TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Callista Roy -Teoria Dos Processos Adaptativos No Cuidado

Casos: Callista Roy -Teoria Dos Processos Adaptativos No Cuidado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Abordaremos as Teorias que fundamentam a Enfermagem, teorias essas que direcionam a prática de enfermagem. A enfermagem em seus primórdios foi constituída de procedimentos simples próprios de cuidados domésticos. Uma enfermagem baseada em conhecimentos empíricos, intuitivos e simples. Uma enfermeira chamada Florence Nightingale iniciar uma sistematização, fundamentação da enfermagem.

As teorias de enfermagem é a fundamentação para o conhecimento de enfermagem que fornece direção para a prática de enfermagem.

Paradigmas de Enfermagem

Pessoa:

• Receptor do cuidado

• Cliente, família e a comunidade.

• Necessidades multidimensionais – cuidado individualizado.

Saúde:

• É o objetivo do cuidado de enfermagem.

• Resultado das condições de vida

Ambiente/situação

Abrange as possíveis condições de enfermagem. É a ação da equipe de enfermagem e a interação desses com os demais.

Enfermagem

Central para todas as teorias de enfermagem. É ação da equipe de enfermagem e a interação desses com os clientes.

Teorias de Enfermagem

 Florence Nightingale-Teoria Ambientalista do Cuidado

 Virgínia Henderson -Teoria dos Componentes do Cuidado

 Dorothea E. Orem -Teoria do Autocuidado

 Dorothy E. Johnson -Teoria do Sistema Comportamental no Cuidado de Enfermagem

 Imogene M. King -Teoria dos Sistemas e Metas de Cuidado

 Martha E. Rogers -Teoria da Ciência Humanista do Cuidado

 Callista Roy -Teoria dos Processos Adaptativos no Cuidado

 Betty Neuman -Teoria de Sistemas de Cuidado

 Jean Watson -Teoria da Ciência Filosófica do Cuidado

 Rosemarie Rizzo Parse -Teoria do Significado, da Ritmicidade e da Co-Transcendência do Cuidado

 Carlos Roberto Fernandes-Teoria da Ciência do Cuidado

 Nébia Maria de Figueiredo-Teoria do Corpo da Enfermeira como Instrumento do Cuidado de Enfermagem

As principais teorias de Enfermagem

Florence Nigthinhgale: Teoria ambientalista do cuidado

 Nascimento e morte: 12 de maio de 1820a 13 de agosto de 1910

 Em 1883, a Rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Realeem 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber

a Ordem do Mérito.

Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal, sendo considerados como todas as condições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo, capazes de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte.

Nightingale tende a dedicar maior ênfase ao ambiente físico do que aos ambientes psicológico e social (embora estes aspectos sejam englobados pelo primeiro).

Esta tendência pode ser mais bem compreendida ao considerar-se o contexto no qual Florence deu início à sua atuação como enfermeira, que envolvia o período inicial da industrialização na Inglaterra e os campos de Guerra da Criméia onde as péssimas condições de saneamento ambiental e a promiscuidade em que se encontravam os pacientes nos hospitais resultavam em altas taxas de mortalidade, exigindo atenção imediata e constante.

O meio ambiente engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Dentre estes elementos, segundo Florence, destacam-se os que se seguem:

• Ventilação: provisão de ar fresco, sem correntes de ar. Florence dizia que “conservar o ar que o paciente respira tão puro quanto o ar exterior, sem deixá-lo sentir frio é o primeiro e último princípio sobre o qual a atenção da enfermeira deve fixar-se, sem o que todo o restante que possa fazer por ele não terá nenhum valor...”

• Iluminação: os doentes têm, depois do ar puro, a necessidade de iluminação, “e não é apenas a claridade que desejam, mas a luz solar direta”.

• Calor: a enfermeira deve observar atentamente o paciente a fim de evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial à recuperação.

• Limpeza: refere-se ao ambiente, pois, um quarto sujo é fonte certa de infecções, ao paciente, de quem a higiene cuidadosa “remove matérias nocivas do sistema”. Além de proporcionar alívio e conforto, à enfermeira, que “deve estar sempre limpa” e deve “ter o cuidado de lavar as mãos freqüentemente durante o dia”.

• Ruídos: elemento ambiental para o qual a enfermeira deve estar atenta e qualquer sacrifício é válido para assegurar o silêncio, pois nem um bom arejamento, nem uma boa assistência serão benéficos para o doente, sem o necessário silêncio.

• Odores: o odor resultante da doença deve ser removido do corpo. Ao ventilar-se o quarto do doente, deve-se evitar o ar proveniente de esgoto; os utensílios de quarto devem ser mantidos limpos, livres de odores e guardados em local apropriado.

• Alimentação: essencial ao processo de cura deve ser minuciosamente observada pela enfermeira.

Como se pode ver o conceito de meio ambiente engloba diversos elementos que, quando garantidos contribuem para que o processo reparador seja instituído. Esses elementos referem-se ao ambiente físico, pois, para Nightingale, quando este está adequado, pode-se dispensar maior atenção às necessidades emocionais do doente e à prevenção de doenças.

No que se refere ao ambiente psicológico, Florence reconhece que um ambiente negativo pode resultar em estresse físico, afetando emocionalmente o paciente. Para evita-lo, recomenda que se ofereça ao paciente uma variedade de atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com