TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia do coração

Por:   •  22/3/2016  •  Dissertação  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

O coração tem aproximadamente 12,5 cm de  comprimento e 9 cm de diâmetro.É um músculo oco que Pesa em torno de 250 a 300 gramas. Possui 4 câmaras: 2 átrios e 2 ventrículos. As valvas cardíacas separam os átrios dos ventrículos, mantém o fluxo sanguíneo em apenas uma direção, e impedem o refluxo do sangue. A válvula tricúspide permite a passagem de sangue do átrio direito para o ventrículo direito, e a válvula mitral permite a passagem do sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. As válvulas semilunares controlam a saída de sangue do coração.

Esta localizado no mediastino, atrás e a esquerda do osso esterno. A posição exata pode variar ligeiramente em casa pessoa.

A sua função é bombear sangue para todos os órgãos e tecidos do corpo através da pequena e grande circulação.

Pequena circulação (pulmonar): o sangue é levado aos pulmões para captar oxigênio e liberar dióxido de carbono. O sangue oxigenado retorna através das vênulas e veias ate as veias pulmonares, que o leva para o átrio esquerdo do coração.

Grande circulação (sistêmica): o sangue transporta oxigênio e outros nutrientes para as células do corpo e excreta os produtos residuais.

Os grandes vasos que entram e saem do coração são: veia cava inferior e veia cava superior, artéria aorta, artéria pulmonar e as 4 veias pulmonares.

As artérias e as veias transportam sangue em todo o corpo, mantém o coração cheio de sangue e mantém a pressão arterial.

O sistema nervoso autônomo controla o modo em que o coração bombeia o sangue, ele também aumenta ou diminui a frequência car5diaca de acordo com as necessidades de cada individuo.

A frequência e ritmicidade do batimento cardíaco são controladas pelo marca passo natural nó sinusal, localizado na parede lateral do átrio direito.

BIBIOGRAFIA.

LIVROS

BIOLOGIA ESSENCIAL 1ª ED - AUTORA SONIA LOPES- COM COLABORAÇÃO DE RENATA MORETTI- SÃO PAULO ; EDITORA SARAIVA,2003

SEMIOLOGIA; BASES PARA A PRATICA ASSISTENCIAL- AUTORA DEBORAH A. ANDRIS; RIO DE JANEIRO; EDITORA GUANABARA KOOGAN, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com