TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise situacional Unidade de saúde

Por:   •  4/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 9

Análise situacional

Unidade de saúde

        A unidade de saúde SESAU USF DR WAGNER JOSE BORTOTTO GARCIA MARIO COVAS localizada na Rua Leandro da Silva Salinas, nº 578, Bairro de Mario Covas, região urbana do Anhanduizinho em Campo Grande - MS.

        A unidade conta com 3 equipes de saude: Equipe 1 - Médica Luciana Soares de Souza, Enfermeira Suimara Gomes Mercado, Tecnica de enfermagem Célia Pacheco de Souza, Técnica de Enfermagem Luzia Bispo Portilho, Agente comunitário de saúde microárea 1 Zilda Cordeiro da Silva, Agente comunitário de saúde microárea 2Joela Perira Macedo, Agente comunitário de saúde microárea 3 Elizangela Assis Ramos da Silva, Agente comunitário de saúde microárea 4 Márcia da Silva Magalhães, Agente comunitário de saúde microáre 5 Rosana Arce de Araújo, Agente comunitário de saúde microárea 6 Luciene dos Santos Soares e o Agente de combate de endemias Marluce Escobar. As reuniões das equipes acontecem às segundas-feiras das 13h00min às 15h00min.

        Equipe 2 - Médico Generalista Fabricio Souza Libório, Enfermeira Ana Carolina da Silva Nogueira, Técnico de Enfermagem Lúcia Alves de Senna, Técnica de Enfermagem Wellen Rolão Borges da Silva, Agente comunitário de saúde microárea1Juliana Freitas de Oliveira, Agente comunitário de saúde microárea 2 Lucimar Reis da Silva, Agente comunitário de saúde microárea 3 Adeislon Rodrigues de Oliveira, Agente comunitário de saúde microárea 4 Claudia Leite Cardoso, Agente comunitário de saúde microárea 5 Eliane Moreira Nemézio, Agente comunitário de saúde microárea 6 Márcia Machado de Matos, Agente comunitário de saúde microárea 7 Thainara Caetano de Souza e a Agente de combate de Endemias Ana Lúcia Escobar. As reuniões das equipes acontecem às quartas-feiras das 14h00min às 16h00min.

        Equipe 3 Médico Generalista Alisson Xavier da Silva Ribeiro, Efefermeira Sonia Rodrigues Maciel Rodrigues da Silva, Técnico em Enfermagem Cintia de Almeida Nascimento, Técnico em Enfermagem Leidiane dos Reis Santos, Agente comunitário de saúde microárea 1 Ace Valdemiro Nunes, Agente comunitário de saúde microárea 2 Teodoro Júnior, Agente comunitário de saúde microárea 3 Ana Paula Pereira de Morais, Agente comunitário de saúde microárea 4 Lucas Bezerra Teodoro, Agente comunitário de saúde microárea 5 Adriano Garcia, Agente comunitário de saúde microárea 6 Benites Benites do Prado e Agente de combate de endemias Eliane Oliveira de Morais. As reuniões das equipes acontecem às segundas-feiras das 7h00min às 09h00min.

        A unidade conta com duas equipes de saude bucal. Equipe 1 composta pelo Cirurgião Dentista Kirk Lopes Cordeiro e Axiliar de Saude Bucal Marli Souza de Oliveira e equipe 2 Cirurgião Dentista Marta Helena dos Santos Lima e Auxiliar de Saude Bucal Simone da Silva Simo.

        A unidade conta tambem com uma equipe NASF (Nucleo Ampliado de Saude da Familia ), composta pela terapeuta ocupacional Gislaine S. F. Trentine, Fononaudiologa Manoeli Jara Damato, Nutricionista Priscila C. A. Ortiz, Ginecologista Analise de Paula Conceicao, Psicologo Paulo Carvalho e Pediatra Danielle Vieira Sodre.

                A estrutura do posto demanda de instalações ambulatoriais com 5 (cinco) salas de clínica básica, 1(uma) sala de odontologia, 1 (uma) sala de outros consultórios não médicos, 2 (duas) salas de curativo, 1 (uma) sala de imunização e 1 (uma) sala de nebulização.

        A unidade conta com as atividades de atenção básica e de média complexidade, e as atividades secundárias de consulta ambulatorial, apoio diagnóstico, entrega/ dispensação de medicamentos, promoção da saúde, prevenção oferendo os seguintes serviços especializados: atenção primária, imunização, serviço de atenção ao paciente tuberculoso, serviço de atenção ao pré-natal, parto e nascimento, serviço de controle de tabagismo e saúde da família. A unidade possui convênio com o SUS para atendimento ambulatorial. A unidade possui atendimento 24h sendo de demanda espontanea e com agendamento, possui farmácia, serviço social e serviço de prontuário ao paciente.

        A unidade trabalha com os seguintes programas de prevencao e cuidados a saude. Programa saude do idoso, programa saude da crianca, programa saude na escola, programa de controle de tabagismo, programa saude da mulher e programa de saude bucal.

        O Conselho Gestor de Saúde da unidade é um órgão colegiado composto por representantes dos segmentos: gestor, trabalhador e usuários das Unidades de Saúde e das Supervisões Técnicas de Saúde. O Conselho é uma forma de assegurar a participação popular na gestão dos serviços de saúde garantido por lei, sendo parte da

estrutura da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.

Comunidade

        O distrito sanitário do anhanduizinho é a mais populoso de campo grande, com uma população que gira em torno de 208 mil habitantes, a região do Anhanduizinho conta com 14 bairros: Aero Rancho, Centro-Oeste, Parati, Alves Pereira, América, Centenário, Guanandi, Jacy, Jockey Club, Lageado, Los Angeles, Pioneiros, Piratininga e Taquarussu. A região conta com 4 UBS (Unidade Básica de Saúde) e 15 UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) e entre elas está a USF DR WAGNER JOSE BORTOTTO GARCIA MARIO COVAS, localizada na micro-região do bairro Jardim Canguru.

        A região é de aspecto inteiramente urbano, com a maior parte da população vivendo em casas de alvenaria construídas em vilas, pequenas edificações prediais em condomínios. A coleta de lixo é realizada por empresas contratada pela prefeitura e e ocorre no mínimo duas vezes por semana. A maior parte dos bairros possui instalação de esgoto e fornecimento de água. são poucas as ruas sem asfalto e de acordo com a secretaria de obras, existem projetos para viabilizar mais ruas com asfalto. O sistema de transporte público abrange todos os bairros, tendo linhas de ônibus que percorrem em todas as extensões sendo que o terminal Guaicurus fica localizado na área. A região do anhanduizinho conta com 09 escolas da rede estadual de ensino e 10 da rede municipal, a maioria delas foram reformadas nos últimos anos e estão equipadas com quadras para atividades esportivas e possui 05 praças públicas com pistas de caminhada, aparelhos para exercícios físicos e paisagismo, está localizado nessa região o lago amor, um importante ponto turístico da região, também o parque olímpico Ayrton Senna, o parque ecológico Anhanduí e o museu José Antônio Pereira. Além dos recursos de lazer a população ainda conta com igrejas, associações de moradores e clube das mães.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com