TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O cuidado com a saúde do recém-nascido

Tese: O cuidado com a saúde do recém-nascido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O cuidado com a saúde do recém-nascido (RN) tem importância fundamental para a re¬dução da mortalidade infantil, ainda elevada no Brasil, assim como a promoção de melhor qualidade de vida e a diminuição das desigualdades em saúde.

No período neonatal, momento de grande vulnerabilidade na vida, concentram-se riscos biológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais, havendo necessidade de cuidados es¬peciais, com atuação oportuna, integral e qualificada de proteção social e de saúde, direitos reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dirigidas à gestante e ao RN têm grande importância, pois influenciam a condição de saúde dos indivíduos, desde o período neonatal até a vida adulta. Cada vez mais, vem sendo salientada a relação determinante entre a vida intrauterina, as condições de saúde no nascimento e no período neonatal e os problemas crônico-degenerativos na vida adulta, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, saúde mental, entre outros.

A análise das condições de nascimento e de morte das crianças é necessária para orientar as ações dos serviços de saúde e alcançar patamares desejáveis de saúde para a população brasileira.

2 OBJETIVO

Tem como objetivo cumprir as exigências estabelecidas pela legislação sanitária vigente, servindo este documento como modelo básico para orientação dos profissionais (Auxiliares de enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros).

Padronizar a admissão do Recém-nascido na maternidade.

Garantir assistência ao RN com eficiência e agilidade.

3 RESPONSAVEL

A enfermeira é responsável por promover a adaptação do RN ao meio externo (manutenção do equilíbrio térmico adequado, quantidade de umidade, luz, som e estimulo cutâneo), observar o quadro clínico (monitorizarão de sinais vitais e emprego de procedimentos de assistência especial), fornecer alimentação adequada para suprir as necessidades metabólicas dos sistemas orgânicos em desenvolvimento (se possível, aleitamento materno), realizar controle de infecção, estimular o RN, educar os pais, estimular visitas familiares, elaborar e manter um plano educacional, organizar, administrar e coordenar a assistência de enfermagem ao RN e a mãe, desenvolver atividades multidisciplinares, orientar o ensino e supervisionar os cuidados de enfermagem prestados, entre outras atividades (VIEGAS, 2009; FONTES 2010).

É responsabilidade dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem o incentivo e auxilio as nutrizes a prática do aleitamento materno.

O Enfermeiro Responsável Técnico deverá participar na implantação e implementação do Aleitamento Materno como Procedimento Operacional Padrão, devendo capacitar a equipe proporcionando o cumprimento do procedimento descrito.

4 PROCEDIMENTO

• Receber RN na sala de parto, colocar sob calor radiante, auxiliar o pediatra nos primeiros cuidados ao RN conforme protocolo da unidade.

• Encaminhar o RN à sala de admissão do RN;

• Colocar o RN na incubadora aquecida;

• Observar a coloração da pele, frequência respiratória e presença de secreção oral; Comunicar ao pediatra qualquer alteração.

• Conferir a presença da pulseira de identificação;

• Instilar uma gota de nitrato de prata 1% em cada um dos olhos do RN no fundo do saco palpebral inferior conforme protocolo da unidade.

• Administrar vitamina K conforme protocolo da unidade.

• Após aquecimento do RN na incubadora, realizar o banho de aspersão do mesmo conforme protocolo.

• Realizar o curativo do coto umbilical

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com