TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM LESÃO MEDULAR

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 5

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM LESÃO MEDULAR, BASEADO NOS PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS  DE ENFERMAGEM, ASSOCIADOS A TEORIA DO AUTOCUIDADO.

SÃO PAULO

2010

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM LESÃO MEDULAR, BASEADO NOS PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS  DE ENFERMAGEM, ASSOCIADOS A TEORIA DO AUTOCUIDADO.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Bandeirante de São Paulo, como exigência do Curso de Enfermagem.

Orientador:

SÃO PAULO

2010

AGRADECIMENTOS

Novamente estou aqui escrevendo os agradecimentos da minha monografia, e por mais uma vez pude contar com o apoio de toda minha família.

Eu agradeço a todos de coração, e a cada dia que passa, tenho mais certeza de que sou uma pessoa de sorte, simplesmente porque vocês acreditam em mim, nos meus sonhos, nos meus ideais. Neste trabalho não foi diferente, e lá estavam todos vocês escutando meus lamentos, entendendo meu cansaço e minha ausência.

Mesmo assim me apoiando sempre. Em toda esta jornada muitas coisas aconteceram, perdi algumas pessoas, que para sempre estarão na minha memória, e no meu coração.

Conheci outra, que incondicionalmente esteve do meu lado, me apoiando e ajudando, e que hoje faz parte da minha vida e da minha família.

Mas, não acaba por aqui, para completar esta jornada a família aumentou, e conseqüentemente, minhas forças para continuar também.      

É… realmente sou uma pessoa de sorte.

Obrigada por tudo que sou, pois se sou alguém é porque vocês estão comigo.

RESUMO

Este trabalho objetiva mostrar a atuação do enfermeiro na assistência ao paciente portador de lesão medular levando em considerações os déficits apresentados pelos mesmos. Utilizando como ferramenta de trabalho o levantamento dos diagnósticos de enfermagem, os possíveis resultados e intervenções. Dos diagnósticos pertinentes a esta população de pacientes, foram selecionados quatro de maior prevalência segundo pesquisas realizadas. Evidenciou-se ainda, a necessidade de mostrar que o enfermeiro pode direcionar sua conduta a esses pacientes com mais propriedade, levando em consideração o indivíduo como um todo, associando sua deficiência física e psíquica, e a interação do familiar e do próprio paciente na elaboração e execução das atividades. Com isso, o paciente portador da lesão medular consegue perceber suas limitações e capacidades melhorando sua auto-estima, e o enfermeiro enfim, pode dizer que realizou a assistência ideal, pois cuidou do paciente em toda sua amplitude, ou seja, abordou suas necessidades levando em conta seus déficits e seus potenciais.

Palavras Chaves: enfermeiro, diagnóstico, cuidar.

ABSTRACT

SUMÁRIO

1 – Introdução                                                                                7[pic 1]

2 – Objetivos                                                                                        10[pic 2]

3 – Revisão de Literatura                                                                        11[pic 3]

3.1 – Aspectos e fisiopatologia da lesão medular                                        11[pic 4]

3.1.1 – Considerações Anatômicas                                                        14[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com