TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Callista roy

Por:   •  2/5/2015  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DA TEORIA DE CALLISTA ROY

Teoria da adaptação:

Nascida em 14 de outubro de 1939 Los Angeles, enfermeira  formada em 1963 e doutorada em sociologia em 1977, Callista roy desenvolve como trabalho de sua teci de graduação  o modelo de sistemas comportamentais  funções em que apresentava determinadas áreas na enfermagem que eram: o ambiente, saúde, paciente e enfermagem.

A teoria de Caliista Roy sobre a adaptação com a orientação de Dorathy e Johson. O cuidado pode ser prestado ao individuo, a família, a comunidade ou a sociedade através da visão holística de adaptação.

Sua teoria viabilizava a pessoa como biopsicológico que tinha alterações em constante interação com o meio ambiente. O seu objetivo era mostrar e adaptar o paciente com alto nível de bem estar.

Acreditava que o ser unificado é composto por aspectos individuais e constituía um sistema de estradas, saídas e retroalimentação

As entradas são estímulos de adaptação e as saídas são as respostas e os retro alimentadores são os mecanismos de enfrentamento. A adaptação constitui a resposta do individuo e assim promove o equilíbrio e integridade do sistema, a resposta ao enfrentamento pode ser genética ou de herança ou de aprendizagem.

A adaptação do individuo tem o nível de variações de estímulos. Como o foco, que representa uma resposta de maior impacto, o conceito que são influencias sofridas que podem ter uma resposta negativa ou positiva e também o nível residual: que são problemas internos ou externos, que não tem uma resposta  muito clara.

Já na enfermagem: tenta promover uma adaptação na qual o individuo tenha uma nova situação. A saúde é para que o indivíduo seja uma pessoa integra para ter oportunidade de adaptação diferenciada.

O ambiente : interage com a conclusão descente e com a oxigenação, nutrição , repouso e proteção

Callista Roy recebeu o premio de excelências na promoção normas profissionais de enfermagem em 1981. Sua teoria mostrava uma estressores que podiam afetar na adaptação do paciente, ela se manter na teci  que o paciente tinha que se adaptar com o ambiente estressor que a enfermagem tinha o dever e adaptar este paciente. Que o bem estar esta na adaptação do paciente em um ambiente de mudanças continua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com