TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro De Atenção Psíco Social Machado De Assis

Por:   •  31/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.689 Palavras (11 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

MARIA DA ASSUNÇÃO DA SILVA DE SOUZA

039.451.162-01

RELATÓRIO FINAL

 

Tucuruí-PA

2023

[pic 2]

Nome do Estagiário: Maria Da Assunção Da Silva De Souza

Endereço: Avenida DE, Q:17, Nº:12, Bairro: Jardim Marilucy

Telefone: (94) 99162-8933

Curso: Técnico em Enfermagem.

Local de Estágio: U.B.S Liler Leão, C.A.P.S centro de atenção psíco social, U.P.A unidade de pronto atendimento, H.M.T Maternidade.

Nome do Auxiliar de Sala de Aula (a) orientador (a): Sandra Gracy De Souza.

Nome do Supervisor (a) de Campo: Sandra Gracy de Souza, Cristielle Larissa Sousa De Almeida.

Carga Horária: 400 Hrs

Início do estágio: 14/02/2023

Término do Estágio: 28/05/2023

[pic 3]

Sumário

…………………………………………………………………………………………….

Introdução        4

Locais de estágio        5

Descrição das atividades        6

Considerações Finais        13

Conclusão        14

Referencias bibliográficas        15

Anexos        16

[pic 4]

INTRODUÇÃO

Este relatório final de estágio tem como objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas durante o período de estágio obrigatório do curso técnico em enfermagem. O estágio foi realizado em hospitais público, com carga horária total de 400 horas, distribuídas em quatro meses.

Descrição das Atividades: Durante o estágio, tive a oportunidade de acompanhar e participar de diversas atividades relacionadas à assistência de enfermagem. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se:

Acompanhamento de pacientes em enfermarias de clínica médica e cirúrgica; Participação em procedimentos de curativos, administração de medicamentos e  coleta de exames; Observação e acompanhamento da evolução dos pacientes: Acompanhamento em procedimentos cirúrgicos; Participação em treinamentos e capacitações oferecidos pelos hospitais.

Além disso, também tive a oportunidade de realizar atividades complementares, como visitas técnicas em unidades de saúde da rede municipal e participação em campanhas de vacinação.

[pic 5]

EMPRESA (UNIDADE CONCEDENTE): CDS, CAPS, HMT, UPA.

Nome empresarial:

Hospital Municipal de Tucuruí (HMT Maternidade), Centro De Saúde Dr. Liler Das Merces Leão Creao (CD Liler Leão), Unidade De Pronto Atendimento (UPA), Centro De Atenção Psíco Social Machado De Assis (CAPS).

Endereço:

Rua Santo António, S/N Bairro: Mangal em Tucuruí, PA.

Av. Santo Antonio, 82 bairro: Mangal, Tucuruí, PA,                          Rua Seis, no bairro Santa Mônica

 Seis, no bairro Santa Mônica em Tucuruí, PA

[pic 6]

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Durante o estágio em enfermagem, foram realizadas diversas atividades práticas, tais como: assistência direta ao paciente, administração de medicamentos, curativos, coleta de exames, monitorização de sinais vitais, participação em visitas domiciliares e em reuniões com a equipe de saúde. Também foi possível vivenciar a rotina hospitalar, conhecendo os processos de admissão, alta e transferência de pacientes, e observando o trabalho de outros profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

O estágio em técnico em enfermagem foi uma experiência enriquecedora, que permitiu aplicar os conhecimentos teóricos na prática, desenvolver habilidades técnicas e interpessoais, e compreender a importância da comunicação, da empatia e do  respeito no cuidado ao paciente. Além disso, o estágio possibilitou o desenvolvimento de habilidades para trabalhar em equipe, aprimorando a capacidade de liderança, negociação e tomada de decisão.

Durante o meu estágio no Centro de Saúde Liler Leão (CDS Liler Leão), tive a oportunidade de vivenciar diversas atividades importantes para a assistência à saúde da população. Algumas das atividades que realizei incluem:

  1. Atendimento ao público: Realizei atendimento ao público, recepcionando      os pacientes e orientando-os sobre os procedimentos necessários para o  atendimento com o médico ou enfermeiro. Também aprendi a importância do acolhimento e da escuta ativa na assistência à saúde.
  2. Realização de procedimentos: Sob supervisão, auxiliei na realização de procedimentos, como aferição de pressão arterial, administração de medicamentos e curativos. Também aprendi a importância da observação dos sinais vitais e do registro correto das informações no prontuário.[pic 7]
  3. Acompanhamento de consultas médicas e de enfermagem: Acompanhei                   as consultas médicas e de enfermagem, auxiliando na coleta de informações sobre o paciente e realizando orientações sobre a prevenção  de doenças e cuidados com a saúde.
  4. Participação em grupos de educação em saúde: Participei de grupos de educação em saúde, onde aprendi a importância da prevenção de doenças e da promoção da saúde através da mudança de hábitos e comportamentos.
  5. Visita domiciliar: Realizei visitas domiciliares sob supervisão, acompanhando a equipe de enfermagem ou médica e aprendendo sobre a importância da avaliação das condições de vida e do ambiente dos pacientes.
  6. Participação em reuniões de equipe: Participei de reuniões de equipe, onde aprendi sobre a importância do trabalho em equipe na assistência à  saúde e na promoção da integralidade do cuidado.

[pic 8]

                                                                    Figura 1: CSD Liler Leão[pic 9]

          Figura 2: CSD Liler Leão                                                    Figura 3: CSD Liler Leão[pic 10]

[pic 11]

Durante o meu estágio no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), pude vivenciar uma rotina voltada para o cuidado e atenção integral aos pacientes com  transtornos mentais e suas famílias. Algumas das atividades que realizei incluem:

  1. Atendimento ao público: Realizei atendimento ao público, recebendo os pacientes e suas famílias, encaminhando-os para a triagem e dando orientações sobre os serviços disponíveis no CAPS.
  2. Acolhimento e escuta qualificada: Participei de atividades de acolhimento e escuta qualificada aos pacientes, acolhendo suas demandas, medos e angústias, promovendo um ambiente acolhedor e seguro.
  3. Participação        em        atividades        terapêuticas:        Auxiliei        em atividades terapêuticas como oficinas de artesanato, musicoterapia, dança, entre outras. Essas atividades promovem o desenvolvimento das habilidades dos pacientes, a socialização e a ressocialização.
  4. Acompanhamento de consultas médicas e psicológicas: Acompanhei as consultas médicas e psicológicas, auxiliando na coleta de informações sobre o paciente e registrando as informações no prontuário.
  5. Participação em reuniões clínicas: Participei de reuniões clínicas com a equipe multidisciplinar, como psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, discutindo o planejamento  e o acompanhamento do tratamento dos pacientes.
  6. Auxílio na organização e planejamento da assistência à saúde: Auxiliei na    organização e planejamento da assistência à saúde no CAPS, aprendendo sobre a importância da gestão em saúde e da utilização adequada dos recursos disponíveis.
  7. Participação em treinamentos: Participei de treinamentos em saúde mental, ética e humanização no cuidado em saúde, contribuindo para o meu aprimoramento profissional.

Figura 4: CAPS[pic 12][pic 13][pic 14]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com