TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIABETES

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES ANHANGUERA CAMPINAS – UNIDADE 3

CURSO EM GRADUAÇÃO DE ENGERMAGEM

ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO I

Adriana Soares Pereira                                         RA: 6788402463

Bruno Ferreira de Oliveira                                    RA: 3776764343

Carolina dos Santos de Souza Gama                    RA: 6814016048

Maria Claudia Pereira oliveira                              RA: 6897507854

Marlucia de Oliveira Fortini                                  RA: 6661432989

Rosenildo Aparecido Roidrigues Correa               RA: 6258205929.

Sebastião Araujo de Moraes Junior                       RA: 6821452895

Sandra Regina Clemente Dolce                              RA: 6238201965

PRIMEIRA ETAPA DA ATPS

PACIENTE PRÉ-DIABÉTICO

KEDER DE SOUZA MELO

CAMPINAS-SP

2015

RESENHA PACIENTE PRÉ- DIABETICO

Duzentos milhões de pessoas no mundo são acometidas pelo Diabetes, este numero tem perspectiva de aumento para mais de trezentos milhões nos próximos vinte anos. O Diabetes é uma disfunção do sistema endócrino, que impede a produção de insulina da maior glândula do corpo humano, o pâncreas. A insulina é um hormônio que torna a célula permeável, fazendo com que a glicose, substancia que produz energia para nossas células, penetre no meio intracelular e mantenha a funcionalidade do organismo.

Apesar dos estudos e dos avanços tecnológicos, investimentos de bilhões de recursos financeiros em pesquisas e meios para controlar esta doença, não se tem evitado que ela avance, principalmente em países onde a alimentação é precária e naqueles que o estilo de vida alimentar e desregrado e o sedentarismo faz parte da vida cotidiana da população.

O diabetes é a principal causa de cegueira, doenças sistêmicas e amputação de membros inferiores, Infecções ou problemas na circulação. Calcula-se que metade dos pacientes com mais de 60 anos apresente o chamado “pré-diabético”. 
Alterações essas que podem causar neuropatia; úlceras; infecções; isquemia ou trombose. Elas iniciam em geral quando as taxas de glicemia ficam alteradas por muito tempo, se não tratado, o pé diabético pode levar a amputação do membro.

Dados do Ministério da saúde revelam que, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado: são 55 mil amputações anuais.

Pessoas com pé diabético têm sintomas como: formigamentos e perda da sensibilidade local, ocorrendo traumas imperceptíveis, lesionando o local, fortes dores e queimação nas pernas e pés além de agulhadas e fraqueza, podendo haver uma piora a noite, ao se deitar.

Os pacientes notam muitas vezes quando já esta em um estágio avançado, com feridas ou infecções, tornando mais difícil o tratamento, devido à ausência de circulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com