TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES INTERNADOS VÍTIMAS DE FRATURAS DE FÊMUR NO BRASIL

Por:   •  17/1/2016  •  Monografia  •  9.399 Palavras (38 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1]

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

JOSÉ HENRIQUE TENÓRIO DE SOUSA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES INTERNADOS VÍTIMAS DE FRATURAS DE FÊMUR NO BRASIL

PATOS - PB

2015


JOSÉ HENRIQUE TENÓRIO DE SOUSA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES INTERNADOS VÍTIMAS DE FRATURAS DE FÊMUR NO BRASIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado às Faculdades Integradas de Patos-FIP, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia, pela referida instituição.

 Orientador:

Prof. Ms. Felipe Longo Correia Araújo

PATOS – PB

2015

JOSÉ HENRIQUE TENÓRIO DE SOUSA[pic 2]

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES INTERNADOS VÍTIMAS DE FRATURAS DE FÊMUR NO BRASIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Fundação Francisco Mascarenhas - Faculdades Integradas de Patos, para obtenção de diploma de Bacharel em Fisioterapia pela referida instituição.

Aprovado em: ______/_____/_______

____________________________________________________________________

        PROF. MS. FELIPE LONGO CORREIA ARAÚJO

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

(ORIENTADOR – 1º MEMBRO)

____________________________________________________________________

PROF. ESP. CELIO DINIZ MACHADO NETO

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

        (2° MEMBRO)        

____________________________________________________________________

PROFª. MS. NECIENNE DE PAULA CARNEIRO PORTO

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

(3° MEMBRO)

PATOS-PB

2015

[pic 3]

“Dedico este trabalho a minha família, em especial a minha mãe Edivane que sempre me apoiou ao meu pai Airton, a minha irmã Thalita, as minhas avós César e Judite, que me deram força para vencer os obstáculos dessa jornada.”

AGRADECIMENTOS[pic 4]

Agradeço a DEUS em primeiro lugar, pois sempre me guiou, dando força em todos os momentos de provação.

A minha família, a qual sempre me deu ânimo em dias difíceis que passei e não foram poucos. Sem seu apoio não teria chegado a lugar algum, sempre estiveram a minha esquerda e direita.

A minha namorada, Kaline Farias da Nóbrega, sempre me apoiando, pessoa com a qual cresci muito como ser humano.

As minhas tias de coração, Tia Dora e Tia Neta, que sempre me apoiaram e me ajudaram nos mementos em que mais precisei.

Ao Dr. André de Sá, meu primeiro orientador como monitor na disciplina de Anatomia do Aparelho Locomotor, que me possibilitou ter o primeiro contato e vivência com o ensino de uma disciplina nobre da área da saúde, ao qual me transmitiu conhecimentos que me formou em minha vida acadêmica.

A Dra. Rúbia Karine Diniz Dutra exímia profissional e de caráter ímpar, passei dois anos como orientando na disciplina de eletrotermofototerapia, onde sua simplicidade a torna grande pessoa e dentre muitos será um ensinamento que se perpetuará em minha vida.

Aos meus amigos em especial a Jerry Kássio Oliveira Pereira, uma pessoa simples de fácil amizade e caráter único, ao qual também me transmitiu muito conhecimento.

A todos os profissionais da Clínica Escola, em especial a Adeildo Dias, Ana Karine, Débora Mendonça de Araújo, Viviane Guedes e Tamires Guedes, pessoas as quais sempre pude contar pessoal e profissionalmente.

Ao Dr. Cláudio Roberto, meu primo, que nas horas que mais precisei me apoiou e me deu muita força. A minha tia Dione Márcia que me ajudou, e sempre nas horas mais difíceis tive apoio.

Ao meu professor Ms. Felipe Longo pelo apoio e aceitação como meu orientador. A Lavoisier Morais que se mostrou um grande amigo no transcorrer do curso e todos os professores que me formaram na minha vida acadêmica.[pic 5]

A todos os amigos que fiz em toda minha vida acadêmica, nas monitorias e projetos de extensão que me fizeram crescer profissionalmente.

[pic 6]

NASCEMOS CAINDO E MORREMOS CAINDO E NA DOR NOS FORTALECEMOS

 Henrique Tenório

RESUMO[pic 7]

INTRODUÇÃO: Os principais fatores de risco para quedas e fratura de fêmur são: idade, gênero, uso de drogas psicotrópicas, consumo abusivo de álcool, tabaco, osteoporose, menopausa precoce, perda de equilíbrio, perda da capacidade cognitiva, acidentes automobilísticos e outros. OBJETIVOS: Traçar o perfil epidemiológico dos pacientes internados vítimas de fraturas de fêmur no Brasil. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos, à pesquisa é classificada como sendo de caráter explicativo. Sendo coletada no DATASUS. RESULTADOS: No ano de 2014 teve-se um total de 85.999 acometidos por fratura femoral, destes são do gênero masculino 5.516 e 14.726 do gênero feminino. Foi observado que houve uma prevalência de mortalidade de 9,09% nos homens e 6,59% nas mulheres, com um custo anual em 2014 de 180.944.352,70, sendo 96.919.999,5 com os homens e as mulheres representando 84.024.353,2. CONCLUSÃO: o maior tempo de permanência intrahospitalar compreende o grupo feminino com uma média de 8,7 dias naquelas com 45-49 anos, e a fratura femoral acomete mais homens na faixa etária de 20-24 anos, bem como o maior índice de mortalidade, com 9,09% naqueles com mais de 80 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.7 Kb)   pdf (544.6 Kb)   docx (410.4 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com