TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados de enfermagem com recem nascido prematuro

Por:   •  13/12/2015  •  Monografia  •  5.130 Palavras (21 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE PELOTAS

CURSO DE ENFERMAGEM

CRISTINA AVER LOPES

PRISCILA RIBEIRO GONÇALVES

CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM O

RECÉM-NASCIDO PREMATURO

PELOTAS

2015


[pic 11]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE PELOTAS

CURSO DE ENFERMAGEM

CRISTINA AVER LOPES

PRISCILA RIBEIRO GONÇALVES

CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM O

RECÉM-NASCIDO PREMATURO

Projeto apresentado à Faculdade Anhanguera de Pelotas com a finalidade de elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso, requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem.

Orientadora: Prof. Dra. Hedi Crecencia Heckler de Siqueira

PELOTAS

2015

RESUMO

Buscou-se compreender a importância dos cuidados de Enfermagem com o recém-nascido prematuro nos seus primeiros meses de vida. Trata-se de um estudo com delineamento de pesquisa no modo descritivo/exploratório com abordagem quantitativo, pois relata as características do fato e explora as vivências, de caráter bibliográfico. O RN Pré-termo precisa de mais cuidados do que o RN a Termo, pois são aqueles que nascem abaixo das 37 semanas gestacionais e podem apresentar doenças e problemas no seu desenvolvimento. As causas do nascimento de um bebê prematuro em geral são maternas, ou seja, as gestantes podem apresentar vários problemas como por exemplo a infecção urinária que é a conceituado como a separação inopinada, intempestiva e prematura da placenta implantada no corpo do útero, depois da 20ª semana de gestação (Souza, E.). O estudo utilizou como fonte as bases de dados do BVS, LILACS E SCIELO. Ao final do estudo, podem-se perceber mais claramente os cuidados prestados do enfermeiro com recém-nascido prematuro em relação ao seu desenvolvimento em seus primeiros meses de vida.

Descritores: Prematuro, cuidados do prematuro, prematuro alimentação, doenças do prematuro.


ABSTRACT

We sought to understand the importance of nursing care to premature newborns in their first months of life. It is a study of research design in descriptive / exploratory mode with quantitative approach because it reports the fact that the features and explores the experiences, bibliographic character. RN Pre-term needs more care than the RN to term, as are those who are born below 37 weeks gestation and may have diseases and problems in its development. The causes of the birth of a premature baby are usually maternal, ie pregnant women may experience various problems such as urinary tract infection that is highly regarded as the inadvertent separation, untimely and premature the implanted placenta in the body of the uterus after 20 weeks of gestation (Souza, E.). The study used as a source the VHL databases, LILACS and SciELO. At the end of the study can be seen more clearly the services of nurses caring for preterm infants in relation to its development in their first months of life.

Key words: Premature, premature care , feeding premature , premature diseases.


Dedicamos aos nossos pais e à todos que acompanharam o caminho dessa conquista.


AGRADECIMENTOS

Agradeço à minha mãe Sandra e meu pai José Augusto por todo esforço que fizeram para que eu conseguisse concluir a faculdade, à minha irmã Marcia e meu cunhado Marcos que sempre me ajudaram e me deram a oportunidade de seguir a continuação de meus estudos, à minha irmã Patricia que sempre se fez disposta a me ajudar com o que precisei e que foi uma das pessoas em que me fez ver desde pequena que queria trabalhar com a saúde, haha, à minha avó Alda por sempre me ajudar com o que precisei durante o curso e com a colação de grau.

Às minhas amigas e meu grupo de estágio Alessandra, Lidiane, Priscila, Simone e Tamiris por estarem sempre dispostas a ajudar com qualquer dificuldade que tive e amizade durante esses anos de faculdade.

A minhas amigas, amigos e melhor grupo Darlise, Débora, Isadora, Jeffrey, Leonardo, Madison, Nathalia, Nicholas, Priscila, Pedro, Raísa que sempre estiveram presentes comigo me ajudando e dando conselhos com todas as dificuldades e problemas que tive durante esse caminho e me tirando de casa ou fazendo junções sempre que dava.

 Enfim, agradeço a todos que, direta ou indiretamente, fizeram parte da minha formação.

(Cristina)

Agradeço aos meus pais, meus sogros, meu marido Otávio Souza e meu filho Thierry Souza, que nunca me deixaram desistir desse sonho.

Há vocês o meu muito obrigada!

(Priscila)

        


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

1.1        Objetivo Geral        

1.2        Objetivos Específicos        

2        REVISÃO DE LITERATURA        

2.1        Recém-nascido prematuro        

2.2        Fatores pré disponentes do recém-nascidos prematuro        

2.3        Cuidados de enfermagem com o recém-nascido prematuro        

3        METODOLOGIA        

3.1        Tipo de pesquisa        

3.2        Local da pesquisa        

3.3        Amostra de pesquisa        

3.4        Coleta de dados        

3.5        Análise e interpretação de dados        

3.6        Aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos        

4        RESULTADOS E DISCUSSÃO        

4.1        Ano de Publicação        

4.2        Periódicos em que o artigo foi encontrado        

4.3        Autores da Publicação        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com