TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIABETES: Complicações Oftalmológicas

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.970 Palavras (16 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

LETÍCIA DE JESUS C51115-3 - NUTRIÇÃO

THAMIRES M. V. M. ZONARO C541HA-3 - NUTRIÇÃO

ANDRÉ SANTOS C481AD-4 - NUTRIÇÃO

PEDRO HENRIQUE ALMEIDA C4423B-0 - NUTRIÇÃO

CRISTINA DE MORAIS C47481-9 - ENFERMAGEM

LUCAS BIASIO C6123A-5 - ENFERMAGEM

ANANDA POLONI ZANZON C6109H-3 - ENFERMAGEM

JULIANE IASNOCK S. DE ANDRADE C68916-S - ENFERMAGEM



DIABETES:

Complicações Oftalmológicas

JUNDIAÍ

2015

LETÍCIA DE JESUS C51115-3 - NUTRIÇÃO

THAMIRES M. V. M. ZONARO C541HA-3 - NUTRIÇÃO

ANDRÉ SANTOS C481AD-4 - NUTRIÇÃO

PEDRO HENRIQUE ALMEIDA C4423B-0 - NUTRIÇÃO

CRISTINA DE MORAIS C47481-9 - ENFERMAGEM

LUCAS BIASIO C6123A-5 - ENFERMAGEM

ANANDA POLONI ZANZON C6109H-3 - ENFERMAGEM

JULIANE IASNOCK S. DE ANDRADE C68916-S - ENFERMAGEM

DIABETES:

Complicações Oftalmológicas

Trabalho da disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas  (APS) no curso de enfermagem e nutrição apresentado à Universidade Paulista- UNIP.                                                                                                                                  

Orientadora: Prof.ª Patrícia Salles

JUNDIAÍ

 2015

“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.” (Arthur Schopenhauer)

RESUMO

         A diabetes vem crescendo cada vez mais entre as pessoas e em todas as idades, e entre tantos motivos que podem causá-la destacam-se os maus hábitos alimentares e o sedentarismo. Podemos observar grande parcela da população acima do peso, as quais possuem grande chance de portarem essa patologia. A doença restringe de seus portadores alguns hábitos e alimentos, portanto é necessário um acompanhamento com profissionais qualificados para atender a todas as necessidades. Não se trata de uma simples doença, os casos mais graves sofrem complicações, como é o caso das oftalmológicas, onde o paciente pode desenvolver a Retinopatia Diabética, podendo perder a visão.

Palavras-chave: Diabetes. Hábitos Alimentares. Retinopatia

ABSTRACT

Diabetes is growing increasingly between people and at all ages, and among many reasons that can cause it stand out poor eating habits and a sedentary lifestyle. We can see large portion of the population overweight, which have great chance from carrying this pathology. The disease restricts their patients some habits and food, so follow up with qualified professionals to meet need every need. This is not a simple disease, severe cases suffer complications, such as the eye, which the patient can develop diabetic retinopathy, can lose vision.

Key-words: Diabetes. Eating Habits. Retinopathy

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1        18

Figura 2        18

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

2.1.        Geral        

2.2.        Especifico        

3.        METODOLOGIA        

    3.1.   Método...........................................................................................................15

    3.1.   Material..........................................................................................................15

4.        COMPLICAÇÕES OFTALMOLÓGICAS        

5.    RENOPATIA DIABÉTICA....................................................................................16

6.        APÊNDICE        

7.        REFERÊNCIAS        

        


  1. INTRODUÇÃO

Diabetes é uma doença metabólica causada por um aumento anormal de açúcar no sangue. Isso ocorre pela falta do hormônio insulina no organismo. A Insulina é a responsável por fazer a glicose (principal fonte de energia do organismo) entrar nas células. Se a insulina falta ou não consegue agir, há aumento de glicose no sangue¹ e a doença está associada a uma série de insuficiência em vários órgãos, inclusive no coração, cérebro, rins e olhos.

É de conhecimento geral que a doença está cada vez mais comum em todas as faixas etárias, atualmente, estima-se que existem em todo o mundo cerca de 150 milhões de pessoas portadoras de diabetes e esse número poderá duplicar até o ano de 2025². A doença cresce no vácuo da desinformação, e da falta de tratamento, e hoje é uma das doenças crônicas que mais mata no mundo, isso deve-se principalmente ao estilo de vida das pessoas, que hoje em dia não tem tido tempo para os cuidados básicos com a saúde e uma alimentação adequada, o que tem resultado em uma população obesa e sedentária.

O diagnóstico dessa doença é fácil e rápido, se faz através de exame de sangue, podendo ser realizado em jejum ou em alguns casos com um exame chamado curva glicêmica. Após o diagnostico é iniciado o tratamento.

Existem muitas variações da doença, com causas e gravidade bem diferentes, que são:

         Tipo 1: Acontece quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune. O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. Nesse cenário, o corpo acaba atacando as células que produzem insulina por não reconhecerem mais elas como sendo da pessoa. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais e há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum ser diagnosticado em crianças, adolescentes ou adultos jovens³.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (799.1 Kb)   docx (491.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com