TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISICPLINA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE EXERCÍCIO DE REVISÃO

Por:   •  7/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDADE FORTALEZA - CURSO DE ENFERMAGEM[pic 1]

DISICPLINA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE

EXERCÍCIO DE REVISÃO FINAL - PERÍODO LETIVO 2017.1

  1. As organizações de saúde têm uma grande preocupação com a qualidade de seus serviços, e para isso é necessária a padronização e a formalização de seus processos. Em uma organização hospitalar é importante que exista um Manual de Instrução de Trabalho. Esse manual é um documento que contém os detalhes para o cumprimento de um determinado procedimento, ou seja, é constituído de várias rotinas de trabalho, cuja construção é auxiliada pelo Serviço de Educação Continuada. Com relação a esse manual, afirma-se:
  1. O objetivo é descrever as atividades desenvolvidas.
  2. A elaboração desse manual deverá ser feita somente por gerentes das instituições, respeitando, assim, a hierarquia da organização.
  3. A linguagem desse manual deve ser a mais objetiva, clara e simples possível.
  4. Esses manuais não possuem um modelo padrão, podem variar de organização para organização, entretanto algumas informações básicas devem estar presentes, tais como: nome da instrução/rotina de trabalho, data de emissão, número de revisão, nome e visto do colaborador.

Assinale o item que corresponde a alternativa correta.

  1. Todas as afirmativas.
  2. Somente as afirmativas I, II e III. 
  3. Somente as afirmativas III e IV. 
  4. Somente as afirmativas I, III e IV. 
  5. Somente as afirmativas I, II e IV. 

  1. É preciso que o enfermeiro busque outras formas de desenvolver potencialidades e adquirir as habilidades de facilitadores do processo de aprendizagem. Diante desta afirmativa, assinale a alternativa CORRETA que define aprendizagem:
  1. Abordagem educativa de transferir conhecimento, professor/aluno.
  2. Habilidades adquiridas através de sequência de aulas.
  3. É um processo em que o aprendizado ocorre não apenas pelas explicações teóricas, mas também pelas experiências vivenciadas pelo aprendiz.
  4. Processo de troca de informações dentro de um ambiente adequado, onde no final prevalece a razão do facilitador.
  5. Ato real de ensinar, onde o único conhecimento é advindo do facilitador.

  1. Pensando no Processo de Trabalho em Saúde, analise os excertos a seguir, colocando “V” para verdadeiro e “F” para falso e em seguida assinale o item correto.

(   ) É um processo de trabalho em geral , portanto, compartilha características comuns com outros processos de trabalho, como os da indústria ou de outros setores da economia.

(    ) O mercado de trabalho brasileiro vem se caracterizando pela coexistência de um imenso mercado formal, com solidez de vínculos empregatícios, altos salários e força de trabalho altamente qualificada.

(     ) É um serviço, na medida em que toda assistência à saúde é um serviço.

(   ) É um serviço que se funda numa inter-relação pessoal muito intensa e, particularmente decisiva, para a própria eficácia dos atos.

  1. V, F, V, V.
  2. V, V, F, F
  3. V, V, V, V.
  4. F, F, V, F.
  5. F, F, F, F.

  1.  O treinamento é considerado uma ferramenta para que o funcionário possa desenvolver-se e tenha um melhor resultado. Nas organizações hospitalares, o enfermeiro é responsável por manter a qualidade do cuidado e definir a necessidade de treinamento de sua equipe. Para que ocorra o treinamento, este deve ser embasado a partir de que situação?
  1. Coleta de informações sobre processos. 
  2. Observação direta.
  3. Absenteísmo elevado. 
  4. Estabelecimento de competências.
  5. Suprimento de falhas nas rotinas.
  1. Em “relação ao conteúdo que aborda os Processos Históricos da Educação em Saúde, analise os itens a seguir e assinale ‘V” para verdadeiro e “F” para falso.

(  ) A mudança de nomenclatura de educação sanitária para educação em saúde diz respeito a mudanças nos paradigmas vigentes na prática educativa de cada época.

(  ) A Educação popular em saúde valoriza os saberes, o conhecimento prévio da população e não somente o conhecimento científico.

(  ) O desafio da educação permanente é estimular o desenvolvimento da consciência nos profissionais sobre o seu contexto, pela sua responsabilidade em seu processo permanente de capacitação.

(  ) A educação em saúde trabalha numa perspectiva de que a transmissão do conhecimento técnico-científico não pode ser ato de favor dos detentores do poder e do conhecimento.

(  ) Na educação em saúde deve ser enfatizada a educação popular em saúde, que valoriza os saberes, o conhecimento prévio da população e não somente o conhecimento científico.

A sequência correta é:

  1. V, V, V, V, V.
  2. F, F, V, V, F.
  3. V, V, F, F, F.
  4. V, F, V, F, V.
  5. F, F, F, F, F.

  1. Sobre as novas tecnologias de informação e comunicação em saúde podemos dizer:

  1. A tecnologia de informação e comunicação representa um instrumento poderoso de acesso dos cidadãos à informação e às novas formas de aprendizagem;
  2. O aceso desigual às novas tecnologias de informação e comunicação pode representar um reforço às desigualdades sociais e à exclusão;
  3. Embora importante, o uso não controlado das novas tecnologias de informação e comunicação pode levar ao enfraquecimento de especificidades culturais locais, impondo padrões únicos.

Assinale a alternativa correta:

  1. Apenas a afirmativa I está correta.
  2. Todas as afirmativas estão corretas.
  3. Apenas a afirmativa III está correta.
  4. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  5. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  1. A preocupação com a busca pela excelência visando a resultados positivos na assistência a saúde, gerou um movimento das instituições de saúde para a qualificação dos recursos humanos. Coube, então, a implantação de serviços de educação continuada, os quais possuem um papel de destaque nessas instituições. É (são) finalidade(s) da educação continuada:
  1. Selecionar, capacitar e desenvolver talentos.
  2. Mudança de atitude dos profissionais por meio de treinamentos.
  3. Definir indicadores assistenciais para as unidades.

      IV.  Subsidiar meios para alcance de metas.

  1. Desenvolver aprimoramento da educação continuada.

Estão corretas:

  1. Somente as afirmativas I, II e V.
  2. Somente as afirmativas I, III e IV.
  3. Somente as afirmativas I, II e III.
  4. Somente as afirmativas I, II, III e IV.
  5. Somente as afirmativas I, III e V.

  1. O Sistema Único de Saúde – SUS foi criado, conforme indicado no artigo 198 da Constituição Federal e na Lei nº 8.080/1990. O referido sistema é organizado de acordo com princípios e diretrizes. No que se refere a esses princípios e diretrizes analise as colocações a seguir e assinale o item correto.

I.  A universalidade é principio fundamental das mudanças previstas pelos SUS, pois, garante a todos os brasileiros o   direito à saúde.

II. Pelo princípio da integralidade, o SUS deve se organizar de forma que garanta a oferta necessária aos indivíduos e à coletividade, independentemente das condições econômicas, da idade, do local de moradia e outros, com ações e serviços de promoção à saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (204.3 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com