TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioetica em enfermagem do trabalho

Por:   •  13/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  1.789 Visualizações

Página 1 de 9




1.INTRODUÇÃO

Falar sobre o comportamento do profissional de enfermagem nesse trabalho foi fundamental para o desempenho dentro da área na qual vamos nos formar, mostrando que todo profissional da área tem que satisfazer a necessidade de saúde da população e da defesa de princípios das práticas públicas, fazendo suas atividades com competência para promover o ser humano na sua integralidade baseado nos princípios éticos.

Sabemos que convivência social exige o estabelecimento de normas, deveres e direitos, que variam de acordo com o contexto em que estamos inseridos, e daí vem a Ética, dessa necessidade intrínseca do ser humano de pautar seu comportamento em normas socialmente estabelecidas e aceitas. (Padilha, 1995)

Sobre as práticas de saúde, surge nos Estados Unidos na década de 70 a Bioética, que se ocupa em disciplinar as práticas assistenciais no campo da saúde, estabelecendo quatro princípios: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça, que primam pelo respeito ao indivíduo, entendendo que a ética nas atividades em saúde não deve ser pontual e sim, uma postura adotada pelos profissionais que devem assumir a responsabilidade social e respeitar o direito à cidadania. O enfermeiro por sua vez tem direitos, deveres, responsabilidades, proibições, princípios, valores, respeito, excelência, objeções e humanização nas suas funções.

O objetivo deste trabalho é de uma forma concisa, aborda os princípios da bioética e a enfermagem do trabalho, fazendo ponte com os progressos de enfermagem e a necessidade crescente da presença desses fundamentos, dentro da área da enfermagem.


2.OBJETIVO

2.1 OBJETIVOS GERAIS:

 Auxiliar os profissionais de enfermagem a enfrentar as questões éticas/bioéticas que surgirão ao longo de suas carreiras. Esses conceitos básicos servem para que o profissional consiga se defrontar com um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira ética, se familiarizar com tais conceitos, associando-os com a ética profissional, principalmente nos aspectos relacionados à vida humana e assistência prestada com foco no cuidado humanizado.

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Compreender a importância da bioética.
  • Identificar os valores de referência racionalmente.
  • Saber como se comportar em relação às diversas situações da vida profissional em que surgem os conflitos éticos.

3.DESENVOLVIMENTO

3.1- BIOÉTICA 

Bioética é a parte da ética que trata das relações referentes a vida humana. Seu surgimento deu-se por vários acontecimentos distintos, porém inter-relacionados: as denúncias de abusos realizados nas pesquisas com seres humanos; as transformações no processo de ensino e do trabalho da equipe multiprofissional na área da saúde; a conquista dos direitos civis pelos movimentos sociais. A bioética surge como resposta aos problemas científicos, que envolvem a vida e a morte.

Os profissionais da área de saúde devem realizar uma reflexão ética para analisar suas práticas na dimensão e nos princípios da bioética. É necessário um espaço para realizar discussões no âmbito da ética, explorando princípios como a beneficência, a autonomia e a justiça.

A bioética trata de questões que envolvem o aborto, a reprodução humana, eutanásia, transfusão de sangue, clonagem, transgênicos e células tronco, tem como objetivo de determinar a responsabilidade moral dos pesquisadores, sem desestabilizar os costumes da sociedade, propiciando a modernidade por meio dos avanços tecnológicos e da ciência sem deteriorar o convívio social e a existência humana.


4 - BIOÉTICA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

A enfermagem possui uma especificidade que envolve uma situação constante de enfrentamento, lidar com a morte e com o sofrimento alheio. Para alguns profissionais, lidar com as situações de perda, sofrimento e dor reforça o compromisso de respeito entre profissional e o paciente, e entre os próprios colegas, pela necessidade de reconhecimento da fragilidade da condição humana.

O comportamento ético torna-se imprescindível para o sucesso da relação desenvolvida entre os profissionais de enfermagem e o paciente. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Resolução COFEN n. 311, de 2007), “constitui numa declaração pública visando ao aprimoramento do comportamento ético deste profissional”.

O código de ética prevê situações que aborda valores, questões morais e metas a serem alcançadas pela equipe de enfermagem. Dispõe, ainda, de medidas para garantir a assistência de enfermagem à população, baseadas nos princípios que regem as políticas públicas de saúde do país. Aborda as necessidades profissionais, que abarcam boas condições de trabalho, organização adequada do ambiente de trabalho e conduta profissional que leva a qualidade e segurança aos clientes e á própria equipe de enfermagem. Mas, principalmente o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem pressupõe a busca contínua dos profissionais por uma assistência de enfermagem de qualidade, sem risco e acessível a toda comunidade (Resolução COFEN n. 311, de 2007)

É importante ressaltar que, para manter as relações de trabalho adequadas e propiciar bons resultados, faz-se necessária a aplicação dos princípios éticos na atuação diária dos profissionais, oferecendo, assim, a possibilidade de manter um ambiente de trabalho harmônico para que as relações interpessoais fluam da melhor maneira possível. Para a enfermagem esses princípios éticos e bioéticos devem ser constantemente aplicados, por tratar-se de contato direto com seres humanos fragilizados pela condição da doença.


5 - PRINCÍPIOS DA BIOÉTICA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

Nessa perspectiva, o cuidar em enfermagem implica não somente a execução da técnica, e sim, sensibilizar-se com o sujeito assistido e ter empatia pelo ato de cuidar. Os princípios da bioética norteiam as práticas, decisões, procedimentos e discussões relacionadas aos cuidados em saúde.  São eles:

Autonomia: refere-se ao direito que o indivíduo assistido tem sobre si, a sua liberdade de escolha e poder de decisão. Para que os profissionais de saúde exerçam esse princípio é necessário respeitar o indivíduo, sua cultura, ideias e crenças. Nós da enfermagem, temos o dever de sermos educadores. A proximidade que temos com o paciente propicia a criação de elo e confiança, o que nos ajuda nesse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com