TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMANIZAÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.570 Palavras (27 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 27

AVM-FACULDADE INTEGRADA AO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSO EM NEONATAL E PEDIÁTRICA

HUMANIZAÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

KLÉRIA APARECIDA BARBOSA NEVES

                                             

        

BRASÍLIA

2015


KLÉRIA APARECIDA BARBOSA NEVES

HUMANIZAÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Artigo apresentado à AVM-Faculdade Integrada ao curso de pós graduação Latu senso como requisito parcial ao Título de especialização em Neonatal e Pediátrica

Orientador: Jaqueline Castilho.

BRASÍLIA

2015

Humanização na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

NEVES, Kléria Aparecida Barbosa[1]

RESUMO

O presente estudo foi uma revisão de literatura, o objetivo uma abordagem a Humanização na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).   A metodologia aplicada foi a revisão de literatura em bases de relevância as quais constam nas referências. A discussão do estudo demonstram que  a Humanização é a principal corrente entre os profissionais da área da saúde para melhor assistir ao Recém-Nascido, mesmo considerando que  a tecnologia e a robótica são relevantes na assistência e tratamento, o profissional é quem humaniza e faz a diferença, o cuidar é diferente de curar, do latim Cuidar deriva do latim cogitare que significa ‘imaginar’ ‘pensar’, ‘meditar’, ‘julgar’, ‘supor’, ‘tratar’, ‘aplicar’ a atenção, ‘refletir’, ‘prevenir’ e ‘ter-se’. Cuidar é o ‘cuidado’ em ato, assim. Concluiu-se que é de fundamental importância a busca por novos conhecimentos e aperfeiçoamento profissional acerca da evolução do RN em UTIN, lembrando que este é um caminho que o profissional de enfermagem é obrigado a percorrer como forma de aperfeiçoamento da assistência de enfermagem a ser empregada em outras ocasiões, pautando sua atuação profissional no respeito e no compromisso para com o paciente e suas necessidades

Palavras-chaves: Assistência de Enfermagem. Cuidado Humanizado. Recém-Nascido. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

ABSTRACT

This study was a review of the literature, the objective approach to Humanizing Neonatal Intensive Care Unit (NICU). The methodology used was the literature review of the bases of which are set out in the relevant references. The discussion of the study demonstrate that the Humanization is mainstream among health professionals to better assist the Newborn , even considering that technology and robotics are relevant to the care and treatment is the professional who humanizes and makes a difference , caring is different from curing , the Latin caring cogitare derives from the Latin meaning ' imagine ' ' think ', ' meditation ', ' judge ', ' assume ', ' address ', ' apply ' attention , ' reflection ' , ' prevent ' and ' have been ' . Caring is the ' care ' in action, It follows that the local NICUs are specialized to receive and answer but the ability to change the perception of a mother and her hopes that generate the humanized look of the nursing staff that meets your child . The collective in Bio Psycho Social and Human context remains function of man.

Keywords: Nursing Care. Humanized care. Newborn. Neonatal Intensive Care Unit.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        MATERIAL E MÉTODO        

3.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

3.1.        Características e generalidades acerca da UTI/UTIN        

3.2.        A assistência de enfermagem e o cuidado humanizado        

3.3.        O contexto Humanização nas UTIS/UTINs do SUS        

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

        A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é, por definição, um ambiente onde os cuidados são intensivos e a monitoração é constante e ininterrupta, onde o Recém-Nascido (RN) pode permanecer de dias a meses sob cuidados específicos e intensos.

        Dentre inúmeras características e generalidades associadas a esse ambiente evidencia-se a presença de equipamentos cada vez mais modernos, porém estes equipamentos podem apresentar fatores de risco ambiental, dentre os quais se destacam: os ruídos de equipamentos e, principalmente, da atividade dos profissionais responsáveis pelas rotinas de cuidado e atenção ao paciente, iluminação forte e contínua, algumas vezes sem alternância dia-noite, ar condicionado regulado para conforto dos profissionais, manuseio excessivo, posturas pouco adequadas ao desenvolvimento e procedimentos técnicos invasivos e dolorosos ao neonato (ALVES et al., 2003).

        Embora o ambiente da UTIN traga benefícios em termos de equilíbrio biológico, ele é físico e psicologicamente agressivo. Lactentes e crianças gravemente doentes têm um grande risco de desenvolver distúrbios comportamentais relacionados ao estresse e o ambiente da UTIN pode contribuir significativamente para essas alterações no RN (ALVES et al., 2003).

        Nas UTIN, os RN são submetidos a procedimentos indispensáveis para que sua vida seja mantida, levando-se em consideração sua instabilidade clínica e, como não tem a capacidade de garantir a manutenção de sua temperatura corporal, são monitorados em incubadoras ou em berços com aquecedores. Os Recém-Nascidos Pré-Termo(RNPT) e/ou de baixo peso tendem a precisar do auxílio de uma incubadora por um período que pode chegar a meses. Em UTIN caracteristicamente tradicionais o contato da mãe com o neonato não é possível de forma constante, a não ser por toques realizados através das pequenas aberturas em horários de visita previamente estabelecidos pela equipe responsável pelo cuidado na unidade (CANOTILHO, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (287.9 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com