TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Do Assistente Social No Caps Casa Machado De Assis Tucuruí PARÁ

Artigos Científicos: A Atuação Do Assistente Social No Caps Casa Machado De Assis Tucuruí PARÁ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  5.090 Palavras (21 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Rosana Cunha Rocha Souza _ RA 175495

A Atuação do Assistente Social no

Caps Casa Machado de Assis Tucuruí PARÁ

Pólo Tucurui (PA)

2012-2

Dedicamos esta pesquisa a Deus que tem nos guiado no caminho da justiça e da ética;

A realização deste trabalho é fruto de muitas parcerias e apoios, aos quais somos profundamente agradecidos.

A todos os profissionais do CAPS II que nos apoiaram na realização desta pesquisa, de forma especial aos usuários e à Assistente Social Marília Mousinho de Oliveira que esteve sempre pronta a nos atender.

RESUMO

Este artigo visa mostrar a atuação do Assistente Social em Saúde Mental, tem como objetivo analisar a importância do Assistente Social junto ao CAPS II, identificar as demandas institucionais relacionadas á prática desenvolvida pelo Assistente Social, avaliar sua importância no processo de ressocialização dos usuários, bem como apresentar um breve histórico do tratamento dado aos portadores de transtornos mentais e seus cuidados. As considerações alertam que no imaginário popular, a pessoa portadora de transtornos mentais ainda causa a ideia de ameaça e perigo, nesse contexto considerar que o portador de transtornos mentais é outro de nós e que deve ser tratado como tal, é uma visão que deve ser ampliada. Destarte o estudo permitiu uma compreensão da importância do Assistente Social junto ao CAPS II, os resultados apontam que o Serviço Social tem atuado principalmente no bojo do movimento da Reforma Psiquiátrica. O CAPS II trabalha em uma perspectiva de desenvolvimento de autonomia e cidadania dos usuários sendo assim CAPS e Assistente Social configuram-se como um novo paradigma no campo da saúde mental. O presente artigo fornece uma leitura dessas questões, focalizando uma pesquisa realizada no Centro de Atenção Psicossocial Casa Machado de Assis Caps II do município de Tucuruí PA.

PALAVRAS- CHAVES: Serviço social, Saúde Mental, CAPS II.

.

INTRODUÇÃO

Considerar que o portador de transtorno mental é outro de nós e que deve ser tratado como tal, é uma visão que deve ser ampliada. É nessa perspectiva que temos como objetivo analisar a importância do Serviço Social junto ao Centro de Atenção Psicossocial Caps II, bem como identificar as demandas das instituições relacionadas á prática desenvolvida pelo Assistente Social e avaliar sua importância no processo de ressocialização dos usuários do CAPS, tendo em vista as problemáticas existentes como preconceito, descriminação e exclusão social.

Refletir, conhecer e estudar o Centro de Atenção Psicossocial Casa Machado de Assis Caps II Tucuruí PA, fez parte do nosso conhecimento pratico através do estagio supervisionado. Tendo em vista que o CAPS II e uma instituição destinada acolher o usuário com transtornos mentais, onde oferece atendimento médico e psicológico, em busca da construção da cidadania, autonomia dos usuários, integração social e familiar, e caracteriza-se particularmente como uma nova forma de acolher e tratar o doente mental, buscando construir estratégias para desmontar a ideia de periculosidade e isolamento social, bem como trilhar caminhos para inclusão social.

A prática profissional é o foco da pesquisa, porém a profissão não é exercida de forma autônoma, mas esta ligada a instituição, sendo assim fica mais fácil para o Serviço Social fazer um trabalho que colabore com a restauração da saúde mental dos usuários. Logo compete aos profissionais de Serviço Social e a instituição uma mediação entre loucura e sociedade. O CAPS II trabalha em uma perspectiva de desenvolvimento de autonomia e cidadania dos usuários.

Desta forma, é importante ressaltar o que consta no Art. 5º da Constituição Federal de 1988: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” e no artigo 196: “a saúde é direito de todos e dever do Estado”, portanto, o Serviço Social tem o compromisso assumido com os (as) usuários/as em garantir seus direitos, levando sempre em consideração a autonomia de cada um.

O Estado deve buscar a promoção, a proteção e a recuperação do bem estar físico, mental e social dos cidadãos.

Contudo, a atenção à pessoa com transtorno mental requer esforços não só do CAPS II e do Serviço Social, mas de todas as instituições sejam elas públicas ou privadas, para que tenhamos sim, a plena inclusão dos usuários dos CAPS, no exercício de sua cidadania e sendo verdadeiramente inseridos na sociedade.

O artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do Assistente Social no campo da saúde mental, junto ao CAPS II, de modo a contribuir para inclusão e o exercício da cidadania dos usuários com transtornos mentais.

A metodologia do estudo foi realizada a partir do levantamento bibliográfico, em livros, Anais dos Congressos de Assistente Sociais, Manuais, Relatórios publicados no período de 1982 a 2007 e legislações em vigor.

Os resultados deste estudo contribuíram para fomentar novos conhecimentos sobre a prática do Serviço Social na saúde mental, essenciais à qualidade de vida dos usuários.

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II

O CAPS II é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses e demais quadros cuja severidade ou persistência e que justifique sua permanência para a reabilitação psicossocial, por meio de cuidado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com