TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Por:   •  17/12/2018  •  Dissertação  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

EEEP MONSENHOR LUIS XIMENES FREIRE

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

MARIA ALINE DE SOUSA AMBROSIO

RELTÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SANTA QUITÉRIA-CE

17 DE DEZEMBRO DE 2018

O estagio é momento no qual o estudante pode vivenciar e aplicar na pratica, no cotidiano da aérea profissional na qual atuará, os conhecimentos teóricos que agregou em sala de aula, aprimorando suas habilidades e conhecimentos, trata-se de uma complementação no aprendizado estudantes, seja em nível médio, técnico ou superiores.

Tem como objetivo proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo um orientador.

Durante todo período estagiado, tivemos a oportunidade de ter como campo de atuação e dois níveis de complexidade composta três Unidades Básicas de Saúde, um serviço especializado e uma unidade hospitalar; iniciamos na UBS Francisca Juraci Martins pinto localizada no bairro Flores onde foi orientada pela Enfermeira Quitéria Regia, em seguido fomos para o Centro de Atenção Psicossocial no bairro Centro orientado pela Enfermeira Daniela Feijão; depois fomos para o hospital municipal Zezé Benevides no setor clinica orientado pela a enfermeira Quitéria Lívia, e no setor de emergência pela o enfermeiro Thiago Rodrigo. Em seguida fomos para a UBS Abdel Cardek, localizado no Pereiros orientado pela a enfermeira Denise Tavares e Emunuella Barbosa, e Centro de Saúde Dr. Otávio Lobo, que no segundo rodízio foi substituído do CAPS.

Colocamos em pratica diversos procedimentos, realizamos estudos de caso sobre algumas patologias mentais como TAB (Transtorno Afetivo Bipolar), depressão, TOC,entre outros, fizemos aferição de pressão arterial, pulso, respiração, fizemos anotações de enfermagem, relembramos de algumas patologias vistas em sala de aula como os cuidados ao paciente com hanseníase, tuberculose, as diferentes formas de transmissão, tratamento e prevenção. Relembramos também todo o esquema de vacinação da gestante, criança, adolescente, adulto e idoso, pondo em pratica os devidos aprazamentos de cada dose de vacina. Fizemos administração de medicamentos por via oral, intramuscular e endovenosa sendo esse com cateter flexível e agulhado.  Fiz teste rápido, acompanhei visita domiciliar onde auxiliei em curativo em paciente acamado, apliquei vacinas (hepatite b, VOP, pentavalente) preenchi fichas de atendimentos e cadernetas de vacinação .

Observei em alguns procedimentos que não são de atuação de técnico de enfermagem como, retirada de corpo estranho, retirada de unha encravada, passagem de sonda enteral e nasogatrica, auxilei em banho de leito e na preparação de corpo pós-morte. Realizamos educação em saúde onde sanamos algumas duvidas feitas pela a população.  

O estagio nos trouxe vivencias imagináveis e que fizeram nossas percepções mudarem e nos preparar para nossa vida profissional. Procuramos sempre tratar os pacientes com um bom acolhimento e acima de tudo usando da ética.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com