TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definicao de saude

Por:   •  19/8/2015  •  Ensaio  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Definição de saúde sob outros olhos

        A Organização Mundial da Saúde (OMS) define “Saúde” como o completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência da enfermidade. Essa definição para algumas pessoas pode ser muito vaga, irreal ou ultrapassada.

        Segundo algumas pessoas entrevistadas “saúde” é:

“...cuidar da alimentação, fazer exercício físico para melhorar a qualidade de vida, dormir na hora certa, ter momentos de lazer pois ajuda a prevenir o stress, fazer exames para saber como está a saúde...” Jussara, 35 anos, Agente Comunitária de saúde (ACS).

“...sinônimo de cuidar, zelar, se preocupar. É acompanhar o bem estar do seu dia a dia...” Jussara, 53 anos, Auxiliar Administrativo

“...saúde é fazer atividade, ter uma boa alimentação, ingerir bastante líquido, passear e dançar...” Tereza, 54 anos, dona de casa

“...o completo bem estar físico, psico e social. Ter acesso a saúde, lazer, educação, condições de higiene, trabalho, saneamento básico...” Ane Joice, 27 anos, Enfermeira

        Sabemos que um organismo é constituído por um corpo, mente e espirito. Essas três partes têm necessidades próprias, que precisam ser atendidas para que tenhamos uma boa qualidade de vida. O desequilíbrio de uma ou mais partes pode gerar o mal funcionamento do organismo, provocando prejuízos, ocasionando doenças que podem ser mantidas pelos maus hábitos de vida do indivíduo.

        As necessidades mais importantes do corpo para que tenham um bom funcionamento são:  sol, água, alimento, exercício físico, descanso e higiene. Basta uma dessas necessidades não serem atendidas para que o corpo entre em descompasso e adoeça.

        A mente é a parte responsável pelo sentimento (emoção), pensamentos e comportamento (conduta). Da mesma forma que o corpo a mente tem necessidades a serem atendidas como:  o amor, a paz, a necessidade de se sentir útil. Cada uma dessas partes que não forem satisfeitas, ocasionam o desequilíbrio dessa mente facilitando o adoecimento.

        Assim como o corpo e a mente o espirito também necessita de algo, que deve ser atendido. Essa necessidade é uma conexão entre você e um Deus, que pode ser suprida através das várias religiões o qual o indivíduo escolherá conforme sua preferência.

        Em função das coisas que vivemos e enfrentamos, o nosso bem estar e consequentemente a nossa saúde as vezes são afetados. Podemos ir em questão de minutos de um ponto bom, onde tudo está em perfeita ordem para uma situação onde tudo parece estar errado e assim aumentar o nosso nível de stress o que nos leva a enfrentar o cansaço, a fadiga, a baixa imunidade e uma possível enfermidade.

Se uma boa alimentação é também sinônimo de saúde, o erro não está em dizer se tem acesso ou não a ela, e sim na falta de tempo necessário para realizá-las, assim ocorre também com o lazer, descanso e atividades físicas, ocasionando doenças do corpo e mente.

Por fim, não podemos dizer que a saúde é um estado de possível harmonia entre o sujeito e a sua própria realidade?

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com