TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioética, ética E Assistência De Enfermagem Na área Oncológica

Dissertações: Bioética, ética E Assistência De Enfermagem Na área Oncológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 3

Bioética, ética e assistência de enfermagem na área oncológica

Atualmente a palavra ética é um termo comum de se utilizar e aparece a partir do que se caracterizam o senso e consciência moral das pessoas, suas intenções e o porquê das decisões, ações e escolhas no contexto em que vivem.

É de grande importância a compreensão da historia da ética e bioética, pois essa evolução teve um efeito direto na própria formação da enfermagem. A bioética passou a existir, com abordagens de estudos interdisciplinar e multiprofissional, com a ética aplicada aos problemas da vida e da saúde dos indivíduos e coletividade. A mesma surgiu após vários acontecimentos importantes como: denuncias sobre pesquisas biomédicas, transformações ocorridas no processo do ensino e do trabalho em saúde e a era da conquista dos direitos civis.

Existem varias questões da bioética que envolvem os campos culturais, científicos, religiosos e profissionais. São questões que para serem resolvidas dependem de diálogos entre todos os setores da sociedade, buscando um meio de compreensão e debate para determinar os verdadeiros avanços tecnológicos e seus pontos positivos e negativos. Um ponto importante no debate da bioética é a vida e morte, bem como o direito e em que condições de viver o ser humano, salientando que os profissionais da suade devem zelar pelo respeito e pela dignidade da pessoa desde o inicio da vida ate a morte. Outras questões discutidas na bioética são: o aborto, a reprodução humana, que abrange tanto os métodos contraceptivos como também meios de gerar uma nova vida, através de barriga de aluguel, inseminação artificial assistida e fertilização in vitro. A eutanásia, transplante e doação de órgãos, e as pesquisas com seres humanos que devem ser realizadas sem que firam o principio da autonomia, da beneficência, da não-maleficência.

O tratamento e diagnostico do câncer sofreram grandes avanços nos últimos anos. No entanto existem vários conflitos na área da assistência oncológica, com debates éticos envolvendo: Diversidade cultural e pluralismo, onde é necessária uma multidisciplinaridade nas discursões bioéticas. Fatores organizacionais. Recursos humanos, onde há uma necessidade de aprimoramento dos profissionais. Falta de recursos humanos para atender as demandas. Aumento dos avanços científicos e tecnológicos e falta de regulamentação nessa área, causando o dilema entre o dever do estado de fornecer medicamento versus recursos finitos versus direito do paciente.

Observa-se a importância da analise de cada caso, tomando assim decisões prudentes. O objetivo maior da bioética é aprimorar o padrão de cuidado ao paciente, ajudando o profissional uma melhor tomada de decisão frente a um dilema moral.

Por fim em relação ao filme ilhas das flores, em primeiro momento o filme em questão mostra uma preocupação dos produtores em mostrar a realidade da comunidade, em relação a pobreza, condições sanitárias, procurando assim melhor a qualidade de vida. Porem em segundo momento, o vídeo depois que a sessão acabou, observa-se uma falta de ética, ao expor a comunidade em uma situação que não era verdadeira sem a devida autorização nem conscientização da comunidade, privando-os da liberdade de escolha e decisão, ocasionando assim exclusão social e desigualdades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com