TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioetica Juramento de Enfermagem

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.170 Palavras (17 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE EMESCAM

CÓDIGO DE ÉTICA/ JURAMENTO DA ENFERMAGEM

VITÓRIA

2017


                                

CÓDIGO DE ÉTICA/ JURAMENTO DA ENFERMAGEM

                        

VITÓRIA

2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................................03

  2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 05

  1. Simbologia aplicada à Enfermagem                                                                       05  

  2. História do Símbolo                                                                                                  05

  3. Juramento da Enfermagem                                                                                     06

  4. Código de Ética                                                                                                         06

  5. Ética Profissional                                                                                                      07

  6. Princípios fundamentais                                                                                          07

  7. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem                                               07

  1. CONCLUSÕES............................................................................................................17

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS............................................................................18


  1. INTRODUÇÃO

    A ética está relacionada com o modo de ser e o caráter de cada ser humano. Desde cedo já somos moldados por aquilo que é considerado como certo ou errado em nossa sociedade. Porém, cabe a nós decidirmos se queremos ou não seguir esses preceitos.

    Durante todo nosso desenvolvimento, somos influenciados a desenvolver um pensamento crítico sobre tudo que está relacionado com o nosso modo de vida. E se pararmos para pensar, voltando nosso olhar para a vida acadêmica, percebemos que a escola trazia em si um papel muito além do ligado ao aprendizado, ela se dedicava a formação de cidadãos para a sociedade.

    Formar cidadão requer prepararmos alguém que seja capaz de conviver de forma harmônica e respeitosa entre um meio social. A ética / moral está vinculada a esta formação, pois ela diz respeito ao modo de vida de cada pessoa, se essa vive bem consigo mesma e com os outros. Pois como já dizia Kant; "A moral não é apenas a doutrina que nos ensina como devemos ser para que nos tornemos felizes, mas como devemos agir para que nos tornemos dignos de felicidade pelo caminho da imposição de normas a nos mesmos".

    Essa ideia vem sendo aplicada desde a antiguidade, em que se desenvolveram leis para que se estabelecesse uma ordem social entre as pessoas. No entanto, com o passar dos anos ela foi sendo reforça e aplicada a cada profissão.  

    Na enfermagem, por exemplo, entendeu-se a necessidade de se reforçar as relações que existem entre o ambiente profissional desenvolvendo um Código de Ética que inclui os princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta da ética dos profissionais de enfermagem. Levando em consideração a assistência da população, centrado na pessoa, família e coletividade e nos interesses profissionais e sua organização.

    A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que visem um bem coletivo. O aprimoramento do comportamento profissional volta-se as relações de trabalho com reflexo para o campo científico e político em que o enfermeiro, dentro das suas obrigações, tem o direito de negar realizar um procedimento, visto que dentro do código de ética há leis as quais lhe oferece essa proteção.


    E é dentro desse contexto de leis, que esse trabalho vem discutir quais são os direitos, deveres, responsabilidades e proibições desempenhados pelo enfermeiro dentro da sua profissão, segurado pelo Código de Ética. Há ainda o que diz respeito ao Juramento da Enfermagem, ritual que segue como princípio o comprometimento desses futuros profissionais ao aplicarem o cuidado aos seus pacientes, aderindo à responsabilidade de atenderem as suas necessidades independentes da situação ou de quem as necessite.

    Pois a enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia em consonância com os preceitos legais. Visando satisfazer as dependências da população, as garantindo acesso aos serviços hospitalares e integridade a assistência. O profissional da enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as dimensões. Exercendo suas atividades com competência para a promoção da saúde e bem-estar do ser humano em geral.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  Simbologia Aplicada à Enfermagem

   O Símbolo da Enfermagem é representado pela lâmpada à óleo (forma de uma lamparina grega) acesa, uma cobra e a cruz vermelha. Juntos, esses elementos representam essa profissão que se traduz em zelo, cuidado e respeito.

  Segundo a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Resolução COFEN-218/1999), os significados atribuídos ao símbolo da enfermagem são:

  • Cobra: magia, alquimia, uma vez que representa o renascimento ou a cicatrização
  • Cobra + cruz: ciência
  • Lâmpada: caminho, ambiente
  • Seringa: técnica
  • Cor: Verde esmeralda
  • Pedra símbolo: Esmeralda

  1. História do Símbolo

     A escolha do símbolo da enfermagem remonta ao século XIX. É uma homenagem a uma aristocrata inglesa chamada Florence Nightingale (1810-1920), a qual dedicou sua vida à profissão de enfermeira. Por ocasião da Guerra da Crimeia (1853-1856), Florence trabalhou dedicadamente para cuidar dos feridos. Na base militar de Scutari(Turquia Otomana), ela interviu principalmente nas questões de higiene pessoal, salubridade, medicações básicas e alimentação. Muito dedicada e cuidadosa, Florence caminhava todas as noites pelos corredores das tendas dos enfermos, a fim de visitar os pacientes feridos. Sempre carregava uma lamparina que iluminava suas rondas noturnas. Por esse motivo, ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com