TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA CLÍNICA CIRÚRGICA DO HOSPITAL DE CÂNCER

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  1.723 Visualizações

Página 1 de 6

UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

FACULDADE DE ENFERMAGEM

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA CLÍNICA CIRÚRGICA DO HOSPITAL DE CÂNCER DE CUIABÁ-MT

INGRID FERNANDA DE ALMEIDA ARAÚJO

CUIABÁ

2012/1

INGRID FERNANDA DE ALMEIDA ARAÚJO

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA CLÍNICA CIRÚRGICA DO HOSPITAL DE CÂNCER DE CUIABÁ-MT

Trabalho apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado I, sendo o 8º semestre de Enfermagem – Matutino, da UNIC - Universidade de Cuiabá. Sob orientação da Profª: Ana Paula.

CUIABÁ

2012/1

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

1.1 OBJETIVO 4

1.2 JUSTIFICATIVA 4

2. DESCRIÇÃO DA UNIDADE HOSPITALAR 5

LOCALIZAÇÃO 5

ESPECIALIDADES 5

QUANTIDADE DE LEITOS 5

MISSÃO DO H.CÂNCER 6

VISÃO DO H.CÂNCER 6

2.1 ESTRUTURA FÍSICA DA UNIDADE 6

2.1.1 LOCALIZAÇÃO 6

2.1.2 TETO 6

2.1.3 PAREDES 6

2.1.4 PISO 6

2.1.5 VENTILAÇÃO 6

2.1.6 ILUMINAÇÃO 6

3. RECURSOS MATERIAIS 7

4. RECURSOS HUMANOS 7

5. RECURSOS ORGANIZACIONAIS 7

6. LEVANTAMENTO DE PROBLEMAS 7

7. PLANEJAMENTO 8

8. CONCLUSÃO 10

9. BIBLIOGRAFIA 10

1. INTRODUÇÃO

A Central de Material Esterilizado - CME é  o conjunto de áreas destinadas à recepção, limpeza, preparo, esterilização, guarda e distribuição do material a todos  os departamentos de um hospital. As diferentes áreas do CME devem ser distribuídas de forma a permitir um fluxo de trabalho progressivo, em linha reta e seqüencial, do expurgo até a área de distribuição, com o objetivo de reduzir as possibilidades de contaminação.   Compreende o serviço dentro do hospital que prepara, controla prover e distribui os materiais esterilizados, requeridos por todas unidades e setores que prestam assistência ao paciente. 

A CME contribui em grande parte para o controle da Infecção hospitalar, portanto o trabalho realizado deve ser seguro, a equipe deve ser composta por profissionais capacitados por treinamento e supervisão constantes de enfermeiros, e que os princípios de técnicas assépticas devem ser rigorosamente seguidas.  

1.1 OBJETIVO

Identificar as situações-problemas vivenciadas no campo de estágio durante o período de observação.

1.2 JUSTIFICATIVA

O presente diagnóstico visa expor as deficiências nas condições de trabalho a que se submetem os funcionários da Clínica Cirúrgica, no que se refere à localização do espaço físico, segurança, material e equipamentos.

De acordo com os resultados do diagnóstico situacional, sugerir melhorias visando resgatar os serviços de qualidade conforme a Resolução – RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

2. DESCRIÇÃO DA UNIDADE HOSPITALAR

O Hospital Geral Universitário- HGU, foi fundado em 23 de outubro de 1942, onde passou a ser administrado pelo Grupo UNIC a partir de 2000. Ao longo desses anos vem sofrendo várias reformas construções e reestruturação do corpo clínico e administrativo tornando-o uma instituição eficiente, respeitada e considerada referência no tratamento ambulatorial e hospitalar na capital e no Estado de Mato Grosso. Hoje ocupa uma área de 18.150m², sendo 10.232,85m² de área construída.

LOCALIZAÇÃO

O Hospital do câncer localiza-se na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, Cuiabá-MT.

Já a Clínica Cirúrgica localizada no 1º andar, onde temos também outros setores como a Clínica Médica.

.

ESPECIALIDADES

É referência em diversas especialidades e serviços médicos, é um dos poucos bancos de leite humano do Estado de Mato Grosso e também uma das poucas instituições de saúde credenciadas para realização de transplantes renais, e o único no tratamento das leucemias do adulto, é centro de referência em cirurgia bariátrica, referência hospitalar em atendimento secundário à gestante de alto risco, centro de alta complexidade em oncologia –CACON I – (Único CACON referência em câncer hematológico do adulto no Estado de Mato Grosso; referência no tratamento de fissurados lábios-palatais e de pacientes especiais, Imunoterapia, Genética Médica, busca ativa de órgãos, possui UTI adulto e neonatal.

QUANTIDADE DE LEITOS

Hoje com 50 consultórios, 07 salas de cirurgia geral, 02 salas de parto normal, 09 leitos de recuperação, possui 147 leitos destinados aos pacientes do SUS(Sistema Único de Saúde), conta com 444 funcionários na Área de Assistência a Saúde e Assistência Acadêmica e 286 funcionários na Área Administrativa.

MISSÃO DO HOSPITAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com