TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Por:   •  7/9/2015  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA

Estudo seccional, quantitativo, descritivo, feito com estudantes do período noturno de vários cursos de graduação do campus da Faculdade Anhanguera de Brasília. São mulheres em idade fértil entre 19 a 50 anos de idade. A abordagem foi aleatória, o inquérito aplicado não teve identificação da entrevistada. Variáveis utilizadas: Idade: em anos completos; Sexo exclusivamente feminino devido este fator está diretamente relacionado com período fértil; Estado civil: solteira, casada, união estável, separada/divorciada; Tem filhos: sim ou não; Trabalho: empresa particular, autônoma, servidora pública, dona de casa; Vão ao médico com frequência: sim, não, quando doente; Faz preventivo: a cada 6 meses, anualmente, a cada 2 anos, nunca; Tem vida sexual ativa: sim ou não; Apresenta alguma dessas doenças: anemia, ansiedade, câncer, colesterol alto, depressão, diabetes, etilismo, hipertensão, insônia, tabagismo, outra, nenhuma; Faz tratamento de alguma doença: sim ou não; Motivos que interferem no cuidado com a sua saúde: falta de tempo, cansaço, arrumar a casa, dois empregos, cuidar dos filhos, posto de saúde ou hospital longe de casa, dificuldade de acesso ao serviço de saúde. Por fim uma questão aberta para sugestão da entrevistada: como produzir saúde dentro da faculdade.

Os dados coletados foram processados e tratados em planilha do Excel, após foi feita a análise para traçar o perfil epidemiológico proposto.

RESULTADOS

Foram entrevistadas um total de 50 mulheres na faixa etária entre 19 a 50 anos de idade, sendo que o maior percentual de mulheres está na faixa etária entre 19 - 21 anos com 26% (13), seguida de 25 a 30 anos com 22% (11); em relação ao estado civil referiram serem solteiras 46% (23), casadas 38% (19), separadas/divorciadas 12% (6) e união estável 4% (2); 52% (26) das mulheres tem filhos; a maioria são donas de casa com 34% (17) e 32% (16) trabalham em empresa particular; 54% (27) das mulheres vão ao médico com frequência; 62% (31) das mulheres revelaram que fazem preventivo anualmente (1x por ano); vida sexual ativa 70% (35); o estudo revelou que 33% (20) das mulheres sofrem com ansiedade; e apenas 16% (8) fazem tratamento de alguma doença citada na entrevista; 34% (21) das mulheres referiram que um dos motivos que interfere no cuidado com a saúde está relacionado com a falta de tempo. Em relação às sugestões apresentadas a maioria propôs que...

DISCUSSÃO

O estudo revelou que a maioria das mulheres que fazem o curso na faculdade no período noturno são jovens e estão na faixa etária entre 19 a 30 anos, a maioria são solteiras, porém, mais da metade tem filhos. As donas de casa estão em primeiro lugar na pesquisa, seguida das mulheres que trabalham fora para manter a família e a faculdade. A maioria mantém vida sexual ativa, mais de 50% das mulheres vão ao médico com frequência e também fazem seu preventivo anualmente. Mais de um terço delas revelaram que sofre com ansiedade, mas não procuram o tratamento adequado dando como motivo principal a falta de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com