TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA patologia 5º semestre

Por:   •  12/5/2015  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Eu enfermeira Regina, sou líder de enfermagem em um hospital, onde acabou de chegar um paciente do sexo masculino, de mais ou menos 55 anos de idade, sentindo sintomas como dores no peito não têm informações nenhuma sobre esse paciente apenas tenho em mãos um exame de cateterismo feito há seis meses, coloquei minha equipe em busca das informações através da anamnese e exame físico.

Nas buscas da equipe de enfermagem foi identificado que antecedentes familiares poderia também ter a mesma patologia que o mesmo, como hipertensão, glicemia e colesterol elevados.

Pedi rapidamente para que o paciente realizasse uma serie de exames, entre esses exames realizamos também o ECG (ELETROCARDIOGRAMA) onde foi descoberta a arteriosclerose (que é uma doença não oclusiva da vasculatura).

No exame físico foi diagnosticado  IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) na Inspeção, indicou desconforto torácico, queimação, sensação de peso e aperto de pressão que pode persistir por mais de 30 minutos; palpação não tendo enchimento capilar adequado e pulso irregular; e na ausculta presença de sopros e regurgitação tricúspide.

Desenvolvimento

Em um hospital onde sou líder da equipe de enfermagem deu entrada em caso de emergência um paciente cujo é do sexo masculino aproximadamente com seus 55 anos e trás em mãos um exame de cateterismo que o mesmo realizou há seis meses atrás. foi realizado uma serie de exames como o de Mioglobina; Correlação IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), um marcado que apresenta alta sensibilidade e baixa especificidade para IAM; Troponina I; Concentração de massa de creatoquinase MB, permitindo a determinação mais rápida de CK, sendo utilizado na emergência para tomadas de decisões.

E também foi realizado o ECG( eletrocardiograma) onde verificando as onda P,T onde ocorre a despolarização e repolarização do coração, onde á onda P representa despolarização dos átrios e onda T representa a repolarização dos ventrículos, o que levou a equipe a verificar que o paciente poderia estar sofrendo um IAM e a alteração nos complexos QRS pois é esse complexos que avalia a FC (Freqüência Cardíaca)

Sabemos também através das informações que esse paciente é fumante e hipertenso e tem historia de antecedentes familiares que contribui para IAM e o mesmo está com o colesterol  e glicemia além do normal.

O exame de cateterização cardíaca determinou a localização e a exetensão da obstrução. Os exames de plasma sanguineo e lipoproteínas que medem o colesterol total, triglicerídeos, HDL e LDL após 14 horas de jejum mostram os seguintes valores, colesterol total 240 mg/dl, colesterol LDL 350 mg/dl, colesterol HDL 420 mg/dl e triglicerídeos 260mg/dl. Os valores normais do colesterol ruim (LDL) é de 100 mg/dl a 130 mg/dl, colesterol total é de 200 mg/dl a 230 mg/dl; o colesterol bom é de 60 mg/dl e o triglicerídeos é de até 100 mg/dl. Percemos o quanto o colesterol do paciente está alto. Isso aumenta mais o risco de sofrer doenças cardiovasculares como infarto e AVC.

Para tentarmos baixar o colesterol desse pacientes tentamos adulterar e seguir uma alimentação saudavel como, por exemplo, comer queijos brancos e light, carnes grelhadas ou cozidas aumento do consumo de frutas e sucos naturais entre outros e orientar esse paciente que de forma alguma ele deve comer alimentos gordurosos, queijos amarelos, frituras e gorduras trans.

No exame de sangue do paciente apresentou alterações na CK, necessária para a conversão de energia de ADP para ATP, após a lesão o seu valor esta alterado. Outras enzimas envolvidas é a mioglobina, proteína de baixo peso molecular ligada ao oxigênio, tem como valores de referência níveis pra cima de 2 a 4 horas ao IAM e atingem o pico de 8 a 12 horas, 24 a 30 h volta ao normal. Outra é a troponina, proteína que regula a interação entra a actina e miosina nos músculos estriados, tendo como valor de referencia de 3 a 5 horas em media, após injuria, podendo permanecer ate duas semanas após o infarto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (91.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com