TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIABETES MELLITUS

Por:   •  19/4/2018  •  Resenha  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE IRECÊ

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

JEMIMA SILVA

MANUELA PROFETA

DIABETES MELLITUS

Irecê

2018

JEMIMA SILVA

MANUELA PROFETA

DIABETES MELLITUS

Trabalho apresentado à disciplina de Enfermagem da Saúde Coletiva, do curso de Enfermagem da Faculdade de Irecê (FAI), como requisito avaliativo parcial da I Unidade.

Mediador: Cleuton Machado

Irecê

2018

INTRODUÇÃO

O termo diabetes mellitus (DM) compreende um grupo de doenças metabólicas de várias etiologias, caracterizado por hiperglicemia crônica, com distúrbios no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, resultando em defeitos na secreção e/ou ação da insulina. O Diabetes Mellitus configura-se hoje como uma epidemia mundial gerando um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. A urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes.

A ausência de tratamento medicamentoso, a falta de educação alimentar e prática de exercícios físicos agravam o quadro da doença e favorecem o surgimento de complicações. As complicações agudas e crônicas do diabetes causam alta morbimortalidade, acarretando altos custos para os sistemas de saúde, com perda importante na qualidade de vida. A diabetes é uma das principais causas da insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doença cardiovascular.

No Brasil, o diabetes junto com a hipertensão arterial, é responsável pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renais crônicos submetidos à diálise. É importante ressaltar que a diabetes e suas complicações podem ser reduzidas tendo acesso a serviços de qualidade por meio do cuidado integral ao paciente.

As doenças crônicas como o diabetes mellitus trazem algumas limitações para as atividades comuns do dia a dia. Dessa forma, o cuidado integral à pessoa com diabetes deve compreender os aspectos psicossocial tendo um atendimento multidisciplinar, fortalecendo a pessoa e família, para conviver com a condição crônica, na qual, a cada atendimento deve ser reforçada a percepção de risco à saúde, promovendo processo de habilidades e a motivação para o indivíduo superar esse risco.

Esse trabalho visa mostrar a importância dos profissionais diante de uma doença que é considerada problema de saúde pública, mostrando suas complicações e definições como pode reverter, e que medidas e cuidados devem ser realizados para um bom prognostico e prevenção dessa doença e suas complicações.

DIABETES MELLITUS

Fisiopatologia

Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica caracterizada por um distúrbio metabólico decorrida por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou resistência da mesma, onde haja um déficit de algum mecanismo, ocasionando complicações a saúde humana a longo prazo.

O diabetes é subdividido em:

DM tipo 1, que é aquele denominado uma doença autoimune, decorrente de destruição das células β pancreáticas, causando deficiência na produção de insulina para o organismo. A DM tipo 2 que é complexa e multifatorial, envolvendo componentes genético e ambiental, e está ligada a um déficit do metabolismo gerando por algum motivo a resistência à insulina. E a DM gestacional consiste em uma condição diabetogênica, fazendo a placenta produzir hormônios hiperglicemiantes e enzimas placentárias que degradam a insulina, resultando como consequência a resistência à insulina.

Epidemiologia

O DM é um problema de saúde pública que ganha forças em todos os países do mundo, independentemente do seu grau de desenvolvimento. Em 2015, foi estimada de acordo a Federação Internacional de Diabetes que 8,8% de 95%: 7,2 a 11,4 (415 milhões de pessoas) da população mundial com 20 a 79 anos de idade vivia com diabetes.

No decorrer dos anos, com o aumento da tecnologia, rápida urbanização, maior frequência de estilo de vida sedentário, maior frequência de excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional e o aumento da sobrevida dos indivíduos com diabetes, mostraram que o número de pessoas com diabetes projetado para o ano de 2040 pode chegar a ser superior a 642 milhões em 2040.

Entre os países com maior prevalência para diabetes, está a China em primeiro, seguida pela índia, Estados Unidos e Brasil que ocupa a 4º posição, sendo que, o aumento da diabetes em países desenvolvidos está diretamente direcionado as faixas etárias mais elevadas, porém a mesma atinge todas as faixas etárias em países em desenvolvimento.

A cidade de Irecê-Ba apesar de não ter apresentado dados atualizados sobre a doença, foi relatado prevalência e crescente da mesma nos bairros do município, que segue abaixo:

UBSF

Diabéticos

Pé diabético

fundação bRADESCO

64

01

bOA vISTA

144

03

iTAPICURU

67

03

pARAÍSO

42

02

Novo Horizonte

122

02

vila nobelino

43

0

São Francisco

56

0

Baixão do Sinezia

69

01

vivendas i

120

--

vivendas ii

96

03

lagoa do tió

74

01

São jose

100

--

ANGICAL

41

0

CENTRO I

--

--

CENTRO II

--

02

gINÁSIO

90

04

ALTO DO MOURA

--

--

VILA ESPERANÇA

--

--

ARNOBIO BATISTA

--

--

PAULO FREIRE

58

0

MEIA HORA

06

0

LAGOA NOVA

29

0

Dentre todos as UBSF, foram notificados 1.221 casos de diabéticos neste município, sendo que destes, 22 pessoas já evoluíram para o processo de pé diabético, que geralmente ocorre em uma fase descompensada e tardia da doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com