TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABELA

SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL

CENTRO ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

18 de maio – FAÇA BONITO –

 PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS

[pic 1][pic 2]


ITABELA/BA

2015

Equipe:

Nicléia Macêdo dos Santos – Coordenadora

Tatiane Spósito – Assistente Social

Camila Lorena Rodrigues– Psicóloga

Walter Sabaini - Advogado

 Adna Lúcia Araújo – Serviço Gerais

CREAS – Centro Especializado em Assistência Social

Avenida Manoel Carneiro, nº 605, Centro, Itabela – BA

Cep: 45848-00

  1.  Apresentação e Introdução

Considerando a definição expressa em na lei de nº 12.435 de 2011, O CREAS é a unidade publica estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel construir –se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social, por violação de direitos.

O seguinte Projeto visa estabelecer ações do CREAS, em parcerias com Secretarias da Educação, bem como planejar de forma efetiva as ações prestadas pelo mesmo.

No mês de maio temos uma data emblemática e com relevância direta as demandas do CREAS que é o 18 de maio é o mesmo foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. Foi nesse encontro que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o País para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

A data foi escolhida para marcar o sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, em 18 de maio de 1973. A menina de oito anos foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A família da menina se silenciou diante do crime e sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os assassinos.


Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. A morte de Araceli, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

 Para que hoje e amanhã deixe de ser uma realidade o crime de abuso e exploração social o CREAS no uso de suas atribuições, lança uma campanha de sensibilização da sociedade no que tange o enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

O nosso FAÇA BONITO, compreenderá de ações das quais serão descritas abaixo.

1.2 Desenvolvimento, descrição da Metodologia de Desenvolvimento das ações

As ações metodológicas se organizaram em:

  • Caminhada no dia 18 de maio (segunda-feira);
  • Ornamentação de uma parte do percurso e divulgação da campanha;
  •  Blitz em locais estratégicos como rodoviária, entroncamento da BR101, feira livre, panfletagem e Adesivagem no dia 16 de maio (sábado);
  • Seminário itinerante “Faça Bonito” nos dias 11,12, 13 de maio (segunda, terça e quarta) nas escolas municipais.
  • Divulgação em mídia local bem como meios acessíveis de internet, como rede sociais e etc na semana antecessora ao evento do dia 18 de maio.

 1.2.1 Descrição das atividades:

 Seminário Itinerante “Faça Bonito”.

O seminário será realizado nas escolas municipais e contará com a participação das equipes CRAS e CREAS, bem como participação do Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Assistência Social.

 O seminário se dividirá em 03 dias, e será agrupado diante da possibilidade de locomoção e classificação da faixa etária de cada indivíduo;

Os grupos de Palestrantes de dividiram –se em múltiplas equipes as quais serão divididas em dois grupos atendendo assim duas escolas por turno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (239.1 Kb)   docx (152.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com