TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Hospitalar

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  19.088 Palavras (77 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 77

12/04: Técnicas de MHB e Expansão Pulmonar

!4/04: Feriado

17/04/10: Seminário de Anatomia e Fisiologia Respiratória – Interlocutores: Adriana, Aimê, Aline e Anne.

Anatomia;

Estruturas que formam o Sistema Respiratório;

O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares.  

As funções do sistema respiratório é oferecer ao organismo uma troca de gases (hematose); regulação do pH sanguíneo; eliminação de calor e água; olfação e filtração, aquecimento e umedecimento do ar inspirado.

Estruturas que formam o Sistema Respiratório;

Via aérea superiore: vai do nariz até a laringe.

Via aérea inferior: da traquéia até os alvéolos.

Pulmões: Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com média de peso de 700 gramas e altura média de 25 cm, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmões os brônquios ramificam-se, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória. Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sanguíneos, denominadas alvéolos pulmonares.

Os pulmões são duas vísceras situadas uma de cada lado no interior do tórax e estende-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas. O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo. Ele é um pouco mais curto, pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos divididos por duas fissuras, uma fissura obliqua que separa o lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do médio. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a área cardíaca. O pulmão esquerdo é dividido em lobo superior e inferior, dividido por uma fissura oblíqua. Cada lobo do pulmão é subdividido em segmentos pulmonares, que constituem unidades pulmonares completas

Componentes da anatomia respiratória:

Via aérea condutora o ar é filtrado, aquecido e umidificado, mas não ocorrem trocas gasosas. Esta via é formada por: Nariz (fossas nasais), faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos.

Via aérea respiratória: onde ocorre as trocas gasosas: esta via é formado por: bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos

Arcabouço ósseo é composto por: 12 vértebras torácicas; 12 pares de costela (07 verdadeiras (se articulam com o esterno), 03 vertebro-condrais (se articulam com a cartilagem) e 02 flutuantes); Esterno. O tórax é limitado: Anteriormente pelo esterno; Posteriormente pelos corpos das 12 vértebras torácicas; Superiormente pela clavícula e Inferiormente pelo diafragma.

Fossas nasais (Nariz): parte exterior denominada nariz externo e a escavação que apresenta interiormente conhecida por cavidade nasal. O esqueleto ósseo do nariz é formado pelo osso frontal, ossos nasais e maxilares; os seios paranasais são cavidades cheias de ar, localizados nos ossos da face, compreendem os seios maxilares, frontal, etmoidal e esfenoidal.

 O ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Os pêlos do interior das narinas (vibrissas) filtram grandes partículas de poeira que poderiam ser inaladas. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.

Faringe: é um canal que faz parte tanto do sistema digestório quanto do respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. Situa-se logo atrás das cavidades nasais e logo à frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta por músculos e revestida de túnica mucosa. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa pela faringe antes de atingir a laringe. Ela é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. A porção superior da faringe é denominada parte nasal ou nasofaringe. A parte média é denominada orofaringe, tem comunicação com a boca e serve de passagem tanto para o ar como para o alimento. A porção inferior é a laringofaringe estende-se para baixo a partir do osso hioide, e conecta-se com o esôfago (canal do alimento) e anteriormente com a laringe (passagem de ar). Como a parte oral da faringe, a laringofaringe é uma via respiratória e também uma via digestória.

Laringe: é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia, e atua como passagem para o ar durante a respiração. Situa-se na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebras cervicais. A laringe é uma estrutura triangular constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos.  A parede da laringe é composta de nove peças de cartilagens. Três são ímpares (cartilagem tireóidea, cricóidea e epiglótica) e três são pares (cartilagem aritenóidea, cuneiforme e corniculada). A cartilagem cricóide localiza-se logo abaixo da cartilagem tireóide e antecede a traquéia. A epiglote se fixa no osso hióide e na cartilagem tireóide. A epiglote funciona como uma válvula onde apenas o ar ou substâncias gasosas entram e saem dele. Já substâncias líquidas e sólidas não entram no pulmão, pois a epiglote fecha-se e estas se dirigem ao esôfago. A cartilagem aritenóide articula-se com a cartilagem cricóide, estabelecendo uma articulação do tipo diartrose. As cartilagens aritenóides são as mais importantes porque influenciam as posições e tensões das pregas vocais. A cartilagem corniculada situa-se acima da cartilagem aritenóide. A cartilagem cuneiforme é muito pequena e localiza-se anteriormente à cartilagem corniculada correspondente, ligando cada aritenóide à epiglote.

Traqueia: é a via primária da ventilação. Em uma pessoa adulta ela possui aproximadamente 25 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Ela é tubo cartilaginoso, semicilindrico que se situa paralelamente e anteriormente ao esôfago. Sua parte anterior possui anéis cartilaginosos (cerca de 15 a 20) e sua parte postrior é constituída basicamente por musculos. Seu epitélio de revestimento mucociliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas. A Carina é o último anel cartilaginoso dda traqueia e neste ponto ela se divide em duas partes (brônquios principais direito e esquerdo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (136.5 Kb)   pdf (653.6 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 76 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com