TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Normas Regulamentadoras

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Este trabalho vem com o propósito de apresentar um acidente de trabalhado ocorrido em uma obra de um edifício comercial na cidade de São Vicente, nele irá conter algumas reportagens que saíram mídia, e irá mostrar as NR infringidas, tentando esclarecer da melhor forma possível a analise critica da mesma. Por meio de uma pesquisa aprofundada estarei esclarecendo duvidas e tentando transmitir o máximo de informações adquiridas por meio de dados coletados.

Trabalhador sofre duas paradas cardíacas após receber choque em obra de São Vicente

De A Tribuna On-line (Quinta-feira 13/03/2014 às 22h20min)

Um trabalhador sofreu duas paradas cardíacas após receber uma descarga elétrica em um prédio em construção, no Centro de São Vicente. A vítima está internada, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de São Vicente, antigo Crei.

O acidente aconteceu nesta quinta-feira, em um prédio localizado no cruzamento entre a Rua Benjamin Constant coma XV de Novembro. Segundo testemunhas, a vítima, um homem de 32 anos, trabalhava na armação de ferros para concretagem. Ele usava um equipamento para enrolar arame quando recebeu a descarga.

Segundo o delegado do 1º DP de São Vicente, Marcos Alexandre Alfino, o aparelho usado pela vítima estava uma bancada metálica, dentro de uma estrutura de ferro. “Então tudo ficou propício para que ocorresse o acidente. Agora resta saber se o trabalhador estava com as luvas, com os devidos materiais que impedissem esse choque elétrico”.

A construtora informou que, apesar de se tratar de um funcionário contratado por uma terceirizada, a empresa está prestando toda a assistência à vítima e a sua família.

Após ajudante ser eletrocutado, trabalhadores protestam em São Vicente

De A Tribuna On-line (Sexta-feira 14/03/2014 às 10h46min.)

Pelo menos oitenta trabalhadores da empreiteira responsável pela construção de um edifício comercial no Centro de São Vicente paralisaram as atividades na manhã desta sexta-feira. Ontem, o ajudante geral Valeriano Batista dos Santos, de 32 anos, trabalhava na obra, localizada na esquina das ruas Benjamin Constant e XV de Novembro, quando foi eletrocutado e sofreu duas paradas cardíacas.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracomos) está com carro de som diante do edifício em construção.

De acordo com informações da Administração Municipal, Santos segue internado, em estado grave, na unidade de terapia intensiva do Hospital Municipal de São Vicente, antigo Crei. " Está sedado e entubado, com quadro de febre".

O diretor do sindicato Roberto de Carvalho ‘Betão’ informa que os trabalhadores da empreiteira majoritária Serlan e da RA Construções, onde Santos é empregado, paralisaram as atividades em protesto à falta de condições de trabalho. "Os companheiros estão bastante revoltados e preocupados com a possibilidade de novos acidentes”, explica Betão.


Assembleia

O presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, fará uma assembleia com os trabalhadores, ainda nesta manhã, para decidir que medidas tomar diante do problema.

O sindicalista diz que os trabalhadores só voltarão ao trabalho quando a construtora e as empreiteiras comprovarem que todas as medidas de segurança do trabalho estão providenciadas.

Após acidente com operário em São Vicente, trabalhadores seguem de braços cruzados

De A Tribuna On-line (Sexta-feira 14/03/2014 às 18h26min.)

Cerca de 80 trabalhadores de uma obra, no Centro de São Vicente, onde na quinta-feira um operário sofreu duas paradas cardíacas após receber um choque, farão, na próxima segunda-feira, uma assembleia para definir se irão retomar as atividades no local. Após o acidente, os operários decidiram paralisar as atividades.

O ajudante geral Valeriano Batista dos Santos, de 32 anos, está internado, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de São Vicente, antigo Crei.
O acidente ocorreu em um prédio localizado no cruzamento das ruas Benjamin Constant e XV de Novembro. Segundo testemunhas, a vítima trabalhava na armação de ferros para concretagem. Ela usava um equipamento para enrolar arame quando recebeu a descarga elétrica.

No momento do choque, o operário estava em uma bancada metálica, dentro de uma estrutura de ferro.  

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Santos, Roberto de Carvalho, o Betão, os trabalhadores da empreiteira majoritária e da RA Construções, onde  Valeriano é empregado, estão preocupados com a possibilidade de novos acidentes.

Suspensa paralisação de obra em São Vicente

Na assembléia na manhã desta segunda-feira (17), os 80 operários da obra onde houve grave acidente, na quinta-feira (13), em São Vicente, resolveram voltar ao trabalho, paralisados desde a manhã de sexta (14).


Isso porque a Serlam Incorporação e Construção Ltda. assinou acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracomos) sobre normas de segurança.


Mas o ajudante geral Valeriano Batista dos Santos, de 32 anos, que recebeu forte descarga elétrica e teve duas paradas cardíacas, continua internado, em estado grave.


Segundo o diretor do sindicato Roberto de Carvalho ‘Betão’, o trabalhador, “ao contrário do divulgado pela empreiteira RA Construções, onde é registrado, não abriu os olhos nem se mexeu desde o acidente”.


Valeriano está na unidade de terapia intensiva do Hospital Municipal de São Vicente, antigo Crei. O edifício em construção, Helbor, fica na esquina das ruas Benjamin Constant e XV de Novembro, Centro.


Segundo o presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, que coordenou as negociações e conduziu a assembléia desta segunda-feira, o acordo será implantado nesta semana.


O documento estabelece, por exemplo, que, nesta terça-feira (18), a construtora apresentará projeto de canteiro de obras com área de vivência para refeitório, banheiro, vestiário, bebedouros e sanitários.

        
O fornecimento de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores também está no acordo, além de fiscalização freqüente de técnicos de segurança.

        
Macaé e ‘Betão’ adiantaram à empresa que o sindicato visitará constantemente a obra, para verificar se o acordo será respeitado, alertando que novas paralisações não estão descartadas, em caso de acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com