TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Clinica de um paciente internado por trombose venosa

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.840 Palavras (12 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

3º PERÍODO TARDE  

DISCIPLINA DE BASES SEMIOLÓGICAS E ASSISTÊNCIA

 DE ENFERMAGEM

ERICA ELLEN ROCHA ALENCAR

ERYKA HAYLLANE DA CUNHA RÊGO

ISABEL CRISTINA DE LIMA SOUSA

RAYANNE MARTINS DE ARAÚJO

AVALIAÇÃO CLÍNICA DE UM PACIENTE INTERNADO POR TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

PROFESSORA: ERIDA DE OLIVEIRA SOARES

TERESINA-PI

2017

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

3º PERÍODO TARDE

DISCIPLINA DE BASES SEMIOLÓGICAS E ASSISTÊNCIA

 DE ENFERMAGEM

AVALIAÇÃO CLÍNICA DE UM PACIENTE INTERNADO POR TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

Avaliação clínica solicitada como recurso avaliativo, da disciplina de BASES SEMIOLÓGICAS E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ministrada pela professora ERIDA DE OLIVEIRA SOARES

TERESINA-PI

2017

SÚMARIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................ 2
  2. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) .........2
    2.1. ANEXO 1...............................................................................................3
  3. DIAGNÓSTICO ............................................................................................4
  4. PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA.........................................................4
    4.1. INTERVENÇÕES...................................................................................6
  5. AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM................................................................8
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................10
  7. REFERÊNCIAS............................................................................................12

1- INTRODUÇÃO

No dia 26 de maio de 2017, ás 14:00 horas, nos dirigimos ao hospital Mariano Castelo Branco para realizar uma atividade prática, como critério de avaliação da disciplina de Bases Semiológicas e Assistência de Enfermagem, conforme solicitado pela professora, uma avaliação clínica de um paciente internado. O paciente a qual avaliamos, foi a R.G.P, que se encontrava internada com diagnostico medico de Trombose Venosa Profunda (TVP) no braço esquerdo, dentre as demais particularidades existentes no caso.

A trombose é um distúrbio vascular causado pela formação de um coágulo de sangue (trombo) dentro de um vaso sanguíneo (veia ou artéria), impedindo ou interrompendo o fluxo de sangue. No caso da TVP, que é uma doença potencialmente mais grave que causa a formação de coágulos no interior das veias profundas. Na maioria das vezes, o trombo se forma na panturrilha, mas também pode se instalar nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores. A TVP não costuma ser fatal, mas pode ser caso um coágulo se solte e embolize para os pulmões, isto recebe o nome de embolia pulmonar (EP).

Segundo Brunner, a trombose venosa pode ocorrer em qualquer veia, porém é observada com mais frequência nas veias dos membros inferiores, podendo acometer tanto as veias superficiais como as profundas dos membros. A trombose venosa profunda do membro superior não é tão comum quanto a trombose do membro inferior, e pode ser o resultado de doenças ou lesões nas veias das pernas, imobilidade por qualquer motivo, fratura, certos medicamentos, obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária.

Ainda segundo Brunner, um problema importante associado ao reconhecimento da TVP reside no fato de        que os sinais e os sintomas são inespecíficos. A mesma afirma que, com a obstrução das veias profundas, surgem edema e aumento do        membro, visto que o fluxo do sangue venoso é inibido. A quantidade de edema pode ser determinada medindo-se a circunferência do membro afetado em vários níveis com        uma fita métrica e comparando um membro com o outro no mesmo nível, a fim de detectar as diferenças de tamanho. Se ambos os membros        estiverem edemaciados, pode ser difícil detectar uma diferença de tamanho. O membro afetado pode estar mais quente do que o membro sadio, e as veias superficiais podem parecer mais proeminentes.

Como sintomas da TVP tem-se o edema do braço, antebraço e mão, precedido ou não de dor na face interna do braço ou na axila, acompanhado de veias dilatadas ou mesmo de circulação bem definida no ombro, no espaço deltopeitoral e na parede torácica caracterizam o bloqueio à circulação venosa. A ausência de linfangite na face inicial serve de excelente orientação para o diagnóstico diferencial. A sensação de peso referida pelo paciente está na dependência do volume do edema, bem como o desconforto e até mesmo certo grau de impotência funcional, que impede a movimentação do membro. Pode ocorrer modificação da pele, particularmente cianose dos dedos em determinadas posições. A elevação do membro tanto faz melhorar como acentuar os sintomas.

Como já citado a TVP é um distúrbio mais comum nas pernas pois as veias são mais longas e estão mais distantes do coração, uma vez que é para onde o sangue tem que voltar. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, somente no Brasil, cerca de 120 mil novos casos de trombose venosa profunda são diagnosticados por ano.

Barbosa (2011) ainda afirma que para se obter um diagnóstico mais preciso de um edema e a profundidade de seu problema deve-se fazer um exame físico que também irá diagnosticar outros sintomas tais como o eritema, a dilatação do sistema nervoso periférico, o aumento da temperatura assim como o empastamento muscular com dor à palpação.

A paciente R.G.P. relatou algia no MMSS, edema e vermelhidão, o que condiz com patologia de TVP, segundo a literatura consultada.

2- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA A ENFERMAGEM (SAE)

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

3- DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM (NANDA)

DIAGNOSTICO E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM

Diagnóstico de enfermagem

(NANDA)

Assistência de enfermagem

Justificativa cientifica

Hipertermia relacionada à flebite caracterizada por aumento da temperatura.

Orientar o paciente quanto às complicações da doença; atentar aos sinais e sintomas das doenças e condições associadas à TVP; Prover conforto e bem-estar ao paciente.

Detecção do quadro infeccioso relacionado à TVP e observância da evolução do estado clínico do paciente.

Perfusão tissular periférica ineficaz relacionada à trombose venosa profunda caracterizada dilatação do sistema venoso superficial.

Manter membros elevados a 45 graus; aplicar terapia compressiva com meia elástica assim que possível ou conforme prescrição médica; estimular exercícios para ativação da bomba muscular da panturrilha em parceria com o Fisioterapeuta.

Auxilia o fluxo sanguíneo venoso e aumento da atividade fibrinolítica do endotélio venoso, estimulando a anticoagulação.

Dor aguda relacionada ao processo infeccioso do sistema venoso periférico caracterizado por EVA 10 (Escala Visual Analógica que determina a intensidade da dor do paciente).

Observar e anotar características da dor; administrar analgesia conforme prescrição médica; avaliar sinais vitais de 1 em 1 hora.

O controle da dor é um fator determinante no tempo de hospitalização pois influencia diretamente na melhora no quadro geral do paciente.

Mobilidade física prejudicada relacionada restrição dos movimentos caracterizada por enfraquecimento musculoesquelético e dor.

Estimular movimentação ativa e/ou passiva no leito; administrar analgesia regular conforme prescrição médica;

Fornecer conforto ao paciente.

A deambulação precoce auxilia a circulação sistêmica, melhora da autoestima, autonomia, prevenção de ulcera por pressão e minimização dos riscos do desenvolvimento da TVP, além de prevenir a ocorrência da síndrome por desuso e ulcera por pressão.

Risco para hemorragia digestiva relacionado a sangramento por uso de Anticoagulantes.

Observar e relatar presença de sangramentos; atentar-se para ocorrência de trombocitopenia; verificar sinais vitais de 1 em 1 hora.

Importante para controle e risco de anemias e quadros de hipotensão severas.

Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem faz referência a alguns diagnósticos de enfermagem pertinentes ao risco potencial de TVP, bem como suas complicações como doença já instalada. Ao ser apresentado, o diagnóstico de Enfermagem é o principal norteador para as ações de cuidados da equipe de enfermagem, para que todas as lacunas sejam preenchidas e a qualidade na assistência seja obtida com êxito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (685.3 Kb)   docx (567.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com