TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DIABÉTICO

Por:   •  18/10/2016  •  Artigo  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 3

Assistência d enfermagem ao paciente idoso portador de diabetes mellitus

Resumo:

Este artigo se propõe uma revisão bibliográfica  a assistência de enfermagem ao paciente idoso portador de diabetes mellitus.

Palavras-chave: Enfermagem.Idoso.Diabetes Mellitus

Introdução

Configurado como uma epidemia mundial, o Diabetes Mellitus (DM) traduz-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. Fatores como o envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudável como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são considerados responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo. (BRASIL/2006)

Nas ultimas décadas o DM tem se tornado um sério e crescente problema de saúde pública devido ao aumento de sua prevalência, morbidade e mortalidade. Um estudo na década de 80 mostrou que a prevalência média de DM na faixa etária de 30 a 70 anos no Brasil era de 7,6%,com cerca de 30 a 50% dos casos não diagnosticados. Segundo dados da organização mundial de saúde (OMS) divulgados em um recente estudo estimou-se que até 2030 o número de indivíduos com diabetes será de aproximadamente 366 milhões, estima-se que ainda neste século nosso país terá aproximadamente 11 milhões de indivíduos com diabetes.(SBD/2009)

O envelhecimento populacional, considerado fenômeno mundial, tem como consequência o aumento da proporção de pessoas idosas na população. A mudança nesta composição etária relaciona-se à redução das taxas de mortalidade e fecundidade, observadas, no Brasil, na década de 60. As alterações inerentes ao paciente de envelhecimento não significa necessariamente doença, porem, a probabilidade de seu surgimento aumenta com a idade, devido a vulnerabilidade a processo patológico. Tais processos, decorrentes de múltiplos fatores, levam o idoso a apresentar doenças como: cardiovasculares, respiratórias, neoplásicas, cerebrovasculares, osteoarticulares e endócrinas.

O diabetes mellitus é considerado um crescente problema de saúde pública, independentemente do grau de desenvolvimento do pais. Este fato se deve ao aumento exponencial de sua prevalência, em especial o do tipo 2, atingindo níveis epidêmicos em vários países. A intervenção na atenção à saúde do idoso portador de diabetes deve objetivar manter os níveis glicêmicos normais, visando bem como controlar os fatores cardiovasculares, rastrear e tratar as síndromes geriátricas comuns. Portanto, caracterizar os idosos diabéticos, conhecer as suas condições de saúde, a capacidade funcional e a utilização dos serviços de saúde, relacionando-os com o tempo de diagnostico contribuirá para o desenvolvimento do planejamento em saúde direcionado a esta população.  (Números)2007

O idoso apresenta particularidades que o profissional de saúde deve levar em conta para proporcionar-lhe a melhor assistência possível. A historia clínica convencional não é o bastante, é necessário indagar sobre o que a pessoa sabe, seus hábitos de vida e seu ambiente familiar e social.(BRASIL/2006)

Dentre os problemas de saúde dos idosos, destaca-se o diabetes mellitus tipo 2, que apresenta características especificas em pessoas acima de 65 anos.A partir de 30-40 anos,o homem pode apresentar uma diminuição na tolerância à glicose em jejum, especialmente após as refeições. Este fato pode estar relacionado ao processo de envelhecimento, bem como corresponder a uma etapa evolutiva do desenvolvimento do diabetes mellitus a ser instalado. Tavares et al 2002

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (401.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com