TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades de adesão ao tratamento de Diabetes Mellitus tipo I

Por:   •  29/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: Fernanda de Souza Macabelo – RA: 8026483

CURSO: Enfermagem (Bacharelado)

Dificuldades de adesão ao tratamento

DISCIPLINA: Psicologia aplicada à Saúde

PROFESSORA: Elizabete Dias Flauzino

São Francisco do Guaporé-Ro

2018

Dificuldades de adesão ao tratamento de

Diabetes Mellitus tipo I.

A Diabetes Mellitus é uma doença crônica associada a complicações micro e macro vasculares de elevada morbimortalidade, requerendo cuidado contínuo, educação permanente e suporte para prevenção de complicações agudas e redução do risco de complicações crônicas. Ela é caracterizada devido a elevação da glicose (açúcar) no sangue acima da taxa normal sendo assim (hiperglicemia). A taxa normal é de aproximadamente entre 60 a 110 mg% . Essa doença pode ser causada por vários fatores devido a isso a adesão ao tratamento dos portadores de Diabetes mellitus tem sido um grande problema de saúde pública .

História: José Carvalho

José é um idoso de 69 anos de idade , portador de diabetes mellitus , reside nada cidade de São Francisco do Guaporé-Ro, viúvo porém mora com sua filha mais velha e seus netos.

Seu José tem grandes dificuldades para conseguir manter sua taxa de glicemia normal, ele faz uso da medicação glibenclamida , o mesmo relata tomar o medicamento somente quando se lembra e para ajudar não segue as orientações dada pelos profissionais de saúde .E devido a isso sua situação só vai se agravando cada dia mais .

Devido a essa grande adesão ao tratamento nós como profissionais decidimos começar a fazer visitas domiciliares para melhor orientação para o paciente e familiares. Pois apesar de nós desempenhar um papel vital, a responsabilidade pelo tratamento reside , em ultima instância no doente e sua família.

Foram orientados sobre que seu José terá que começar a tomar a medicação conforme prescrição medica, será necessário mudar sua alimentação e praticar algum tipo de atividade física para não acarretar outras doenças , e assim podendo controlar sua diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com