TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANOTAÇÕES PARA PROVA NHB DE NUTRIÇÃO

Por:   •  17/8/2022  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

1. Explique detalhadamente por que os indígenas são mais propensos a desenvolver diabetes.

Segundo relatos do vídeo, os indígenas não tinham o hábito de comer alimentos industrializados, super açucarados e/ou com composições prejudiciais à saúde, que são produzidos e distribuidas pela sociedade não indígena. Culturalmente, as dietas dessa tribo eram montadas com recursos naturais disponíveis no território, todavia, após a introdução dos alimentos industrializados, se deu como um vício cotidiano, aquelas comidas e bebidas vistas como muito palatáveis eram dadas como novidades para aquele grupo. Com isto um grande número de indígenas com diabetes foram diagnosticados e assim obteve-se a confirmação por parte dessa tribo de como essa doença para gera consequências na saúde e grande mudanças na rotina de quem a possui, e então perceberam os riscos destes alimentos.

Geneticamente, esta tribo indígena em específico possui uma propensão a obesidade e diabetes quando alteraram a dieta alimentar, sendo uma população que historicamente viveram milênios sem conhecerem esse tipo de açúcares. E quando introduziram esses alimentos industrializados na sua dieta, acabaram necessitando drasticamente de uma grande liberação de insulina, a qual a concentração não era habitual no corpo daqueles indivíduos. Tudo isso em processo fisiológico fez com que os indígenas engordassem desproporcionalmente, juntamente com a ausência de exercícios físicos, o que aumentou os riscos de desenvolverem diabetes ou já desenvolveram diabetes

É visível que a ausência sobre os conhecimentos dos malefícios dos alimentos

industrializados e com alta concentração de açúcar, atrelada a compulsão após o primeiro contato, além da questão genética, estabeleceu uma grave problemática na saúde da tribo Xavantes. O aspecto da novidade por serem comidas e bebidas novas e excessivamente palatáveis devido a concentração alta de sódio e saturados, atrelada ao contexto sócio-cultural da tribo, tornou essa população adepta de uma dieta perigosa, pois se a sociedade não indígena a qual criou esses alimentos e que são consumidas cotidiamente, mesmo possuindo informações que são nocivos à saúde, temos altos índices de diabetes e Hipertensão, tal qual os indígenas, que podemos considerar contato com a sociedade não indígena recente, e que não foram educados sobre esses alimentos, não se tornassem diabéticos, obesos, com doenças cardiovasculares ou cancerígenas.

R= 2. Diante da transição alimentar e epidemiológica da população indígena de Sangradouro, mostrada no vídeo, sugira 3 medidas de controle para as doenças crônicas não transmissíveis (DM,HAS) que podem ser efetivamente implementadas.

  • Monitorar frequentemente os níveis de glicose sanguínea e o aparecimento de sinais e sintomas de hiperglicemia.
  • Monitorar frequentemente a pressão arterial dos pacientes.
  • Realizar consultas de enfermagem rotineiras sobre os fatores de risco, orientações para mudança no estilo de vida, esclarecer a importância sobre a realização de exames laboratoriais e do monitoramento de sinais e sintomas frequentes.
  • Identificar os indivíduos que possuem fatores de risco ou estão com sintomatologia de DCNT’s.
  • Prescrever, desmitificar e condicionar a adesão do tratamento medicamentoso, e se viável associar com a medicina tradicional da tribo indígena.
  • Realizar o tratamento dos pacientes com uma equipe multidisciplinar com responsabilidades compartilhadas. Organizar com toda equipe multidisciplinar presente as melhores estratégias que favoreçam o cuidado da Saúde da Comunidade.
  • Promover educação em saúde sobre uma dieta ideal e balanceada para comunidade, informando os benefícios desta e comunicar efetivamente os riscos de alimentos industrializados ou fora da dieta tradicional. Assim como promover alternativas viáveis para uma mudança inicial na dieta, se possível com auxílio de nutricionista.
  • Desenvolver atividades educativas por meio de ações individuais e/ou coletivas de promoção de saúde do indígena, assim como de atividades individuais para cada paciente diagnosticado com diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com