TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Bioética no exercício profissional de enfermagem

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO EDUCACIONAL DO NORTE DE MATO GROSSO (IENOMAT)

FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF)

CURSO DE ENFERMAGEM

Curso: Enfermagem

Atividade 2 – Elaboração de Resenha

Disciplina: Ética e Bioética no exercício profissional de enfermagem

Período: 4º semestre

Professor: Dr. Moisés Ambrósio

Acadêmico:

1. Escolha um artigo científico relacionado ao curso e elabora uma resenha crítica seguindo as 7 etapas abaixo:

1. Identifique e apresente a obra analisada;

2. Faça um panorama inicial;

3. Descreva a estrutura da obra;

4. Discorra sobre conteúdo;

5. Faça sua análise crítica;

6. Identifique o público-alvo e faça recomendações

7. Discorra um pouco sobre o autor (es).

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Paulo Freire

Anexo I – Modelo de Resenha

ANÁLISE DE PERCEPÇÕES E AÇÕES DE CUIDADOS BUCAIS REALIZADOS POR EQUIPES DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO

Este artigo foi elaborado por Rodolfo José Gomes de Araújo, Layla Cristine Gomes de Oliveira, Leila Maués Oliveira Hanna, Adriano Maia Corrêa, Liliane Helena Vilar Carvalho e Nair Carolina Ferreira Alvares, publicado pela Revista Brasileira de Terapia Intensiva, volume 21, número 1, com 7 páginas, sendo submetido em 26 de junho de 2008 e aceito em 21 de fevereiro de 2009.

O artigo descreve a metodologia de coleta de dados, para avaliar as percepções e ações da equipe de enfermagem, quanto aos cuidados de saúde bucal prestados aos pacientes internados em unidades de tratamento intensivo durante o processo de higienização bucal diário ao qual têm sido submetidos.

Os autores buscaram identificar sobre o conhecimento que as equipes de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) tem sobre o procedimento de higienização oral, se há presença de um cirurgião-dentista e também a procedência de patologias orais relacionado a técnica de maneira ineficaz.

O trabalho está estruturado da 38 á 44, no início com título em português e abaixo em inglês, na primeira página no canto esquerdo tem todas as informações dos autores, tais como nome completo, suas especialidades/formações e contato. A obra foi organizada em a) resumo (½ página), b) introdução (1 página e ½), c) métodos (1 página), d) resultados (1 página), e) discussões (2 páginas), f) conclusão (½ página), g) abstract (½ página), h) referências. Em todas as páginas, exceto na primeira as numerações das páginas estão no canto superior direito e no esquerdo está o título do artigo, já no rodapé inferior o nome da revista, volume, nº e ano.

No artigo, foi descrito sobre a equipe de enfermagem, que atuam em UTIs de hospitais públicos e particulares localizados na cidade de Belém - PA, durante o período de junho a novembro de 2007, foram entrevistados cerca de 402 profissionais de enfermagem (técnicos, auxiliares de enfermagem e enfermeiros), por meio de 18 questões de multiplicas escolha, com objetivo de avaliar o perfil do corpo de enfermagem, como também o conhecimento deles em relação ao procedimento de higienização bucal.

De acordo com isso, os resultados obtidos foram que praticamente em todas as UTIs não apresentavam a presença do cirurgião-dentista, porém os profissionais da equipe consideraram necessário a presença deles. Além que as infecções da boca podem comprometer a saúde geral do corpo e a higienização é importante, porém nem sempre o exame da cavidade bucal é executado, mas os profissionais de enfermagem, tem o conhecimento sobre a técnica de escovação e higiene da mucosa e sabem sobre os aspectos normais da cavidade oral, porém, se tratando de alterações quase a metade desconhecem. Concluindo assim, que seria interessante as unidades hospitalares disponibilizar treinamentos específicos para as equipes de UTIs adquirir conhecimentos sobre a saúde bucal e os cuidados de enfermagem.

Os autores tiveram como principal abordagem buscar analisar a falta de higienização bucal pelos enfermeiros em UTI, porém deveriam ter abordado mais sobre as consequências do que podem trazer, e de acordo com o estudo a maioria dos profissionais falaram que não realizam o procedimento e por conta disso deveriam ter abordado mais em orientações sobre as técnicas corretas de higienização, principalmente para pacientes sob ventilação mecânica que são pacientes que se encontram em estado mais crítico, e também explicar sobre os métodos de controle da placa bacteriana e os matérias utilizados para minimizar isso.

Além de enfatizar sobre os treinamentos para esses profissionais, sabendo que na maioria das UTIs principalmente as do SUS não há presença do cirurgião-dentista, poderia ter disponibilizado mais orientações sobre os cuidados corretos. Por fim, para melhor compreensão poderiam ter estruturado os verbos de maneira mais uniforme, pois em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com