TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA DOR DO RECÉM-NASCIDO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Por:   •  10/8/2018  •  Monografia  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

BRUNA RAFAELA ARAGÃO DA SILVA

DANIELLI DE REZENDE MADEIRA

ÉRICA REGINA BRITTO

JULIANA DOS SANTOS  MACHADO SILVA

LUCIANE SCOTELARO

VANESSA DE REZENDE  MADEIRA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA DOR DO RECÉM-NASCIDO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

NITERÓI

2007

BRUNA RAFAELA ARAGÃO DA SILVA

DANIELLI DE REZENDE MADEIRA

ÉRICA REGINA BRITTO

JULIANA DOS SANTOS  MACHADO SILVA

LUCIANE SCOTELARO

VANESSA DE REZENDE MADEIRA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA DOR DO RECÉM-NASCIDO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Trabalho de conclusão de curso em Enfermagem com a finalidade de aprovação da Graduação na Universidade Estácio de Sá.

                                                                          Orientadora: Profª. Patrícia Claro Fully

NITERÓI

2007

DEDICATÓRIA

Aos nossos pais por serem especiais, por terem acreditado em nós e por todo o investimento;

Aos nossos respectivos companheiros por estarem sempre ao nosso lado, nos encorajando a seguir em frente, tendo sempre uma palavra e um sorriso a nos incentivar para que nos possamos chegar ao objetivo que agora alcançamos;

AGRADECIMENTO

A Deus que sempre esteve do nosso lado, nos ajudando a enfrentar todos os obstáculos;

A todos os professores da Graduação de Enfermagem pela atenção e dedicação;

A todos os amigos e colegas da Graduação que nos incentivaram a cada passo;

EPIGRAFE

CUIDAR É...

[...] Quando você se aproxima de mim sem ares de profissionalismo, mas como pessoa humana que todos somos [...];

[...] Quando você me faz sentir especial, embora eu não seja como outros pacientes que também são   [...];

[...] Quando vejo que você é capaz de sorrir e sentir-se feliz no desempenho de seu trabalho [...];

[...] Quando você me faz sentir seguro em suas mãos [O`Connor, 2000, pág 238].

RESUMO

SILVA, Bruna Rafaela Aragão da; Madeira, Danielli de Rezende; BRITO, Érica Regina;  SILVA, Juliana dos Santos Machado; SCOTELARO, Luciane; Madeira, Vanessa de Rezende. Assistência de Enfermagem na dor do recém-nascido e de seus familiares na UTI Neonatal: um desafio a ser considerado. Orientadora Profª. Patrícia Claro Fully. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estácio de Sá. 2007.

 

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é considerada um ambiente estressante, o enfermeiro tem um papel primordial no reconhecimento da dor pela continuidade da assistência sendo sua avaliação, a conduta inicial para promover medidas de conforto que minimize o sofrimento do recém-nascido durante a sua permanência na UTIN.  O presente estudo encontra-se na  linha de pesquisa O Cuidar no Processo Saúde-doença e na área de Saúde da Criança e do Adolescente. Aborda como tema a Assistência de enfermagem na dor do recém-nascido em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), cujo objeto de estudo serão os cuidados de enfermagem na dor do recém-nascido em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. O problema pesquisado são Quais as metodologias descritas na literatura para a avaliação da dor no recém-nato em uma UTIN pelos enfermeiros? A partir deste, os objetivos  são Identificar na literatura as metodologias para a avaliação da dor no recém-nato; Identificar na literatura os cuidados de enfermagem preconizados para a dor em recém-nascidos internados em uma unidade de terapia intensiva e Discutir o papel da enfermeira no controle da dor na unidade de terapia intensiva neonatal, em artigos científicos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e em literatura nacional publicada no período de 1993 a 2007. Na justificativa é possível depreender que o recém-nascido, através de "pequenos" sinais como a expressão facial, a movimentação corporal, o choro e o estado de consciência, entre outros, exprime e tenta "comunicar" a dor que ele sente. Observam-se como contribuições possíveis, que os enfermeiros somem aos conhecimentos por eles já adquiridos em sua formação profissional, a importância da avaliação da dor do recém-nascido como instrumento de cuidado de enfermagem ao neonato de UTIN, através da proposta de uma reflexão teórica-prática e decisiva sobre o tema, visando o aumento da compreensão do conhecimento sobre o assunto aqui abordado e propondo uma atitude de constante reflexão sobre a postura que devemos ter diante dos familiares dos neonatos. Foi utilizado como metodologia um estudo bibliográfico de forma qualitativa, descritiva e exploratória. A análise de dados foi feita através de uma leitura tipo analítica e a partir daí surgiram 3 categorias dos artigos científicos: Dor, Atuação de enfermagem na dor e atuação de enfermagem na UTIN. Com as considerações finais conclui-se que a humanização da assistência de enfermagem nas UTIN’s vem se desenvolvendo de forma gradativa, porque presta assistência direta ao recém-nascido e seus familiares, diminuem a angústia e o tempo de internação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com