TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de assepsia e eliminação de agentes infecciosos

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 3

Foi na idade media que surgiram as primeiras suspeitas de que alguns materiais sólidos podiam transmitir doenças de uma pessoa para a outra. Objetos usados por uma pessoa doente, sem a devida higienização correta, e usada por outro individuo acarretava por espalhar a doença, podendo levar ate a uma epidemia. Para uma limpeza dos artigos ou objetos corretas, podem ser manual ou com ajuda de maquinas.

O mecanismo de transmissão das doenças infecciosas é de três modos:

1º Contato direto, por simples contato.

2 º Contato indireto, pelos fômites como roupas e objetos e por transmissão a distancia

3 º Sem contato direto, sem fômites como por exemplo na peste e na varíola.

Foi no século XIX que importantes contribuições são dadas ao estudo das infecções e suas epidemiologia e prevenções. Dentre ela os procedimentos de desinfecção, que são: Formaldeído, Peróxido de hidrogênio, Compostos iodados, Glutaraldeidos, Fenóis, Compostos quaternários de amônia , Radiação UV e Pasteurização.

Formaldeído: é usado como desinfetante ou esterilizante nas formas gasosa ou liquido, a formalina é um bactericida potente e fungicida, agindo também contra os vírus, bacilos da tuberculose e esporos bacterianos, mas é pouco usado por se tratar de um composto cancerígenos.

Peróxido de hidrogênio: O composto é um liquido viscoso, bactericida, esporicida, fungicida, é um poderoso oxidante mata bactérias e vírus anaeróbicos, pouco usado como esterilizador, por ter atividade inferior a do glutaraldeído.

Compostos iodados: É um combinado de iodo é um agente solubilizante, ou carreador, o exemplo de solução mais usada é a polivinilpirrolidona iodada, este composto penetra a parede celular dos micro-organismos, rompendo a estrutura e a síntese das proteínas e do acido nucleico, é usado como antisséptico e desinfetante de frascos para cultura de sangue, não é adequado para desinfecção de superfícies.

Glutaraldeidos: É aceito como desinfetante e esterilizantes ambulatórios e hospitalares de alto nível e quimioesterilizador, sua solução necessita de PH alcalino para a eliminação de esporos bacterianos. É usado como desinfetante de alto nível para equipamentos médicos.

Fenóis: Principal característica é ação antibacteriana e fungicida, agindo como veneno protoplasmático, penetrando e rompendo a parede celular, causa morte celular por inativação dos sistemas enzimáticos, são usados para desinfecção de ambiente hospitalar, superfícies de laboratórios e artigos medico-cirurgicos não críticos.

Compostos quaternários de amônia: São bons agentes de limpeza, porem é inativado por matéria orgânica como gaze, algodão e outros, não sendo mais usados como desinfetantes ou antissépticos, são recomendados para sanitarização do meio hospitalar, como superfícies não críticas, chão, móveis e paredes.

Radiação UV: pode inativar micro-organismos, seu efeito bactericida a torna utilizável em dispositivos que mantêm a assepsia de certos estabelecimentos, estando em processo de investigação quanto a sua aplicabilidade em salas de cirurgia e em infecções de feridas em período pós - operatório.

Pasteurização: A proposta da pasteurização é destruir os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com