TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Um Conceito Antropologico

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]



SÚMARIO

OBJETIVO ------------------------------------------------------------------------------4

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------5

1.DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA A CULTURA-6

    1.1DETERMINISMOS BIOLÓGICO E GEOGRAFICO----------------------7

    1.2ATECENDENTES HISTÓRICOS DO CONCEITO CULTURA  E                

    DESENVOLVIMENTO DA CULTURA-------------------------------------------8

    1.3 IDEIA SOBRE A ORIGEM DA CULTURA E TEORIAS MODERNAS SOBRE A CULTURA----------------------------------------------9

2 COMO OPERA A CULTURA---------------------------------------------------10

    2.1 A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEN--10

    2.2 A CULTURA INTERFERE NO PLANO BIOLOGICO------------------10

    2.3 OS INDIVÍDUOS PARTICIPAM DIFERENTEMENTE DE SUA                                                 CULTURA----------------------------------------------------------------------------------10

2.4 A CULTURA TEM UMA LGICA PROPRIA É A CULTURA

 E DINÂMICA -------------------------------------------------------------------------11

3 ANEXO 1 UMA EXPERIENCIA ABSURDA----------------------------------12

3.1 ANEXO 2 A DIFUSÃO DA CULTURA ---------------------------------------12

4 REFERÊNCIAS ----------------------------------------------------------------------13

OBJETIVO

  Com base no livro Cultura: Um Conceito Antropológico de Laraia, Roque Barros de Larraia, tem como objetivo definir e estudar os termos cultura, determinismos biológicos e geográficos, a história da cultura, comportamento humano , organização biológica do homem e traz também os padrões da sociedade como era e o que prevalece em pleno século XXI , aonde traz vários exemplos a cerca de cultura.

INTRODUÇÃO

 Roque Laraia nasceu no dia 15 de setembro de 1932, na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. Concluiu seu bacharelado em história na Universidade Federal de Minas Gerais em 1959 e participou da primeira turma do curso de Especialização em Teoria e Pesquisa em Antropologia Social do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1960. Obteve seu título de doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo em 1972 orientado por Florestan Fernandes.  Atualmente é professor emérito da Universidade de Brasília, membro do Conselho Nacional de Imigração e do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. (http://cpdoc.fgv.br/cientistassociais/roquelaraia).Sendo o escritor do livro  CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO; Na qual faz estudos e analises sobre a cultura e antropólogia abordando suas devassas realizadas a meio de índios e aferindo a cultura de nossa sociedade,retratando os costumes, senso-comum e a grande diversidade cultural da espécie humana. O livro de decomposto em duas partes, a primeira sendo: DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA A CULTURA e a segunda parte: COMO OPERA A CULTURA. Tratando especificamente atitudes, examinando como viviam as tribos Gurupi e Turuaçu a sociedade no passado e o que hoje prevalece. Estudando assim os temas: Biológicos, Geográficos, Históricos e Antropológicos.

1.DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA A CULTURA

  A vista do tema está sendo colocada uma discussão entre estudiosos sobre a cultura de diferentes povos, lugares e o senso-comum do mesmo modo falando sobre índios e desde logo comparando os comportamentos tanto eles como biológicos e geográficos no inicio o autor traz a seguinte idéia. “A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantém separados”. (LARAIA, 2003, Pág.10).

Individualidade o nosso corpo e um só, mesmos músculos, articulações, porem cada um tem determinada personalidade, hábitos é culturas, e são essas diferenças que os torna  separados.

   Na primeira e segunda parte está sendo tratado o determinismo biológico e geográfico. O antropólogo na parte do determinismo biológico diz que não e determinante cultural. De acordo com Feliz Keesing “Não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais” Fala-se ainda “Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o inicio em situação conveniente de aprendizado” (LARAIA, 2003, Pág.17).

1.1DETERMINISMOS BIOLÓGICO E GEOGRAFICO

 

 O determinismo biológico e o qual têm os mesmos genótipos, no qual determina nossos comportamentos. Mas se for viver em outra cidade, estado, nossa cultura e aprendizado e modo de ser será outro.

   No Determinismo geográfico se traz três exemplos de lugares e tribos diferentes trazendo assim a seguinte idéia “o ambiente onde vivemos que condiciona a diversidade cultural”. Larraia fala que o nosso espaço geográfico, onde cada um vive reforça e o que determina nossa cultura, a cultura de vários povos tendo uma diversidade de ambiente físico. “ As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são importas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente”. (LARAIA, 2003, Pág.24).

1.2ATECENDENTES HISTÓRICOS DO CONCEITO CULTURA E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA

Abrange a vários estudiosos a cerca de cultura desde a história há muitos anos atrás, trazendo no livro o desenvolvimento da cultura.

No inicio deste capitulo traz a nós o conceito de cultura por vários estudiosos, cada um com definição e conceito histórico por diversos autores.

Entanto no desenvolvimento da cultura Tylor procura demonstrar que a cultura pode ser um objeto de estudo ainda explicando como a cultura que temos hoje se amplificou e evoluiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (229.8 Kb)   docx (405.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com