TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança nas ações de saúde

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

Biossegurança nas ações de saúde

Os médicos verificam se os gânglios linfáticos estão inchados e doloridos para avaliar se o paciente apresenta algum processo infeccioso. O sistema imunitário, que atua no combate a infecções, é constituído por diferentes tipos de glóbulos brancos e pelos órgãos responsáveis pela produção e maturação desses glóbulos. Explique como macrófagos, linfócitos T e linfócitos B atuam no sistema imunitário.

R: Os Macrófagos eliminam substâncias estranhas por fagocitose, imobilizam substâncias estranhas na membrana, estimulando os Linfócitos T. Os Linfócitos T reconhecem substâncias estranhas na membrana do Macrófago, produzem interleucinas, que estimulam os Linfócitos B a produzirem anticorpos, eliminam células anormais. E os Linfócitos B produzem anticorpos.

Jararaca, Cascavel, Coral e Urutu são exemplos de cobras venenosas que ocorrem no Brasil. Se picada por uma delas, a vítima deve ser tratada com soro antiofídico. Explique a diferença de soro e vacina e sua aplicação nesse caso.

R: Os dois são usados como imunizadores, mas são usados em diferentes situações.

O soro é usado como tratamento depois da picada de algum animal peçonhento. O soro tem poder curativo, contém os anticorpos necessários para combater determinada doença ou intoxicação.

A vacina tem poder preventivo contra alguma doença ou infecção. Contém agentes infecciosos inativados ou produtos deles que induzem a produção de anticorpos pelo próprio organismo da pessoa vacinada.

Nesse caso a vítima picada seria encaminhada imediatamente a um serviço de saúde, onde receberá o auxilio adequado, seria aplicado o soro antiofídico que neutraliza os efeitos tóxicos do veneno do animal.

As respostas imunológicas constituem mecanismos de defesa vitais para os organismos. A esse respeito:

Explique a diferença entre a resposta ativa e passiva.

R: A resposta ativa resulta da reação desenvolvida pelo próprio individuo quando estimulado pela presença de antígenos, enquanto a passiva ocorre quando o individuo recebe anticorpos produzidos por outro organismo. A resposta ativa é mais duradoura do que a passiva.

Apresente um exemplo de imunização ativa artificial e um de imunização passiva natural.

R: Imunização Ativa Artificial: vacinação preventiva como vacina BCG, vacina antitetânica.

Imunização Passiva Natural: anticorpos adquiridos via aleitamento neonatal ou anticorpos adquiridos via placentária.

Desenhe e indique as principais partes de uma bactéria com sistema de locomoção.

Descreva onde e de quais formas são usados os fungos no nosso cotidiano.

R: Encontramos esses fungos no bolor de pão, mofo, orelha de pau, leveduras e cogumelos. São muito utilizados na nossa alimentação como o pão e o vinho que são resultados de fermentação pelo fungo levedura.

Escolha um dos protozoários: Trypanosoma cruzi, Plasmodium ou Toxoplasma gondii. Desenhe seu ciclo e descreva sobre a doença transmitida pelo protozoário escolhido.

R: O Trypanosoma cruzi, no homem, uma parasitose chamada Doença de Chagas. Trata-se de uma infecção transmissível em que o parasita circula no sangue periférico e tecido, provocando lesões teciduais graves, principalmente no coração e em órgãos do aparelho digestivo (esôfago e intestino).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com