitoramento: Trabalhadores de cuidados domiciliares ou de proteção à infância podem fazer visitas regulares para acompanhar o progresso de indivíduos ou famílias, monitorar o cumprimento de requisitos legais ou fornecer suporte contínuo.

As visitas domiciliares geralmente têm o objetivo de oferecer suporte individualizado, entender o contexto de vida das pessoas atendidas e facilitar a prestação de serviços mais eficazes e personalizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com