TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) EM UM HOSPITAL DE ENSINO

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) EM UM HOSPITAL DE ENSINO

Introdução e Objetivos: O farmacêutico residente através de suas ações clínicas auxilia a equipe médica com o objetivo de tentar garantir uma terapia mais adequada por meio das intervenções farmacêuticas (IF). Diante disso, o presente estudo tem como objetivo descrever as IF realizadas em pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) adulta.

Métodos: Estudo descritivo e quantitativo, desenvolvido em um hospital de ensino, no período de janeiro a março de 2017. A análise da farmacoterapia foi desenvolvida por meio de consulta ao prontuário e prescrições, permitindo assim, a identificação dos possíveis problemas relacionados aos medicamentos (PRM) e posteriormente, se necessário, realizava-se a IF, definida como uma intervenção junto à equipe multidisciplinar visando a otimização da farmacoterapia.

Resultados e discussão: Foram avaliados 74 pacientes, com idade média de 61,84 anos, sendo 55,40% do sexo masculino. A principal causa de internação na UTI foram decorrentes de problemas cardiovasculares (31,06%). Durante a monitorização da farmacoterapia foram avaliadas 197 prescrições, com média de 7 medicamentos fixos e 4 medicamentos “se necessário” por prescrição. Foram realizadas intervenções em 7,6% das prescrições, dentre estas, troca de horário (73,35% - medicamentos: sinvastatina, omeprazol e levotiroxina); incompatibilidade (6,66%); reconciliação (6,66% - amitriptilina) e PRMs via sonda nasoentérica (13,33% - metoprolol succinato). Entre as intervenções, foram aceitas (33,33%), não foram aceitas (40,00%) e outras 26,66% foram excluídas por motivo de óbito ou alta.

Conclusão: Este trabalho fundamenta-se na crescente preocupação com a segurança do paciente e diante dos resultados apresentados pode-se concluir que as IF possibilitam a otimização da farmacoterapia junto à equipe multiprofissional de saúde, permitindo detectar problemas relacionados a farmacoterapia, prevenindo danos e possivelmente diminuindo os dias de internação hospitalar e custos na instituição. Palavras-chave: uso de medicamentos, assistência ao paciente. Declaramos não haver conflito de interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com