TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÂNCER DE MAMA TRATAMENTO

Por:   •  4/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 8

CÂNCER DE MAMA

 TRATAMENTO.

O tratamento deste tipo de câncer varia de acordo com o grau de desenvolvimento do tumor, podendo ser feito através de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Outros fatores que podem influenciar na escolha do tratamento são as características do tumor e características da mulher, como se ela já entrou na menopausa e se existem outras doenças ou não estes tratamentos são indicados principalmente para os tumores malignos, sendo que no caso de tumores benignos normalmente só é recomendado manter uma vigilância constante do nódulo, sem ser necessário nenhum tipo de tratamento. Já no caso de câncer de mama metástico, em que o tumor se encontra muito desenvolvido, pode ser necessário utilizar uma combinação de todos os tratamentos para tentar combater todas as células cancerígenas e aumentar as chances de cura.

Principais formas de tratamento

Cirurgia:

A cirurgia é indicada para qualquer tipo de tumor na mama, independente do tamanho, pois este tipo de tratamento remove muitas células cancerígenas, aumentando as chances de cura e facilitando o resto do tratamento.

O tipo de cirurgia varia de acordo com o tamanho do tumor, sendo que a mastectomia radical, na qual a mama é retirada completamente, só é utilizada nos casos mais graves quando o câncer está muito espalhado. Nos outros casos, geralmente é apenas removida a parte da mama onde se encontra o tumor, sendo conhecida como mastectomia parcial.

Após a cirurgia, o médico poderá indicar ainda algumas sessões de radioterapia para eliminar células tumorais que podem não ter sido retiradas, especialmente nos casos de câncer de mama primários de alto risco ou câncer de mama avançado.

Quimioterapia:

O tratamento com quimioterapia é feito com o uso combinado de vários medicamentos indicados pelo oncologista e é comum o surgimento de efeitos colaterais como náuseas, vômito, dor de cabeça, falta de apetite e queda de cabelos. Por isso, é importante o acompanhamento de um psicólogo para ajudar a enfrentar estas alterações. Veja como pode se pode sentir melhor depois de fazer quimioterapia.

O efeito colateral da quimioterapia mais frequente, como náuseas e queda de cabelo, surge devido à destruição de células saudáveis que são afetadas durante o tratamento com os remédios que combatem o câncer, parando ou diminuindo o desenvolvimento das células malignas que formam o tumor. Em alguns casos, é necessário manter o tratamento em casa, tomando comprimidos que ajudam a diminuir o tumor e evitam que as células malignas afetem outros órgãos, sendo o tratamento feito por fases de tratamento intenso e de meses de descanso para o organismo recuperar. Além disso, na maioria dos casos os efeitos colaterais da quimioterapia desaparecem quando o tratamento termina e se não realizar o tratamento corretamente, segundo a indicação do oncologista, a chance de agravar o câncer é maior.

Principais efeitos colaterais da quimioterapia

Alguns efeitos colaterais comuns da quimioterapia incluem:

  • Queda de cabelo e de outros pelos do corpo, como pestanas e sobrancelhas;
  • Enjoos e vômitos;
  • Tonturas e fraqueza;
  • Prisão de ventre ou diarreia e excesso de gases;
  • Falta de apetite;
  • Feridas na boca;
  • Alterações na menstruação;
  • Unhas quebradiças e escuras;
  • Manchas na pele;
  • Sangramento;
  • Infecções recorrentes;
  • Pele branca e inchada;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Ansiedade e alterações de humor, como tristeza, melancolia e irritabilidade.

Além destes, o paciente também pode sofrer efeitos colaterais da quimioterapia em longo prazo, como infertilidade, problemas no fígado ou enfraquecimento do sistema imune, por exemplo, e, os efeitos colaterais da quimioterapia não são manifestados da mesma forma em todos os pacientes.

Como é feita a quimioterapia?

Geralmente, no inicio do tratamento, a quimioterapia é realizada no hospital através de remédios que são introduzidos na veia por um cateter na mão ou no peito ou pode ser aplicado diretamente em um órgão, podendo exigir internamento do paciente no hospital do câncer.

O tratamento de quimioterapia pode ser feito com a administração de apenas um medicamento ou combinados com outros tratamentos, como radioterapia ou cirurgia, tendo uma fase de tratamentos intensos e outra de descanso, que pode demorar algumas semanas ou meses. Além disso, pode-se manter o tratamento em casa, podendo tomar comprimidos ou permanecer com cateter em casa, trazendo do hospital um frasco que vai sendo libertados lentamente os remédios ao longo de vários dias até indicação do médico.

Como diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia.

Fazer uma alimentação rica em alimentos orgânicos:

O paciente que está fazendo quimioterapia deve comer diariamente alimentos como fruta, legumes, carne, peixe, ovos, sementes e cereais integrais, dando preferência aos alimentos orgânicos, pois não possuem químicos e diminuem o risco de infecção do individuo e ajudam na regeneração da pele e o cabelo.

Além disso, é necessário evitar refeições ricas em gordura e açúcar imediatamente antes ou depois do tratamento, pois é frequente surgir náuseas e vômitos após o tratamento e, para diminuir esses sintomas o médico pode indicar o uso de remédios.

Descansar ao longo do dia

Quando se está fazendo quimioterapia é normal sentir muito cansaço e, por isso, é necessário dormir bem e tentar descansar várias vezes ao dia, para recuperar a energia. Também se deve evitar fazer exercício físico em excesso e ter ajuda de familiares e amigos para fazer as tarefas de casa, como lavar a roupa e cozinhar.

 Manter uma boa higiene oral

Frequentemente surgem lesões na boca durante o tratamento com quimioterapia e, para evitar infecções, feridas e hemorragias, deve-se usar uma escova macia e evitar comer alimentos duros, quentes, ácidos e muito condimentados.

Além disso, a boca pode ficar inflamada e ocorrer diminuição do paladar e do cheiro, sendo que a higiene oral ajuda a diminuir o desconforto oral.

Usar lenço ou peruca

Devido à queda de cabelo, o paciente pode optar por usar um chapéu, lenço ou peruca o que ajuda a ultrapassar o incomodo de ficar careca. No entanto, esta decisão depende da vontade de cada individuo e, normalmente o cabelo começa a crescer no final do tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (358.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com