TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultura: Um conceito antropologico

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 4

            Cultura: Um conceito antropologico  

        Determinismo Geográfico e Biológicos, tais conceitos foram derrotados pelo surgimento da antropologia,no século XIX, o significados de tais teorias são: "Ações mecânicas das forças naturais sobre uma humanidade puramente receptiva." Sendo assim, homem era sujeito a dominações da natureza sem qualquer tipo de reação.         

        Tal teoria, é facilmente deposta, devido o domínio da natureza pelo homem -  Apesar da mesma, volta-se contra ele por uma relação de reciprocidade - O homem, um animal relativamente fraco comparado aos grandes predadores soube dominar os elementos naturais passando a ignorar o seu instinto de sobrevivência e submissões, rompendo com sua próprias limitações. A necessidade de sua espécie gerou sua evolução e consequentemente a construção de uma cultura. A qual se define,como tudo que produzimos.

         A ideia de cultura já havia aparecido com John Loke, classificando que a mente humana, não é nada mais que uma caixa vazia por ocasião do nascimento, dota de de capacidades ilimitadas de adquirir conhecimento, através de um processo denominado como ENDOCULTURAÇÃO.  Loke, nesta época já negava os determinismo biológicos.

        No século XVIII, as palavras cultura e civilizações estavam fora de sintonização, após obras de Edward Tylor, considerado como criador da antropologia. Foi primeiro a compor a definição de cultura, tais palavras foram sintetizadas e classificadas da mesma maneira. Sendo assim, foram definidas como qualquer possibilidade de realização humana.  Considerando-as como lineares e com uma única origem . Diferenciava-as apenas pelo seu grau de evolução (selvagem, bárbaros, civilizados). Julgava por relatórios etnográficos de seus visitantes, e não pelo seu próprio povo ou por sua experiência entre eles. Com, a utilização de seus métodos comparativistas, subjugava os povos exteriores ao padrão de vida europeia. Criando a Antropologia de Gabinete. É importante ressaltar, a marca de oposição a ideia de aquisição inata ou biologica.

        OBS 1: STOCKING DEIXA CLARO SOBRE A RELATIVIDADE CULTURAL, EM 1968,  ALEGANDO QUE ESTÁ RELACIONADA COM UMA EVOLUÇÃO MULTILINEAR. A UNIDADE DA ESPÉCIE SÓ SERÁ EXPLICADA PELA DIVERSIDADE CULTURAL.

   OBS 2: BOAS, REPRESENTOU A RUPTURA DISCIPLINAR. ERA OPOSITOR AO COMPARATIVISMO. ALÉM DE CRITICAR TYLOR PELO NÃO COMPREENDIMENTO DA ETNOGRAFIA DENTRO DO CONTEXTO PARTICULAR. ELABORANDO A TESE SOBRE O ESTUDO DAS CULTURAS SIMPLES E DA COMPREENSÃO DAS CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS E DOS MEIOS AMBIENTES. TAMBÉM, ALEGOU QUE É NECESSÁRIO INVESTIGAÇÕES HISTÓRICAS PARA DESCOBRIR O QUE PROVEM DE QUAL ORIGEM E CULTURA.

É IMPORTANTE CITAR, O TRABALHO DO FUNCIONALISTA MALINOSKI PELA SUPERAÇÃO DO COMPARATIVISMO, SUPERANDO A ANTROPOLOGIA DE GABINETE

        Após, definição de Taylor, inúmeros antropólogos tentaram definir cultura. Entre eles, Jacques Turgot - baseadas em trabalhos de Malinoski e White - definindo-a como " Possuidor de um tesouro de signos que tem a faculdade de multiplicar infinitamente, o homem é capaz de assegurar a retenção de suas ideias ERUDITAS, comunica-las para outros homens e transmiti-las para seus descentes." Porém, tal definição só poderia ser considerada aceitável, com a retirada da palavra erudita.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com