TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUIDADOS DE ENFERMAGEM: PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Por:   •  6/6/2018  •  Artigo  •  8.387 Palavras (34 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 34

FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE ALAGOINHAS[pic 1][pic 2]

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

IRACI SANTOS DA CONCEIÇÃO

JUDALHA RIBEIRO DE ASSIS

VIVIANE PIETRA SILVA SOUZA

CUIDADOS DE ENFERMAGEM: PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

ALAGOINHAS – BA

2018

IRACI DOS SANTOS DA CONCEIÇÃO

JUDALHA RIBEIRO DE ASSIS

VIVIANE PIETRA SILVA SOUZA

CUIDADOS DE ENFERMAGEM: PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Artigo apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II do Colegiado de Enfermagem da Faculdade Santo Antônio como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.

Orientador: Prof.ª Layla Baptista Cavalcante Wright

ALAGOINHAS - BA

2017

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Elaborado na Biblioteca da Faculdade Santo Antônio

Conceição, Iraci Santos.

C577c  

Cuidados de enfermagem: prevenção de lesão em unidade de terapia intensiva/ Iraci Santos da Conceição; Judalha Ribeiro de Assis; Viviane Pietra Silva Souza. – Alagoinhas-Ba, 2018.

312 f.: 30 cm.

 Orientador: Prof.ª Me. Layla Baptista Cavalcante Wright.

Trabalho de conclusão de curso (graduação em Enfermagem) – Faculdade Santo Antônio, Coordenação de Enfermagem, 2018.

Inclui bibliografia.

 1.Lesão por pressão. 2.Unidade de terapia intensiva. 3.Cuidados de enfermagem. I. Wright, Layla Baptista Cavalcante, orient. II. Título.

                                                                               

                                                                               

                                                                   CDU: 616

BANCA EXAMINADORA

Alagoinhas, ____ de Dezembro de 2017.

______________________________________________________________

Prof. Ms. Layla Baptista Cavalcante Wright (Orientadora)

______________________________________________________________

Prof. Ms. Simone da Silva Oliveira (Docente da Disciplina)

_______________________________________________________________

Prof. Ms. Maria das Graças Santos Oliveira (Coordenadora do Curso)

_______________________________________________________________

Prof. Ms. Adriana Antônia de Oliveira (Avaliadora)

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

(Paulo Freire)

Dedico á Deus, por iluminar о caminho e nos dar força durante a longa jornada traçada; Aо mundo, por dar voltas e mudar o rumo de todas as coisas; Ás mudanças, pois sem elas não teríamos a possibilidade de realizar novas descobertas, a vontade de pesquisar e o privilégio de aprimorar conhecimentos.

AGRADECIMENTOS

Meus agradecimentos ás colegas de turma pelo apoio oferecido com carinho em todo o decorrer do curso, em especial as minhas colegas Viviane Pietra e Judalha Ribeiro pela confiança e companheirismo incessante. Aos professores e orientadores pelas buscas contínuas de conhecimento e orientações distribuídas com carinho e atenção. Aos meus amigos que de alguma forma fizeram parte do meu percurso cansativo, porém compensatório, os agradeço de todo o coração. Aos meus familiares, em especial aos meus filhos Fred Conceição e Marcelle Stéfane por acreditarem em meu potencial e sempre me encorajarem a seguir em frente, serei eternamente grata.

Iraci dos Santos da Conceição

  Gratidão as minhas colegas Viviane Pietra e Iraci Santos pela força, incentivo e crença em minha capacidade de superação, a professora orientadora Layla Baptista por nos conduzir na conclusão desse trabalho, que abrirá novas portas em minha vida.  Aos meus filhos Daniel Junior e Daniele Ribeiro, meu filho-sobrinho Marlon Dias, meu esposo Daniel Assis e a todos que participaram direta ou indiretamente deste momento e fizeram parte da minha trajetória de formação, o meu muito obrigado.

Judalha Ribeiro de Assis

Agradeço ao professor Gerson Limoeiro e a professora orientadora Layla Baptista por disponibilizar tempo para ouvir dúvidas, incentivar e acreditar na capacidade de elaboração, desenvolvimento e na esperada conclusão obtida. A todos os professores e colegas que foram especiais e essenciais para o aprendizado e a tão sonhada formação, que no decorrer dos últimos 5 anos de convivência, tornaram esta caminhada mais amena, minha eterna gratidão. Aos meus pais, amigos e família por entender as ausências repentinas, pelos alertas de que ficaria louca de tanto estudar (rs), e principalmente pela certeza de que iria valer a pena. Enfim, com certeza valeu!

Viviane Pietra Silva Souza

RESUMO

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de caráter exploratório e análise integrativa com o objetivo de Identificar os fatores de risco para lesão por pressão em pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva e descrever os cuidados de enfermagem relacionados à prevenção e tratamento da lesão por pressão em Unidade de Terapia Intensiva. As fontes de análise constituíram os artigos obtidos na íntegra redigidos em português, inglês e espanhol, publicados no período de 2007 a 2012 e com abordagem no tema em estudo, desta forma a amostra constitui 11 artigos. Os resultados trazem indicadores da sistematização da assistência de enfermagem no tratamento de lesão por pressão e a equipe multidisciplinar e o processo de cuidado da lesão por pressão em Unidade de Terapia Intensiva. Conclui-se que o profissional de enfermagem tem o papel primordial na equipe, por manter maior contato pacientes internados, criando assim um elo durante todo processo de acompanhamento, prevenção e tratamento individualizado que será desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.7 Kb)   pdf (386.1 Kb)   docx (77.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com