TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS TRIADAS NO NO TESTE DO PEZINHO

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

Doenças triadas no programa IPED-APAE e teste do pezinho

Teste do pezinho

PKU - Fenilcetonúria: é uma doença hereditária, que causa alteração no sistema nervoso central levando a criança a apresentar sinais que incluem a deficiência mental.

TSH e T4 - Hipotireoidismo congênito: é uma doença causada pela deficiência parcial ou total na produção da tiroxina (T4), um hormônio da tireóide imprescindível para o desenvolvimento normal de todo organismo, inclusive do cérebro. Quando não tratada, a doença se desenvolve causando o comprometimento do desenvolvimento físico da criança e deficiência mental.

HPLC (variantes de hemoglobina) - Anemia falciforme: é uma anemia em que os glóbulos vermelhos alteram sua forma, tornando-se parecidos com uma foice (daí o nome falciforme). Estes glóbulos alterados aderem nos vasos sanguíneos, causando inflamação local e dificultando a passagem do sangue nos pequenos vasos do corpo, causando dor e inchaço nas juntas, anemia, infecções.

Deficiência de biotinidase: é uma doença metabólica hereditária na qual há um defeito no metabolismo da biotina. Ela apresenta partir da sétima semana de vida com distúrbios neurológicos e cutâneos sendo crises epiléticas, hipotonia, microcefalia, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, alopecia e dermatite eczematoide.

IRT – Fibrose Cística: uma doença genética e hereditária suas características são o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo.

Hiperplasia adrenal congênita: causa uma deficiência na produção de hormônios pelas glândulas supra-renais ou adrenais que passam a produzir em excesso hormônios da criança e também pode ocorrer a desidratação, perda de sal no organismo e vômitos.

Toxoplasmose Gondii (Igm) - Toxoplasmose Congênita: é transmitida através das fezes de humanos e a outros animais contaminadas, quando a gestante tem ou teve a doença, podendo transmiti-la ao bebê que pode apresentar complicações, como: hidrocefalia, convulsões, atrofia cerebral, anemia, problemas no fígado e alterações oculares.Quando a gestante é detectada com toxoplasmose é tratada imediatamente pelo SUS.

Triagem Pré-Natal

A triagem pré - natal é diferente do teste do pezinho pois são divididas em duas fazes sendo a primeira e a segunda faze, sendo elas:

Primeira Fase: 8ª semana Toxoplasmose, Rubéola, Doenças da Inclusão Citomegálica, Sífilis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), Doença de Chagas, Hepatite B e C, Fenilcetonúria Materna, HTLV, Hipotireoidismo e Clamídia.

Segunda Fase: realizada na 28ª a 30ª semana de gestação, para detectar a Toxoplasmose, sífilis e Anti-HIV 1 e 2.

Referencias

http://www.saude.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=104262 - acessado dia 06 de Abril de 2015

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt2829_14_12_2012.html - acessado dia 08 de Abril de 2015

http://www.ipedapae.org.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com