TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIAÇÃO ENTRE O DIABETES MELLITUS TIPO 1 E A NECROBIOSE LIPOIDICA

Por:   •  1/6/2022  •  Artigo  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ASSOCIAÇÃO DO DIABETES MELLITUS TIPO I COM A NECROBIOSE LIPOÍDICA – RELATO DE CASO

CAMILA DE SOUZA MACHADO

SOANE CAMPOS SANTOS DE JESUS

ALAGOINHAS - BA

MAIO / 2022

CAMILA DE SOUZA MACHADO

SOANE CAMPOS SANTOS DE JESUS

ASSOCIAÇÃO DO DIABETES MELLITUS TIPO I COM A NECROBIOSE LIPOÍDICA- RELATO DE CASO

[pic 2]

ALAGOINHAS - BA

MAIO / 2022

ASSOCIAÇÃO DO DIABETES MELLITUS TIPO I COM A NECROBIOSE LIPOÍDICA – RELATO DE CASO

Camila de Souza Machado ¹

Soane Campos Santos de Jesus ²

[pic 3]

Referência

MACHADO, Camila de Souza, DE JESUS, Soane Campos Santos. Associação do Diabetes Mellitus Tipo 1 com a Necrobiose Lipoídica: relato de caso. 2022. Avaliação Acadêmica. Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.

[pic 4]

RESUMO

Este estufo foi desenvolvido no âmbito interdisciplinar, com o objetivo de aprimorar conhecimento acerca da patologia diabetes mellitus tipo 1, como também são feitas considerações sobre a "necrobiosis lipoidica diabeticorum", incluindo a etiopatogenia, quadro clínico e o tratamento. De modo especial é abordada a associação com o diabetes mellitus tipo 1. Materiais e Métodos: Consiste em uma revisão literária de pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva com apresentação informada das referências e informações do quadro clínico do paciente envolvido. Os conteúdos abordados permitiram descrever o que é diabetes mellitus de modo a enfatizar o tipo I, abordando sua fisiopatia, sintomatologia, diagnostico clinico e laboratorial, como também descrever o que é de necrobiose lipoídica e seus tratamentos. Conclusão:  o caso relatado ilustra uma dermatose rara, com manifestação mais precoce que o habitual e em apresentação atípica. 

Palavras-chaves: diabetes mellitus, necrobiose lipoídica, enfermagem, relato de caso.

[pic 5]

ABSTRACT

This study was developed in an interdisciplinary scope, with the objective of improving knowledge about the pathology type 1 diabetes mellitus, as well as considerations about "necrobiosis lipoidica diabeticorum", including etiopathogenesis, clinical picture and treatment. The association with type 1 diabetes mellitus is especially addressed. Materials and Methods: It consists of a literature review of bibliographic, qualitative and descriptive research with an informed presentation of references and information on the clinical condition of the patient involved. The contents covered allowed us to describe what is diabetes mellitus in order to emphasize type I, addressing its physiopathy, symptoms, clinical and laboratory diagnosis, as well as describing what is necrobiosis lipoidica and its treatments. Conclusion: the case reported illustrates a rare dermatosis, with an earlier manifestation than usual and an atypical presentation.

Keywords: diabetes mellitus, necrobiosis lipoidica, nursing, case report.

INTRODUÇÃO

O diabetes mellitus (DM) é uma síndrome metabólica caracterizada por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. Pode ocorrer devido a defeitos na secreção e/ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta pancreáticas.

A necrobiose lipoídica (NL) é uma dermatose granulomatosa crônica rara, de etiologia e patogênese idiopática, associada ao DM. Quando ocorre essa frequente associação, a dermatose pode ser denominada de “necrobiose lipoídica diabeticorum”. Afeta, na maioria dos casos, DM tipo 1. É mais comum atingir pessoas com 30 anos de idade e mais frequente no sexo feminino. São raros os casos descritos em idade pediátrica.

A abordagem terapêutica deve ser multiprofissional, incluindo a assistência farmacêutica, o monitoramento da glicemia e outros parâmetros clínicos, planejamento da atividade física e orientação dietética. A participação do paciente e seu envolvimento Constante e harmonioso com a equipe de saúde são fundamentais para que as recomendações sejam seguidas e o tratamento, efetivo (CAVALCANTE, Gabriel, 2018).

O presente estudo teve como base um paciente menor de idade, R.D.M., internado no Hospital Regional Dantas Bião (IBDAH) da cidade de Alagoinhas-Bahia, com diagnostico de diabetes mellitus tipo I e que desenvolveu uma lesão única no antebraço direito.

RELATO DE CASO

Um adolescente do sexo masculino, de 15 anos de idade, diagnosticado com DM tipo 1 desde os 8 anos de idade, vinha sendo acompanhado no serviço de Pediatria Diabetologia de um hospital de nível secundário, encontrando-se sob esquema intensivo com múltiplas administrações de insulina pois apresentava mau controle metabólico.

Aos 13 anos de idade, notou o aparecimento, no antebraço direito, de uma pequena lesão, de 4 cm de diâmetro, assintomática, centro esbranquiçado ceroso e crescimento progressivo. A lesão nunca foi valorizada pelo doente e seus cuidadores, pois além de ser pequena, era indolor. Associou-se então, que a lesão deveria ser um processo cicatricial de algum possível traumatismo.

O aspeto clínico sugeria os diagnósticos de necrobiose lipoídica, já que normalmente tem associação coma DM tipo 1. Foi realizada biópsia lesional para esclarecimento etiológico, tendo o exame confirmado a hipótese de NL. O paciente foi medicado com corticóide. Após cinco semanas de tratamento, observava-se já estabilização e menor infiltração da lesão ao exame clínico.

DISCUSSÃO

A NL é uma doença de pele rara, especialmente em pacientes pediátricos. É caracterizada por uma erupção maculopapular bronzeada brilhante, telangiectasia, atrofia central e um contorno violáceo bem definido.  Embora geralmente assintomáticos e constituam apenas uma preocupação estética, podem estar associados a prurido, disestesia e úlceras dolorosas, principalmente após trauma. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com