TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CANCÊR DE MAMA:E A Qualidade No Atendimento Para Pacientes Em Tratamento.

Pesquisas Acadêmicas: CANCÊR DE MAMA:E A Qualidade No Atendimento Para Pacientes Em Tratamento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  7.386 Palavras (30 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 30

1. INTRODUÇÃO

Antes do XVIII, o hospital era um local de assistência aos pobres doentes, de separação e exclusão de doenças contagiosas, para afastar o ser humano doente da sociedade da época. Já a partir deste, passou a visto como uma instituição de assistência terapêutica ao doente, com vistas à cura, devido à necessidade de anular os efeitos nocivos do hospital, levantados através de inquéritos (FOUCAULT,1989).

Quando as pessoas começaram a perceber que certos aspectos influenciavam no destino dos doentes, como por exemplo, "o percurso, o deslocamento, o movimento no interior do hospital, particularmente as trajetórias espaciais seguidas pela roupa branca, lençol, roupa velha, pano utilizado para tratar ferimentos, etc”, o que poderia explicar fatos patológicos no hospital. Então, o hospital passa a ser definido como uma organização para curar e se produz efeitos patológicos precisa ser corrigido, entra, portanto a disciplina, o controle sobre as práticas dentro do hospital, entra o processo de avaliação constante dos hospitais. (FOUCAULT,1989 p.100).

Dessa forma, pode-se inferir que várias razões levaram a reestruturação dos hospitais passando a defini-lo como instituição terapêutica, como foram as razões econômicas, o valor dado ao indivíduo e o desejo de evitar epidemias. As causas econômicas estão ligadas mais precisamente, na época, às mercadorias trazidas por falsos doentes que passavam pelos hospitais marítimos, uma forma de contrabando do referido século.

Atualmente hospitais são definidos como “local onde se realizam ações objetivando a promoção, proteção e recuperação da saúde da pessoa”.

Ao se avaliar a qualidade dos serviços de saúde, tanto públicos como privados, controvérsias vêm sendo levantadas a respeito das formas mais adequadas de se mensurar os níveis de satisfação do usuário, seja sua percepção referente aos serviços recebidos, seja o impacto dos atributos geradores dessa satisfação.

Do ponto de vista do usuário, a satisfação pode ocorrer quando suas necessidades e expectativas são atendidas, de forma que suas percepções tornem-se mais positivas e os resultados esperados sejam alcançados. Sob essa ótica, a mensuração dessas percepções vem tornando-se objeto de estudos, não havendo, todavia, consenso nem uniformidade nas propostas de avaliação.

Na área da saúde, dependendo do que as instituições entregam aos usuários, estes emitirão juízo de valor a respeito do que estão recebendo. Essa interação é individualizada, uma vez que embora as técnicas usadas sejam as mesmas, as respostas individuais tanto de execução como de recebimento são diferentes.

Este trabalho tem a pretensão de fazer a seguinte pergunta: Qual o grau de satisfação do cliente em relação aos serviços prestados pelo referido hospital, no tratamento adequado no câncer de mama?

JUSTIFICATIVA

O câncer é uma das causas de maior mortalidade e morbidade no mundo, com mais de dez milhões de casos novos e mais de seis milhões de mortes por ano. De todos os tipos de neoplasias, exceto o câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente nas mulheres no mundo (cerca de um milhão de casos novos estimados por ano) No Brasil, o câncer de mama é o mais prevalente no sexo feminino, entre 40 e 69 anos, sendo a maior causa de morte por câncer entre as mulheres (INCA, 2007).

O acesso e o tempo para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama variam nas diversas regiões do país, dependendo de fatores geográficos e socioeconômicos. O estadiamento da doença no momento da instituição do tratamento é um dos fatores mais importantes (se não o mais importante) na determinação prognóstica do paciente. Deste modo, atrasos que levem à demora diagnóstica e/ou terapêutica permitem o crescimento tumoral com potencial detrimento para as chances de cura dos pacientes.

Partindo desse principio acreditamos que seja viável e de fundamental importância à realização dessa pesquisa, tanto para nós, futuras Gestoras da área de saúde, quanto para aqueles que já atuam na área a fim de futuramente proporcionar um maior suporte na luta contra a má qualidade de atendimento na área hospitalar.

Este trabalho servirá também, como instrumento de auxilio teórico às instituições de saúde, visto que estas sempre estão em busca de estratégias que visam à amenização e/ou superação de suas dificuldades.

Vimos então que para um gestor hospitalar é fundamental estudar a qualidade no atendimento para o bom funcionamento da instituição, assim como esta verificando as áreas defeituosas dos setores da saúde, e como isso trazendo soluções cabíveis para a minimização da doença.

Considerando também que a um aumento da incidência em câncer de mama sabendo que o fator do modo de vida em que o paciente leva, contribui também para um possível surgimento da doença. Dependendo também da genética e hereditariedade do paciente.

Portanto observasse que ha necessidade de prestar e oferecer um serviço adequado a esses pacientes para repassar um bom atendimento e melhor qualidade de vida, pois além da doença eles acarretam seqüelas que afetam seu psicológico, assim como sua vida familiar e emocional.

Sendo observado que e de fundamental importância prestar um diagnóstico precoce com qualidade, pois isso influenciará na qualidade de vida do paciente e no aumento das possibilidades de tratamento.

Como objetivo geral iremos pesquisar o perfil do atendimento de pacientes com câncer de mama de um hospital público da cidade de Belém-Pa, codificando-os com letras de nosso alfabeto como, por exemplo, W, Y, Z. E no objetivo especifico iremos também descrever como os serviços prestados ao portador do câncer de mama avaliam a qualidade do atendimento no referido hospital público, e verificaremos o grau de satisfação dos pacientes atendido em tal, e como instrumento utilizaremos dados coletados apartir de questionário contendo 15 perguntas fechadas com escala de likert.

Sendo assim analisamos e citamos reflexões de dois autores principais no desenvolvimento do trabalho de acordo com os interesses escolhido, ou seja, como o tema proposto da pesquisa. De acordo com Donabedian, a conceituação de qualidade coloca-se como construção de um modelo normativo para avaliar os serviços de saúde, capaz de monitorar e induzir um balanço cada vez mais favorável entre benefícios e riscos.

E ZAICANER, A satisfação do cliente tem ganhado desde a década de 80, largo reconhecimento enquanto medida de qualidade e resultado esperado do cuidado à saúde. A obtenção desta satisfação passa a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com