TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PERSPECTIVAS ATUAIS DA INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM

Por:   •  25/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

GRUPO: PAMELAMENDES DE CARVALHO, RAIANE NAYARA NUNES FLORINDO, GLEYSI PEREIRA DA COSTA, KELLY HELENA AMORIM AMARAL.

ARTIGO: PERSPECTIVAS ATUAIS DA INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM

EDITORA: REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM REBEN

LOCAL: 28/05/2006

AUTORES: HEIMAR DE FÁTIMA MARIN, ISABEL CRISTINA KOWAL OLM CUNHA

Palavras-Chaves: Informática, Enfermagem, Paciente, Tecnologia.

A informática em enfermagem tem oferecido uma melhoria para os profissionais, ao paciente, ao atendimento possibilitando a melhoria do desempenho profissional. Quando um paciente chega a uma unidade de saúde ou a um estabelecimento comercial que precisa comprovar o CPF ou o cartão dos sus, podemos conferir esses documentos no sistema.

Para muitos profissionais na nossa realidade a informática é um desafio, pois para muitos a informática é uma área desconhecida. Os computadores entraram na área da enfermagem nos hospitais na década de 50, através da internet começaram a ser preparados congressos, eventos e outras demandas.

Graças aos avanços tecnológicos que ocorreram desde a década de 50, a informática ajudou a melhorar em todos os setores da área da saúde, no cuidado da pratica da assistência do paciente, da qualidade e da segurança das informações. Temos a certeza que a tecnologia serve para expandir o nosso conhecimento, e o atendimento de como as pessoas buscam informações, seja qual for.

A aplicação da tecnologia na área da enfermagem traz grandes vantagens e benefícios no momento de atendimento ao paciente, controla e organiza os prontuários eletrônicos, e armazena dados importantes sobre o histórico dos pacientes. Assim o enfermeiro compreende o seu papel como administrador da assistência ao paciente utilizando tais recursos.

Apesar de ser um recurso de alto custo, é um investimento que possibilita um melhor atendimento para a população, diminuindo o desperdício de tempo e conseguindo informações necessárias a qualquer momento, como as filas de atendimentos e ocupações de leitos, podendo analisar o tempo de demora das solicitações e se for necessário o tipo de decisão que terá que tomar dependendo do caso.

A tecnologia pode salvar vidas, encurtar o tempo de espera e aumentar a segurança do paciente, através do acesso rápido às informações confiáveis.

A tecnologia aumentou os tipos de comunicação dos médicos, dos enfermeiros e de outros trabalhadores da saúde, além das chamadas de radiomensagens, a tecnologia permite uma melhor comunicação onde é possível que envie mensagens de texto e mensagens por e-mail, permitindo ao médico e ao enfermeiro dar uma melhor assistência ao paciente.

As tecnologias que utilizadas e que facilitam o atendimento na área da saúde são:

  1. Medidores elétricos de pressão arterial: possibilita um monitoramento, onde pode reduzir erros. E em casos de emergências haverá um aviso instantâneo que oferece um atendimento rápido e eficaz para aquele paciente.
  2. Monitor cardíaco hospitalar: possui a funcionalidade de acompanhar o ritmo cardíaco em tempo real, onde é possível verificar se a aceleração ou desaceleração cardíaca, ou, se o fluxo de oxigênio está diminuindo.
  3. Prontuário eletrônico: registro digital que inclui todas as informações do paciente, como histórico, queixas, diagnósticos, tratamentos, exames, entre outros.
  4. Eletrocardiógrafo: é realizado o exame de eletrocardiograma, onde é possível observar pelo monitor as ondas relacionadas ao impulsos elétricos, e pode identificar algum tipo de alteração.

Conclusão

Levando-se em consideração esses aspectos podemos observar que o avanço da tecnologia no setor de enfermagem favorece o aumento da produtividade e qualidade de atuação do profissional na área da saúde.

Ao longo dos anos com a sua evolução é possível investigar as áreas internas do corpo humano com mais facilidade, com os aparelhos de raio-x, ultrassonografia e ressonância magnética.

Além disso, com desenvolvimento do prontuário eletrônico é possível ter acesso a informações de pacientes com facilidade, contendo detalhes de exames realizados, histórico familiar e diagnósticos de epidemiologias. A tecnologia foi capaz de melhorar a comunicação entre médicos, enfermeiros, profissionais da área de saúde, e que também facilitam o atendimento são: medidores elétricos de pressão arterial, monitor cardíaco, eletrocardiógrafo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com