TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CUSTO EFETIVIDADE NO GERENCIAMENTO DE FERIDAS DE DIFÍCIL CICATRIZAÇÃO

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

TECNOLOGIA DACC – ANALISE DE CUSTO EFETIVIDADE NO GERENCIAMENTO DE FERIDAS DE DIFÍCIL CICATRIZAÇÃO

Cristina Gomes Barbosa *

Elaine Alboledo Monteiro**

Sandra Regina Bisordi Gambaro**

 Introdução:

As feridas são uma fonte significativa de custos para os doentes e para a economia da saúde. (1)

Para equilibrar custo e cuidado para o futuro, os profissionais de saúde terão de ser mais proativos na sua abordagem no tratamento de feridas, a adoção de novas e avançadas tecnologias que aceleram o processo de cicatrização, capacitam e envolvem os pacientes nos cuidados, criam redução no custo e agregam valor econômico. (3)

Curativos continuam a ser o pilar do tratamento para pacientes com feridas, a escolha da melhor terapia deve basear-se em vários fatores, incluindo avaliação detalhada do paciente e ferida, identificação da causa subjacente, objetivo do tratamento, custo-efetividade, disponibilidade do curativo e adesão do paciente ao tratamento. (4)

Em muitos serviços da prática assistencial, os resultados são mal definidos e mensurados, sendo, o foco de decisão dos gestores das despesas de saúde estão, na maioria das vezes no custo unitário do produto (tecnologia) e não sobre o custo total do plano de cuidados e resultados obtidos. (5)

Objetivo:

Avaliar o custo-efetividade entre dois produtos similares, cruzando dados de custos e evolução no processo de cicatrização.

Material e Método:

Trata-se de estudo de caso, retroativo, comparativo e observacional entre duas tecnologias avançadas, realizado em um serviço de Assistência Domiciliar. Paciente R.A.R., masculino, 54 anos, diabético, dialítico, com lesão em calcâneo E infectado, com cultura positiva para KPC, realizado fasciotomia em lesão, em tratamento com antibiótico terapia sistêmico, câmera hiperbárica e diálise 3x/semana e curativo diário: AGE em bordas, hidrogel com alginato em necrose, espuma de poliuretano com silicone e prata, curativo algodoado, enfaixamento, sendo mantida por 21 dias, de 14/01 a 04/02. A partir de 04/02 até 25/02: Espuma de poliuretano com Cloreto de Dialquil Carbamoil (DACC) e silicone, curativo algodoado, enfaixamento com trocas diárias mantendo antibiotico e hiperbárica. Após este período realizado analise de custos através de planilha comparativa e análise da efetividade através da aplicação do instrumento Beat-Jensen Wound Assessment Tool (BWAT), e aplicativo MOWA.

Resultados:

Ao analisar o comparativo de custos, observou-se que a tecnologia DACC mostrou-se cerca de 9% acima dos custos apresentados com a conduta anterior, entretanto quando analisamos a efetividade no processo de cicatrização, a nova tecnologia demonstrou ser mais eficaz, apresentando pela escala BWAT redução de 2 pontos, 39 → 37; pelo aplicativo MOWA redução da área total da lesão de 22,5% contra 3,5%, redução de tecido necrótico e fibrina 46,7% contra 4% e aumento da formação de tecido de granulação 46,7% contra 4%.

Conclusões:

Constatado que a importância do estudo detalhado dos custos cruzando com avaliações clínicas da evolução da ferida, foi possível concluir que a tecnologia DACC demonstrou ter um custo efetivo nos resultados apresentados, sendo mais eficaz no processo cicatricial, além de demonstrar maior efetividade em outros fatores como facilidade de troca do curativo, redução da hora de trabalho da estomaterapeuta, redução da necrose e fibrina, aumento da granulação e redução da área da lesão e bom gerenciamento da exsudação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com