TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA INSULINA NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 1

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

NÚBIA BESSA DE MORAES RA: 470.074.288-78

O USO DA INSULINA NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 1

Projeto de pesquisa entregue, como exigência parcial da disciplina de Ciênc. Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hepático, para a obtenção da apresentação da disciplina na Faculdade Anhanguera de Taubaté, sob a orientação da Prof. Ana Maria  

                                                 

.

TAUBATÉ- SP

MAIO//2018

  1. INTRODUÇÃO

O Diabetes Mellitus é caracterizado como uma doença que provoca disfunção no metabolismo da glicose, e tem como elemento determinante um acúmulo demasiado de glicose no sangue, e consequentemente a falta da insulina. A insulina é um hormônio que regula a taxa de glicose que se obtém por meio dos alimentos e funciona como fonte de energia. No Brasil possui mais de 13 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes, o que representa 6,9% da população”. (SBD, 2017).

A diabetes mellitus é classificada em: DM tipo 1 (DM1), DM tipo 2 (DM2) e diabetes mellitus gestacional (DMG). (FERREIRA, 2011).

O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença metabólica crônica caracterizada por uma deficiência de insulina, a qual é determinada pela destruição das células produtoras de insulina do pâncreas. Este processo, mediado pelo sistema imunológico, ocasiona um quadro permanente de hiperglicemia o qual é característico da patologia. Invariavelmente há necessidade de reposição insulínica exógena. (FERREIRA, 2011)

Nesta doença existem alterações no metabolismo de hidratos de carbono, lipídios e proteínas, assim como alterações estruturais em diversos sistemas orgânicos incluindo microangiopatia (retinopatia, nefropatia e neuropatia) e macroangiopatia (doença coronariana, insuficiência arterial periférica, etc.). (SILVA. BALDA, 2016, vol. 42,

 Un. 2.)

Nesse contexto, as medidas de prevenção tornam-se as únicas estratégias de redução da morbimortalidade causada por essa doença. Para Paiva, Bersusa e Escuder (2006), o controle metabólico rigoroso associado a medidas preventivas e curativas relativamente simples são capazes de prevenir ou retardar o aparecimento das complicações crônicas do DM, resultando em melhor qualidade de vida ao indivíduo diabético.

A atuação da equipe interdisciplinar de forma contínua, persistente, e em conjunto com o paciente e familiar pode minimizar o surgimento

Das complicações advindas da falta de cuidado e no manejo do paciente ao longo do tempo (HASHIMOTO, 2006).

O DM é uma doença que necessita de mudanças que duram toda a vida e seu tratamento exige uma terapia médico nutricional, medicações diárias, exercícios físicos programados, automonitorização da glicemia, cuidados com o corpo, educação permanente e modificação comportamental.

Desse modo, torna-se necessário uma ação educativa para instruir

e conscientizar o diabético da importância do seu conhecimento sobre a DM como parte integral do cuidado, proporcionando um melhor convívio com a doença, tornando-o protagonista de seu tratamento, assim controlando a patologia e suas complicações (BIRAL; CARDOSO, 2015).

No site do Ministério da Saúde, a vários páginas, artigos e eventos que que se relacionam ao diabético.

Eles falam sobre o Programa Farmácia popular no Brasil, onde o diabético recebe seu medicamento ‘insulina’ mais barata ou até mesmo de graça, tiram suas dívidas a respeito.

Há o calendário da saúde onde, 14/11 e o dia mundial do Diabetes.

Há também estudos e biografias de Dr.s que falam a respeito da doença.

Nele também mostra os índices do DM1 no pais. (Onde ouve um aumento de 9%).

E também fala sobre novas pesquisas, novos tratamentos, novas descobertas. (Ministério da Saúde, 2018.)

  1. OBJETIVO:

Este projeto tende a compreender o tratamento de pacientes com diabetes tipo 1;

E a prescrição médica no uso e administração da  insulina em pacientes (DM1).

  1. METODOLOGIA

Este trabalho está pautado em revisão de literatura, de caráter exploratório e descritivo. Os dados foram selecionados de acordo com artigos científicos, e dissertações encontradas em banco de dados online, sendo: Sociedade Brasileira de diabetes, BiBlioteca Virtual da Saude e livros científicos. Utilizou-se também o acervo da biblioteca da Faculdade Anhanguera de Taubaté. O critério de busca foi com base em Diabetes Mellitus tipo 1 é seu tratamento com o uso da insulina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com